Areosa é uma freguesia urbana de Viana do Castelo, extensa, populosa, privilegiada quanto à natureza, que sempre enfermou do fatalismo da proximidade dos grandes aglomerados urbanos, de tudo absorverem à sua volta, abreviando e mitigando a vida social das comunidades adjacentes.
Também a vida desportiva se ressentiu, por esta se fundir na cidade, nos clubes e nos equipamentos que a apetrecham.
Aspirando a vida própria e alguma autonomia, nasceu em 1984 o GRUPO DESPORTIVO AREOSENSE, a quem o campo de jogos, dinamizado e posteriormente nomeado de Ilídio Cunha, veio permitir a prática regular do desporto, na área exclusiva do futebol.
A implantação desta infraestrutura, numa intervenção nefasta e insensata da autoridade local, em domínio marítimo tão crítico, perdura no tempo, sem o conforto do relvado e sujeito às severidades da orla costeira.
O Grupo Desportivo Areosense sobreviveu às vicissitudes próprias da sua génese e, hoje, cativa e agrega uma extensa camada de atletas que procura o futebol. Com persistente e profícua dinâmica, essencialmente nas áreas de formação, o GDA ambiciona e merece mais. Tem direito a mais. A freguesia reivindica mais! Areosa tem amplitude, tem espaços e enquadramentos para ser dotada de um complexo desportivo que potencie o desporto.
Porém, o campo de jogos, o único que permite a prática do futebol, instalado no sistema dunar de Areosa, é um tropeço na paisagem, um muro na orla marítima e uma anomalia na imensa veiga de campos agrícolas. Um corpo estranho com cerca de 1 hectare. Sem acesso capaz nem adequado estacionamento.
Recomendada a sua demolição e recolocação em ambiente mais propício ao bem-estar desportivo dos atletas, seja no Plano de Ordenamento da Orla Costeira, na Rede Natura Litoral Norte, ou no Plano de Desenvolvimento Rural das Veigas de Areosa, Carreço e Afife, o tempo esfuma-se e os atletas sofrem as agruras, as nortadas e as intempéries que o Atlântico despeja sobre o campo, sem se verem nem conhecerem diligências para alterar este desiderato e dotar a freguesia, finalmente, de um espaço apropriado e competente, que os jovens tanto anseiam.
A VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, não se compatibiliza com estas infraestruturas, ofensivas da paisagem e despidas de conforto, numa freguesia há muito arredada do progresso e postergada do desenvolvimento!
Bruno Costa, árbitro vianense da 1.ª Liga, esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao apitar o Varzim SC – Sporting CP. Com grande competência e segurança, o árbitro da AFVC, mereceu unanimidade na apreciação dos críticos. O encontro ditou o afastamento do Sporting CP, uma das grandes surpresas da jornada, com resultado nada esperado para os leões. Um árbitro a dar passos seguros no difícil campo da arbitragem!
Leandro Pires, natural de Caminha, é o novo treinador do FC Alverca, equipa que milita na Liga 3. Na equipa técnica, Fábio de Brito, natural de Viana do Castelo, continuará a acompanhar Leandro Pires, treinador com vasta experiência, na qual se inclui o SC Vianense. Uma nova aventura com fortes objetivos para os alto minhotos!
Na semana em curso, decorre a Semana do Desporto promovida pela Escola Pintor José de Brito, inserida nos objetivos da VIANA – Cidade Europeia do Desporto: prazer em fazer exercício, determinação em conseguir, espírito de comunidade, aprendizagem do “fair-play” e melhoria da saúde da comunidade. Na escola começa também a aprendizagem desportiva!
O atleta vianense, Victor Brito, do Clube de Combate Alta Tensão, conquistou na modalidade de boxe, o Cinturão de Campeão GOLDEN GLOVES, em 80 kg. A competição decorreu este fim de semana, no Complexo Desportivo da Maia, inserido na POWEREXPO. O atleta venceu a meia-final e a final por “nocaute”, sendo o primeiro cinturão de boxe, conquistado por um atleta de um clube vianense. As artes marciais a mostrarem o que valem fora de portas!
Ricardo Dias, Joana Vaz Gomes e Sara Ribeiro, atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense e militares de profissão, marcaram presença no 58.º World Military Cross-County, que decorreu até ao dia 14 de outubro, em Beja, onde 32 países competiram com os melhores atletas do mundo. Portugal, destacou uma delegação de 16 atletas. A competição tem um traçado típico de corta-mato com a distância de 10 km e uma estafeta mista de 2 km. Por cá, felizmente, a guerra está ausente e os militares podem praticar desporto!
O atleta vianense, Pedro Afonso, participou no Fórmula Kite World Championships, este fim de semana, em Itália. Competiram 150 pilotos, a representar 44 nações de todos os continentes, na maior prova do mundo desta modalidade. A preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 prossegue em todas as modalidades!
A Escola Desportiva de Viana e o Valença HC, são os clubes que mais atletas cedem, ao primeiro treino da época da Seleção Regional Feminina de Sub-17, da Associação de Patinagem do Minho. A Seleção Regional feminina, composta por 13 atletas, com a ED Viana e o Valença HC a ceder quatro atletas cada, e a ADJ Vila Praia com dois. O resultado da formação do clube mais eclético da cidade a espelhar-se na seleção nacional!
Carlos Baptista