Boa Romaria

Author picture

Tudo começou há 170 anos. Foi em junho de 1852 que um grupo de Comerciantes e Empreendedores criou a então Associação Comercial de Viana do Castelo. D.ª Maria II concedeu o Alvará Régio, validado em 07 de dezembro desse ano, onde se sancionavam os primeiros Estatutos da Associação “…destinada a indagar as necessidades do comércio e indústria da localidade e procurar todos os meios legais para satisfazê-las; estudar  e defender os interesses comuns dos Associados e promover o desenvolvimento de tudo quanto possa contribuir para a sua prosperidade”.

No início dos anos quarenta, o âmbito de atuação é alargado aos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença e Paredes de Coura. Hoje em dia, no conjunto do Alto Minho, estes cinco concelhos têm o maior nº. de residentes, de empresas, de pólos de ensino superior, o maior volume de emprego, de contributo para o produto nacional, de volume de exportações.

É neste território que atuamos. Procurando uma crescente intervenção em articulação não só com as empresas, mas também com as autarquias e instituições locais. Contribuindo para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente na maior proximidade de apoio, na transição digital e na capacitação de Empresários e Trabalhadores, promovendo e valorizando o território.

Estamos em tempo de verão, de férias, de breves regressos à terra, de satisfação pela celebração sem restrições da Romaria das romarias. Atente-se à sua importância como reforço da identidade dos vianenses, como celebração da liberdade de circulação, de reunião, da vivência comunitária ao ar livre, bem como da importância para a economia local, para o turismo e  comércio. Desejamos que a resiliência, capacidade de inovação e adaptação demonstrada pelos empresários perdure e a sua postura resulte necessariamente em empresas mais fortes e mais lucrativas, reforçando o aparelho empresarial, a economia regional e nacional.

Aproveitamos o “élan” para reforçar a necessidade do associativismo empresarial como fonte de informação, desenvolvimento do movimento empresarial e local de discussão e de interlocução junto da administração local e central.

Boas festas, bons negócios.

Manuel Cunha Júnior

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.