Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

Na sala de visitas e de gala do desporto em Viana do Castelo – a arena do Centro Cultural de Viana – o fim de semana foi dinâmico e intenso nas competições da segunda etapa do Circuito Juvenil (iniciados e cadetes) nas três armas da esgrima: Espada; Florete e Sabre. 

O evento competitivo foi promovido pela Federação Portuguesa de Esgrima e pela Escola Desportiva de Viana, o clube de armas da cidade. Nos diferentes escalões, as provas distribuíram-se pelos masculinos e pelos femininos.

Honrando a longa tradição da esgrima na cidade, a Escola Desportiva de Viana venceu a prova em Florete Masculino, Cadetes Sub17.

Esta tradição remonta ao domínio na esgrima portuguesa sob o comando técnico do mestre Luís Braga. Um reputado mestre de armas, hoje consagrado na toponímia de um pavilhão municipal da cidade, que dinamizou a esgrima e levou ao pódio gerações de atletas. 

A esgrima germinou em Viana na Juviana, um clube local com projeto educativo e de ensino, assentando depois arraiais na EDV, para empreender maior fulgor e notabilidade no exigente quadro competitivo nacional.

Desde então, a esgrima da EDV não parou de alcançar sucessos nacionais e internacionais com os seus atletas. Marcou presença nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, conquistou títulos nacionais individuais e coletivos e competiu nas mais importantes provas internacionais.

 Os atletas de “armas” da EDV, competem nos circuitos nacionais e disputam o circuito mundial de seniores e juniores em provas por todo o mundo. A formação e a competição, na EDV, aliaram-se em complementaridade sob a orientação de competentes e consagrados técnicos vianenses, e produziram dezenas de esgrimistas campeões que têm revelado ao país, uma equipa brilhante e distinta. 

A esgrima, enquanto desporto, assemelha-se a um jogo de xadrez jogado à velocidade da luz, por desenvolver aspetos físicos, mentais e comportamentais, modelares e marcantes para os jovens. O respeito pelo adversário, o desportivismo e a ética desportiva, estão de tal forma presentes na esgrima, que levaram a modalidade a integrar os Jogos Olímpicos da Era Moderna desde a sua primeira edição (1896). E Viana cumpre esse espírito!

O Vila Fria 1980, ao vencer o Vila Franca por 3-0, garantiu o apuramento para a fase de subida da II Divisão AFVC, juntando-se a Melgacense e Arcozelo. Uma equipa de Viana a sonhar com a subida de divisão!

César Fonte, ciclista de Viana do Castelo, vai envergar as cores da Rádio Popular-Paredes-Boavista, na nova época desportiva. Deixou a Kelly onde alinhou nos últimos anos e estagia já na nova equipa, na zona de Paredes. Por vezes, mudar é preciso!

Desatinada e combalida anda a Juventude Viana, com mais uma derrota em casa. No Pavilhão Municipal José Natário, recebeu o Valongo em jogo da 11.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins e saiu derrotada (1-4), com muitos desaforos do treinador vianense. Com mais um desaire, a JV caiu na zona de despromoção!

A cidade foi invadida por uma turba de atletas e João Martins, esgrimista da EDV, venceu a prova do Circuito Nacional Juvenil em Florete Masculino, Cadetes sub17. A colega de equipa, Lara Macedo, posicionou-se no 3.º lugar em Florete Feminino, escalão iniciadas. O clube da casa chegou ao pódio com arte e desportivismo!

Portugal derrotou por duas vezes os franceses, nos jogos amigáveis das seleções nacionais de andebol sub19, disputados no pavilhão Municipal de Santa Maria Maior. Os jogos, de preparação para o mundial a disputar na Croácia, revelaram uma consistente seleção das quinas que, com inteligência, levou de vencida os gauleses. A seleção nacional estagiou durante uma semana em Viana do Castelo. Atitude e vontade não faltaram aos pupilos nacionais!

A EDV-VIANA TRAIL revelou a sua consistência e sagrou-se este sábado Tricampeã Nacional de Trail Ultra 22/23. EDV – Viana Trail Campeã Nacional por equipas; André Rodrigues, Campeão Nacional de Trail Ultra e Miguel Arsénio, Vice-Campeão Nacional de Trail Ultra. A consagrada equipa de Viana com desempenho ao mais alto nível!

A Seleção Distrital de Futsal Feminino sub 14, participou este fim de semana no Torneio Interassociações, e contou com uma vitória frente à AF Vila Real por duas bolas a zero. O Torneio decorreu no Campo de Jogos Barão São Fernando, na freguesia da Deocriste. As mais jovens atletas a darem conta do recado!

As vianenses Catarina Lopes e Flávia Macedo, do Padel Center Viana, venceram este fim de semana, a segunda etapa da Major Amateur Tour de Padel, na categoria de F3, em Esposende. Uma nova modalidade a ganhar adeptos!

O Clube Ténis de Viana iniciou o ano em grande, com a conquista do Título Regional de +35 da Associação de Ténis do Porto. Numa final muito disputada com a equipa do CSNA, a equipa do CTV levou a melhor, vencendo 2 singulares e o par decisivo, sagrando-se Campeã Regional pelos parciais de 3/2. Um bom começo de 2023 para os lados do Clube de Ténis!

A ADC Correlhã, a disputar o Campeonato Nacional Feminino III Divisão – Série A, vem a revelar um potencial enorme com resultados fora do comum. Na última jornada, bateram o ACRD Arsenal Crespos, em Braga, por 11-0. No 2.º lugar da geral, somam 65 golos marcados e três sofridos, em 8 jornadas. É obra!

Séniores do concelho de Viana do Castelo arrancaram as atividades deste ano com a realização de uma caminhada no Parque Ecológico Urbano. Integradas no projeto Olympics 4 All, estas atividades visam estimular a mobilidade, o exercício físico e as capacidades cognitivas de cada participante. É hora de sair de casa e juntar o útil ao agradável!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.