Desporto em registo semanal

Author picture

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu um passo indispensável para levar adiante o projeto de criar uma CIDADE DESPORTIVA.

Com a declaração de utilidade pública de 12 hectares da área envolvente ao atual complexo desportivo Manuela Machado, e um custo previsto de 1,7 milhões de euros, deu-se um impulso num projeto adormecido há décadas. 

A autarquia informou mesmo que o projeto foi fundamental para viabilizar a candidatura de Viana do Castelo a CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023.

O complexo atual, limitado ao futebol e atletismo, ganhou recentemente maior visibilidade com a disputa dos jogos oficiais do SC Vianense, e logo mostrou as suas debilidades e insuficiências.

A crescente dimensão social do desporto exige cada vez mais qualidade dos locais de prática desportiva. 

A CIDADE DESPORTIVA será um complexo de equipamentos desportivos multifuncionais, um espaço de desporto e de cultura, do tempo livre, do lazer, e de outras funcionalidades numa relação de complementaridade – “sic”, aconchegada na encosta do monte de Sta Luzia, revitalizando a área e criando uma nova proximidade com a cidade.

É incontroversa a sua importância e urgência, para servir a diversidade das modalidades e afirmar a competência desportiva do concelho. Por isso, a deliberação do município foi uma decisão justa, uma resposta acertada, que peca por tardia, mas tratada de forma débil a levantar muitas preocupações. 

O retardamento no tempo é desmesurado, os equipamentos estão por definir, os projetos por concluir, o financiamento por assegurar, os concursos e adjudicações por lançar. 

Do planeamento inicial à declaração da utilidade pública dos terrenos adjacentes, decorreram trinta longos anos. Outros tantos para erguer a CIDADE DESPORTIVA, seria um exercício malévolo a deprimir a paciência dos vianenses, dos atletas, dos clubes e associações, dos eleitores!

A priorização dos investimentos capitais para o progresso da comunidade vianense, exige um empoderamento intrépido e resoluto! 

Miguel Areias, atleta vianense, competiu em Lausanne, Suíça, e conquistou a medalha de bronze na disciplina de Ultra Pole, sendo a primeira medalha conquistada por Portugal num Mundial da IPSF ( International Pole Sports Federation). A prova contou com a participação de mais de 400 atletas de 35 países. Uma prova com muitas adversidades, não obstante, com um vianense no pódio!

O vianense João Cruz, da (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor, em sub23, do Ciclocrosse de Melgaço, prova do campeonato do Minho de Ciclocrosse. Com um ritmo forte desde início, impôs-se durante todo o percurso!

O Santa Luzia Futebol Clube bem lutou, mas quebrou e acabou derrotado, no Pavilhão José Natário, com o SL Benfica, pela margem mínima (3-4). Em mais uma jornada da Liga Feminina Placard Futsal, a equipa de Viana perdeu gás em confronto com a pentacampeã nacional!

Já o SC Vianense fez a festa em São Martinho do Campo (Santo Tirso), ao vencer por 2-1, na 5.ª jornada do Campeonato de Portugal. Os pupilos de Carlos Fernandes mereceram a vitória. Redimindo-se do empate em casa na jornada anterior, o SC Vianense agora na 3.ª posição, aproxima-se da liderança!

A SS Racing Team, equipa de motociclismo patrocinada pelo município de Viana, marcou presença na Etapa Estoril IV – Circuito Estoril, do Campeonato Nacional de Velocidade e alcançou 6 pódios. Quatro primeiros lugares e dois segundos no Troféu TLC, nas corridas SBK e SSR 600. Márcio Marques, o motociclista de Viana, conquistou um 1.º e um 2.º lugar do pódio!

Por montes e vales, Emílio Carvalho, do Olímpico Vianense, venceu o Circuito Best Trail Series 2022, em Foz Côa, numa organização de Carlos Sá Nature Events. Com a presença dos melhores atletas da modalidade, o vianense traçou o rumo da vitória. Um atleta vianense a mostrar competências nas provas “todo-terreno”! 

Viana Race 2022 – Corrida Urbana de Obstáculos, organizado pela Rádio Alto Minho e pela X Life Events e Crossfit de Viana do Castelo em parceria com a Câmara Municipal, trouxe a Viana cerca de 600 atletas para percorrer 12 km com mais de 30 obstáculos. A corrida urbana decorreu no sábado com atletas e entusiastas de Portugal e da vizinha Galiza. O olímpico da canoagem, Fernando Pimenta, fez uma “perninha” na corrida e conquistou o 3.º lugar!

No ‘derby’ da terceira jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Séniores Masculinos, o Clube Basquete Viana caiu sem argumentos diante do BC Barcelos por 82-47. Disputado em Barcelos, o encontro desequilibrou com mérito para os barcelenses!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.