A Sagração da Agonia

Picture of Ricardo Simões
Ricardo Simões

Só quem já participou nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, novel Romaria da Agonia, proto Rainha das Romarias de Portugal, compreende verdadeiramente o impacto simbólico que a sua não realização tem para as pessoas da cidade e freguesias de Viana do Castelo.

Por participar, entenda-se, ir mesmo ou ajudar nalgum dos atos mais emblemáticos do seu programa: Revista de Gigantones e Cabeçudos; Procissão Solene; Desfile da Mordomia; Procissão ao Mar; Cortejo Etnográfico; Festa do Traje; Serenata…

É que um assunto é assistir ou ir ver a Festa: os fogos, as procissões, os desfiles, as diversões, as feiras, vendas, tendas, enfim, tudo quanto se queira, do tanto que acontece  em Viana nos sóis e luas que gravitam em torno do dia 20 de agosto, e que é coisa para emocionar qualquer pessoa.

Mas matéria de outra talha é ter esses dias por compromisso, ofício e devoção. É madrugar, preparar, trajar, estacionar, palmilhar, correr, estar, acenar, sofrer, comover, sagrar. Dar o corpo à Festa, para dar corpo à Festa. Uma dádiva nunca ilesa, como postulava a mítica coreógrafa Pina Bausch, de cuja seminal coreografia de A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, extrapolamos para a Festa.

São esses milhares de pessoas que se empenham para a realização da magna celebração popular vianense, quem mais intimamente dará por falta da saída à rua das festas da agonia que, holísticas e transbordantes, irradiam catarse e marcam o calendário de um milhão de pessoas, ano após ano.

E são todos eles e elas, que se doam à Festa de coração desinteressado, a quem se dedica especialmente este Sentir:

 

Volta  Romaria

 

Quando a tempestade desafia

E o medo ameaça

Quando a dúvida grita

Uma nova desgraça

Existe

No nosso peito

Um Sentir

Volta Romaria

Subsiste

Na nossa alma

Uma devoção

Volta Romaria

Persiste

No nosso olhar

Uma esperança

Uma força

Uma fé

Volta Romaria

Um Sentir

Sentir

Sentir

Sentir

Que nos faz acreditar

No amor de cada dia

Que voltaremos a abraçar

Na Senhora d’ Agonia

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.