Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

Com um orçamento inicial de 3,7 milhões de euros, o “PRAÇA VIANA” começou a ser edificado sobre as ruínas da antiga Praça de Touros de Viana do Castelo, em abril de 2021.

Este antigo equipamento taurino da cidade, desativado em 2009, foi desmoronado, arrasado, e dele restou um estreito painel frontal, encimado pela designação que o recinto manteve desde a sua construção em 1948 – a referência memorial do imóvel.

O léxico usado pelos poderes públicos para anunciarem a obra, não poderia ser mais convincente: reabilitação, renovação, reconversão, refuncionalização! 

Pura miragem! O novo “campus” desportivo é uma obra de raiz, estruturalmente nova, que nada aproveitou da antiga “praça”. Comportará agora um pavilhão multiusos para prática e eventos desportivos, para além de outros serviços. Conceptualmente idêntica ao Centro Cultural de Viana, numa escala mais apertada e numa versão mais limitada, quanto ao uso e fruição do público, não acrescenta à cidade os equipamentos em falta! 

A opção pela construção de um novo pavilhão desportivo, na antiga arena, adiciona ao acervo de infraestruturas desportivas municipais, mais um equipamento com caraterísticas e valências semelhantes a outros e do qual a cidade não estava manifestamente carenciada.

Protocolado para o seu espaço, estará a instalação da sede da Escola Desportiva de Viana, privada ao longo de décadas de instalações modernas para as múltiplas secções do seu ecletismo desportivo e notoriamente necessitada de um espaço condigno.

A nova infraestrutura desportiva estará pronta até ao fim do segundo trimestre do ano em curso, precisamente a meio da caminhada da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, pese a decisão da sua concretização ter sido tomada em 2017.

O PRAÇA VIANA, não vem suprir uma grave lacuna na cidade, a ausência de uma piscina com características técnicas de competição, nem servir a natação e as duas coletividades que nela se empenham.

Uma questão de critério e visão desportiva. E também de sensibilidade ou da falta dela!

Para dois jogos amigáveis frente à França, estagiam em Viana do Castelo, até sábado, os 16 convocados da Seleção Nacional de Andebol de sub19, que marcará presença no Campeonato do Mundo, em agosto, na Croácia. Jogos no pavilhão de Santa Maria Maior a reclamarem a presença dos vianenses!

Na sequência de procedimento disciplinar, mandado instaurar em agosto, ao Coordenador Técnico Distrital, a Direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo, acaba de lhe aplicar a sanção disciplinar de despedimento por justa causa. Um cartão vermelho a um trabalhador da AFVC, sem direito a indemnização!

A Seleção de sub16 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo venceu o Torneio de Natal de Seleções, que decorreu em Ponte de Lima. A equipa que defendeu as cores de Viana, bateu a seleção da AB Bragança e a seleção da AB Vila Real por números folgados. Boa prestação do basquetebol feminino de Viana a mostrar valor competitivo!

A equipa de Juniores B do VC Viana que milita no Campeonato Nacional de Juniores B1 (Sub-21) masculinos de Voleibol, lidera a prova, com oito vitórias em nove jogos, somando 22 pontos. O objetivo dos rapazes de Viana é garantir a presença na Fase dos Primeiros o mais rapidamente possível! 

Filipe Laranjo, nadador da ED Viana, vai representar a Seleção Nacional Pré-Júnior no Dual Meet Andaluzia Portugal, prova que decorre em Tomar, depois do grande destaque no Zonal de Juvenis de Estarreja. Em Juniores, Inês Amorim, da EDV, também foi chamada à seleção nacional. A natação de Viana sempre em alta!

O sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, seniores masculinos, ditou a Juventude Viana deslocar-se a Oeiras para defrontar o clube local, que joga na 2.ª divisão. O representante do hóquei do distrito, presente nesta fase da prova, tem a tarefa facilitada!

O Circuito Nacional Juvenil, integrado no Circuito Internacional de Esgrima sub17 e sub14, decorre este fim de semana no Centro Cultural de Viana do Castelo, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Esgrima e da Escola Desportiva de Viana. Uma das modalidades rainhas de Viana a promover a cidade!

O XI Viana Volley Cup que animou Viana entre o Natal e a passagem de ano, encerrou no Pavilhão José Natário com uma animada festa de desporto e amizade! A edição deste ano do torneio de voleibol vianense, reuniu 1.300 atletas de todo o país, das ilhas e da vizinha Espanha e 90 equipas! Doze campos de jogos distribuídos por seis pavilhões, foram o palco do evento!

A Associação de Futebol de Viana do Castelo venceu, no último dia de competição do Torneio Interassociações de futsal feminino sub17, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol, a AF Guarda por 4-3. As raparigas de Viana não se ficam pelo “vira” e mostram em campo outros atributos!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.