Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

Por ocasião do 175.º aniversário da fundação da cidade de Viana do Castelo, a Câmara Municipal vai agraciar com títulos honoríficos, em sessão solene no dia 20 de janeiro, os cidadãos, personalidades e instituições que relevam a vocação e notabilidade desta nobre e multissecular cidade.

Da listagem de galardões a atribuir este ano, o município deliberou incluir quatro cidadãos e uma instituição, ligados ao desporto. Este setor da sociedade representa 15% das personalidades e entidades distinguidas em 2023. Pessoas e instituições que servem o desporto concelhio – atletas, dirigentes ou clubes – e prestam-lhe dedicados e distintos serviços desportivos.

Tiago Prieto, David Vaz, Manuel Barros e Rui Viana, individualmente, e o Clube de Basquete de Viana, como coletivo, recolheram o apoio consensual do executivo municipal para receberem a distinção do município.

A escolha das personalidades e entidades agraciadas em cada ano, tem gerado controvérsia e polémica nos meios sociais citadinos, quer pela ausência de um regulamento explícito que filtre os propostos, quer pela singularidade de alguns nomes escolhidos serem manifestamente dissonantes do reconhecimento público.

O desacerto com a honorabilidade e o mérito – irrefutável e incontroverso – que os homenageados deveriam merecer da comunidade, acentua clivagens nos setores sociais e distorce a representação linear dos vultos mais emblemáticos e insignes da sociedade vianense.

Objeto de negociação, os indigitados têm um valor proporcional ao peso político dos proponentes. A deliberação final, resulta assim num arranjo entre pares, com predominância do fator político, acentuadamente desproporcional. A lista dos distinguidos em 2023, não foge à regra nem à querela. Também no desporto, o descuido e o lapso estão presentes com visível opacidade.  Porém, uma figura incontornável da vida associativa vianense emerge dessa listagem. 

Um exemplo de serviço público – desinteressado, dedicado e profundamente empenhado. Um servidor do associativismo desportivo, reconhecido e considerado pela comunidade. Um cidadão completo de grandíssima integridade, que pontifica pela lealdade, seriedade e modéstia, com notáveis préstimos na gestão e organização do desporto: António Rui Viana da Ponte, é um nome grande do associativismo desportivo, digno da distinção e de mais encómios. Um cidadão investido de “mérito” que, antes de ser, já o era!

Henrique Correia, do Sport Clube Vianense, venceu 4.º Open de Snooker da Região de Lisboa. O atleta de Viana foi muito consistente durante todo o torneio. Com este resultado o atleta lidera o Ranking Regional de Lisboa. Um campeão a mostrar classe na capital!

Grande destaque para o triunfo do mesatenista vianense André Carreiras, jogador do Sporting Clube de Portugal, posicionado no 3.º lugar do ranking nacional da FPTM do escalão sub19. Venceu o XIII Torneio João Monteiro disputado no fim de semana. Uma revelação a construir perfil de campeão!

A Escola Desportiva de Viana acrescenta uma modalidade ao seu vasto ecletismo. A Padel Box Viana associa-se à EDV, com a designação de EDV Padel Box. Esta secção contará com uma equipa Feminina e outra Masculina. A EDV a crescer e a fomentar o desporto em Viana!

Em Sever do Vouga, a 4.ª edição do Vouga Trail, encerrou o campeonato nacional de Ultra Trail da ATRP. O Clube de Atletismo Olímpico Vianense, fez-se representar por um coletivo masculino e feminino, e a equipa feminina, na sua estreia, sagrou-se Vice-Campeã Nacional. Individualmente a atleta Lucinda Sousa arrecadou o título de Campeã Nacional F50, e Alexandra Fernandes trouxe o título de Campeã Nacional F55. Uma tripla numa jornada de glória!

Inês Amorim, nadadora da EDV, alcança 3 recordes nacionais nas estafetas 4x100L, 4x200L e 4×100 Estilos, integrada na equipa da Seleção Nacional Junior Feminina, na sua primeira internacionalização, ao serviço da Seleção Nacional, no torneio Interseleções. Agora, segue-se o Lisbon Internacional Meeting. Uma estreia portentosa!

Em grande plano esteve Afonso Felgueiras, do VC Viana, no jogo em que Portugal defrontou e perdeu com os Países Baixos, por 3-2, em jogo do Torneio WEVZA – Primeira Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa. O vianense foi um dos mais produtivos da Seleção Nacional com 19 pontos. O apuramento ficou adiado, mas a seleção ganhou um atleta capaz!

Desastrada está a Juventude Viana, eliminada da Taça de Portugal de hóquei em patins, ao perder (5-2) frente à AD Oeiras, da 2.ª divisão nacional. Em Paço D’Arcos, o jogo virou pesadelo!

A equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana venceu (3-0) o Ala N’A Gondomar, em Viana do Castelo, para o Campeonato Nacional da 1.ª divisão de Voleibol, Serie A2. A luta pela manutenção ganha ânimo!

Para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard de Futsal Feminino, o sorteio ditou o confronto Santa Luzia FC x Benfica, no pavilhão José Natário. Jogo grande em Viana do Castelo! 

Para o Campeonato Nacional da II Divisão Feminina de Voleibol, o Colégio JPII/Dumiense deslocou-se a Viana, ao recinto do VC Viana, e venceu por 1-3, no ‘derby’ da 15.ª jornada. Uma oportunidade perdida para melhorar a classificação geral!

Com 12 jornadas realizadas, o Deucriste SC lidera o Campeonato de Futebol de Veteranos do Alto-Minho, com 29 pontos. Com uma predominância de clubes do concelho de Viana do Castelo, o campeonato envolve 16 equipas.

Já na Liga INATEL Viana do Castelo, em futebol, disputada com 8 equipas, o ARCD Fornelos e Queijada, lidera o campeonato com 14 pontos ao fim de 7 jornadas. Futebol para todos os gostos nos recantos do Alto-Minho!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.