Auto de Floripes – um conto

Author picture

É por demais conhecido, já que é representado todos os anos, desde há décadas, nas Festas das Neves por habitantes das freguesias que compõem o lugar das Neves: Mujães, Barroselas e Vila de Punhe, no Vale do Neiva (Viana do Castelo).

O Auto relata as aventuras imaginárias de um exército de Carlos Magno em confronto com um suposto exército Turco da Hispânia, destacando um combate-debate-dança entre dois heróis: Oliveiros e Ferrabraz. A personagem Floripes, irmã de Ferrabrás, única presença feminina da peça, funciona como desbloqueador do enredo.

A origem assenta no romance de cavalaria, “História de Carlos Magno”, editado em francês no fim do séc. XV. O texto em que se baseia o auto foi traduzido e publicado em português (a partir da versão espanhola) no séc. XVIII. 

Este Auto tão gabado e mobilizador de gente vinda um pouco de toda a parte até ao lugar das Neves, por altura das suas festas, foi agora tratado em conto, para miúdos e graúdos, particularmente para aqueles que já muito ouviram falar do Auto de Floripes, mas nunca assistiram à sua representação. Fica então a proposta para que seja lido agora e visto por altura das festas. É seu autor Carlos Quintas Neves, licenciado em História, neto do bem conhecido Leandro Quintas Neves (1895-1972). As ilustrações, cheias de força, são do Cipriano Oquiniame e Gianpiero Rispoli, a revisão do texto da Isabel Campos e o design do Manuel Brásio.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.