A rainha das romarias está aí

Author picture

Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias. Foram dois anos de saudade, de muita saudade, e sentimos que nos faltava uma parte de nós. Por isso mesmo, as expetativas são mais do que elevadas para a edição de 2022. Ao longo de cinco dias, de 17 a 21 de agosto, a Romaria regressa à grandiosidade habitual e promete voltar a trazer um mar de gente à cidade.

Sabemos que a pandemia ainda não terminou e que continuamos a ter de nos proteger, mas acreditamos que voltaremos a mostrar todos os motivos pelos quais esta é considerada a maior romaria de Portugal. O facto de, este ano, termos, um dia extra de romaria permite-nos não só desfrutar da festa durante mais tempo, mas também organizar um programa que consiga ser acompanhado com mais calma e cuidado.

Como todos os vianenses sabem, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia são o expoente máximo das nossas tradições e dos usos e costumes. Entrar na Romaria é sentir a genuinidade dos que trabalham em total dedicação nos vários quadros. As procissões, os desfiles, os festivais que compõem a festa, todos os anos, tornando-a verdadeiramente única.

A nossa Romaria são as pessoas, as memórias, a tradição, a fé e a alegria. A festa vianense não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração.

Enquanto vianense e enquanto autarca, é uma enorme alegria ver as nossas ruas cheias de visitantes e turistas. Todos vivemos dois anos muito limitados pela situação pandémica, pelo que podermos retomar as nossas atividades culturais, desportivas e de lazer, bem como voltar a assinalar as nossas festas e romarias, é uma enorme satisfação. Viana do Castelo é um encanto e queremos que todas as pessoas possam desfrutar da nossa cidade e do nosso concelho. Estamos certos que, como diz o nosso slogan, Viana Fica no Coração.

A Romaria d’Agonia é o orgulho das gentes da terra e de todos os que se apaixonaram pelas tradições mais genuínas e populares: pelo traje à vianesa, pelas mordomas carregadas de ouro, pelo arraial espontâneo, pelo folclore, pelos cabeçudos e gigantones ao som dos Zés p’reiras, pelo cortejo, pelas procissões, pelos desfiles, e, acima de tudo, pela nossa Ribeira e pelo nosso mar. Por isso mesmo, os vianenses e visitantes podem esperar uma Romaria d’Agonia igual ao que sempre foi, a homenagear e a respeitar as nossas tradições, a valorizar o nosso trajar, a demonstrar a fé do nosso povo. 

Estas são festas preparadas pelos vianenses, a pensar nos vianenses e queremos que se mantenham sempre assim: simples, tradicionais, respeitosas e inigualáveis. 

 

Luís Nobre

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.