Desporto em registo semanal

Author picture

A volta a Portugal em Bicicleta, a 83ª edição, que mais não é que meia volta a Portugal, e mais apropriado seria “volta ao norte”, teve a 8ª etapa com início em Viana do Castelo. A despretensiosa prova maior do ciclismo nacional, foi este ano manchada pelo doping e uso de substâncias proibidas, buscas da PJ, suspensões impostas pela UCI, exclusão de ciclistas de três equipas, contratos cancelados, cartas abertas e constituição de arguidos. Um fado demasiado pesado, sem volta a dar! Um sentimento de vergonha confessa que trespassou o diretor da prova, em declarações públicas.

O modesto pelotão, desprovido de equipas do WorldTour e ainda menos formações ProTeam (do segundo escalão mundial) saiu para a estrada com um peso às costas – apagar a mancha do doping! Num país tão pequeno – que a organização não cumpriu – ousou a petulância de pôr um pé em Espanha!

É hoje consensual que a VOLTA A PORTUGAL, em plano inclinado de importância desportiva, está municipalizada e depende das câmaras municipais que a alimentam – quem paga tem a volta na sua cidade! E assim, a jactância alimenta a presunção dos autarcas de conquistarem grandes feitos desportivos com a subsidiação da volta. Não faltassem em Viana, clubes e associações desesperadas com a crónica insuficiência de financiamento municipal, ou o seu pagamento atempado, para impulsionar a prática desportiva e competir com dignidade nos eventos nacionais! 

Arredado de uma apreciação sensata, o município de Viana despendeu 83.500 euros para pôr na montra o simbolismo da partida de uma etapa da 83.ª VOLTA A PORTUGAL! Sim, a partida, não a chegada de uma etapa!

Uma enormidade de fundos públicos para um evento tão irrelevante. Um descomedimento que menospreza o associativismo desportivo concelhio. Um esbanjamento desnecessário e fútil! 

César Fonte, vianense natural de Vila Franca, integra o pelotão da VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA, na equipa Kelly Simoldes UDO, na que é a sua 12.ª participação na Volta. A disputar uma das 10 etapas da VOLTA, o vianense é uma cara rotinada no meio velocipédico. Um vianense a salvar a honra do convento!

O meadelense Bruno Costa, árbitro da AFVC, recém-promovido à 1.ª divisão, foi nomeado para 4.º árbitro em jogo da UEFA CONFERENCE LEAGUE, que colocou frente a frente o Dundee United e o AZ Alkmaar, jogo realizado na Escócia. Iniciada a internacionalização, novos e relevantes desafios surgirão para o apito do vianense!

A Escola de Dança Flash Li Dance participou no All Dance Europe, em Roma, e venceu vários prémios. Numa comitiva de 100 elementos, das 23 coreografias, 21 alcançaram os lugares cimeiros. Não fosse Viana terra de exímios dançarinos!

O DKC de Viana, colocou Diogo Caleiro como vice-campeão nacional cadete em C1, e alcançou a prata com Lucas Borges e o Bronze com André Barreto, Miguel Ricardo, e Maria Enes, esta nos 200 m K1 cadete femininos, no Campeonato Nacional de Regatas em Linha, disputado em Montemor-o-Velho. No final, com 5 medalhas e 31 finais alcançadas, saltou do 30.º lugar na época anterior, para o 13.º lugar da geral. Brioso, mesmo em aperto financeiro, o DKC não deixa de competir com sucesso!

O conflito aberto na Associação de Futebol de Viana do Castelo, em torno das últimas eleições para os órgãos sociais, parece ter conhecido o epílogo. A Direção da AFVC tornou público, em comunicado, que o Tribunal Central Administrativo do Sul revogou a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto que tinha declarado nula a eleição de Jorge Sárria como presidente da AFVC, e confirmado a eleição de António Amaral. Uma resolução tardia que prejudicou a honorabilidade dos dois contendores!

A Taça de Portugal em futebol, conheceu os adversários para a primeira eliminatória. Da AFVC, o SC Vianense vai defrontar o Vinhais, na casa do adversário, a 11 de setembro; o Desportivo de Monção defronta o GD Bragança e o Atlético de Valdevez encontra o Vilaverdense. Do confronto em Vinhais, esperamos que não percais…

Fora de portas, assinale-se o feito de André Gomes, natural da Correlhã, Ponte de Lima, vencedor do prémio melhor guarda-redes da Liga Revelação, época 2021/22.  Atleta do SL Benfica, internacional sub-23 de 17 anos, mereceu o consenso do sindicato dos jogadores pela prestação na Liga Revelação.  Um jovem de quem ouviremos falar nos próximos tempos!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.