O abandono dos animais tem vindo a alastrar-se em Portugal e é, sem dúvida, um assunto que deve preocupar as entidades competentes e a sociedade em geral.
Antes de adotarmos um animal, devemos estar conscientes das condições necessárias que devemos ter para o adotar, como ter condições financeiras e uma vida estável. Adotar um animal de estimação não deve ser um ato irrefletido, por capricho ou moda. Quando adotamos um animal, devemos estar conscientes de que este necessita de cuidados e que é necessário tudo fazer para que se sinta bem, aceitá-lo como mais um membro da família e não dar-lhe maus tratos. Os animais precisam de atenção e de carinho para serem felizes.
Um dos motivos do abandono dos animais são, sem dúvida, as férias dos donos, mas que poderia ser facilmente evitado, uma vez que existem espaços próprios para ali os deixarem. Outro dos grandes motivos do abandono dos animais (mais concretamente dos cães) são os caçadores que os utilizam na época da caça e depois os abandonam para não terem de os levar para as casas onde vivem e alimentá-los.
Enfim, poderia enumerar aqui uma série de motivos que levam as pessoas a abandonarem os seus animais de estimação, mas mais importante é lembrar que os animais também sofrem e, por isso, temos o dever de denunciar os maus tratos e evitar o seu abandono.
Os animais precisam de ser bem tratados e serem felizes.
Adriana Silva