Argaçosa — Caravanismo e Praia

Bernardo Barbosa
Bernardo Barbosa

A zona da Argaçosa, também reconhecida por “Praça de Touros”, engloba ainda a praia fluvial e os terrenos expropriados pela VianaPolis, onde situamos os do Parque da Cidade, incluindo o da “caldeira” ou lagoa, aquém da rotunda da Papanata — considerados em leito de/ou cheia do Lima (*)

 

O caravanismo

Trata-se de áreas de fraca drenagem, cujo eventual escoamento de efluentes domésticos em águas semi-paradas (da lagoa de marés), são geradoras de lodos orgânicos e outras coisas mais, que não espantam a passarinhada, mas vão servindo de desculpa ao seu não livre usufruto pelos vianenses, desde que passaram à posse municipal. Serviriam potencialmente para parques de caravanismo se devidamente apetrechadas. Uma necessidade nos dias de hoje que a cidade não contempla e bem falta faz (pg. X).

 

A “praia” da Argaçosa, ainda que, eventualmente afectada por dificuldade da drenagem desta área não deve deixar de merecer todo o interesse para recreio e lazer. Trata-se de uma área do extremo nascente da Cidade ao abrigo da nortada e com águas mais temperadas que a das praias. Porém, desde que haja garantias de não estarem inquinadas por efluentes a montante.

 

A Praça de Touros, enquanto não utilizada para o fim em vista, deve, a exemplo de outras, vir a ser aproveitada para espectáculos desportivos ou outros, em geral. Dispor no vão das bancadas de estruturas balneares e outras, de apoio a campistas e caravanistas que bem delas possam usufruir.

 

* in Mapa de Riscos Geológicos de Viana do Castelo, IGM (2002)

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.