APELO LANCINANTE
Querem assassinar a nossa bela Araucácia. Li a notícia no jornal “A Aurora do Lima” e fiquei estarrecido. Quando preparada para tal, é considerada a mais alta árvore de Natal da Europa. Motivo de orgulho de Viana e de Portugal. A sua beleza causa admiração. Cresce simetricamente formando um lindo cone de verdura, que parece querer atingir o céu. É uma delícia para os olhos e êxtase para o espírito. Pelo sentimento é património nacional. Tem vida, mas não tem defesas. Está completamente à mercê de decisões arbitrárias de mentes materialistas, insensíveis, medíocres e mesquinhas, incapazes de se empolgarem com as belezas da natureza.
Amigos das árvores manifestem-se! Não o fazer é ser cúmplice dum odiento crime. A sua longa vida merece respeito e gratidão. Precisa de ser podada? Contratem profissionais competentes e não decepadores de árvores. Merece ser tratada com todo o cuidado e carinho. Se o fizerem terão a nossa admiração, pois provam que possuem nobres sentimentos, sem os quais a vida é um caos.
O seu abate será uma nódoa na ação da autarquia, extremamente desprestigiante, que jamais se apagará. Se tal acontecer e souber o dia do derrube, mesmo bastante combalido lá estarei encostado ao seu tronco e cada machadada fará vibrar de pesar as fibras do meu coração e lágrimas irão humedecer a terra que a criou e que a insensatez dos homens destruiu. Será altamente doloroso.
Manuel Alves Cunha