Não exageraremos se dissermos que Albino Amorim é um dos melhores colecionadores do país de motas e bicicletas antigas, porque reúne todas as condições para tal e porque, de facto, dispõe de uma coleção admirável. Sem receios de errar, podemos dizer que o Albino é possuidor todos os grandes atributos próprios de um colecionador para esta temática que abraçou: tem mãos de artificie, muito raras (próprias de quem trabalhou nos ENVC), tem sensibilidade, tem a cultura do colecionismo e é persistente, sendo capaz de ir o mais longe possível com o objetivo de adquirir alguma peça que lhe falte. Não admira que, tendo um tempo tão longo desta atividade, sinta uma enorme paixão pela coleção que soube construir.
Mas ele quer mostrá-la a todos, porque sabe que o colecionador, se trabalha uma vida inteira para conseguir um acervo culturalmente rico, não é para ficar com este escondido em espaço privado. Daí que ande a negociar há anos a constituição de um museu digno do espólio de que dispõe. Tem tido muitas propostas de vários concelhos, mas ele é um vianense e entende que é na sua terra do coração que o museu deve ficar. Por isso não desiste das negociações que leva a cabo com o Município para que tal aconteça. Oxalá que ele tenha paciência para não permitir que alguém se antecipe.
Mas nesta nota temos é que falar da exposição que ele tem no Viana Shopping, na praça do 1º piso, de uma componente da sua coleção, que são as bicicletas. O museu será de certeza, uma realidade. Quando tal acontecer, aí, ele vai contar todas as estórias de uma vida, quase inteira, que esta ocupação especial lhe proporcionou. As bicicletas que tem nesta mostra são a porta aberta para outras viagens que todo o acervo de que é possuidor proporcionará. Vê-las com atenção, ler os documentos que fazem a história dos velocípedes na primeira metade do século XX, apreciar pormenores explicativos dos passos que foram dados para construir em evolução este transporte que tão importante foi no seu tempo, é uma experiência apaixonante.
Estão de parabéns este Senhor Colecionador e o Viana Shopping pela oportunidade que nos proporcionaram para nos enriquecermos culturalmente e conhecermos algo mais sobre a importância do colecionismo nas sociedades.
PJ