Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

Em ambiente engalanado e festivo, numa encenação bem conseguida, o Centro Cultural de Viana, recebeu a Gala de Abertura da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023.

Com momentos musicais variados, autoridades municipais e nacionais saudaram a cidade e deram as boas-vindas ao evento que se vai estender ao longo de todo o ano. 

Pelo palco desfilaram os clubes e associações desportivas do concelho e quase todas as modalidades, numa breve sinopse da representatividade, das virtualidades e capacidades de cada uma, exibidas num palco criativo e enquadradas numa moldura humana que preenchia todos os lugares oferecidos.

O desporto terá, assim, um enorme destaque e uma projeção nunca vista, sem paralelo na cidade e no concelho, com múltiplos eventos nas mais diversificadas modalidades.

O município prevê movimentar mais de 250.000 atletas e projetar provas e competições a nível local, regional, nacional e europeu, numa dinâmica cadenciada e incessante, nos diferentes espaços e palcos desportivos.

Numa urbe sempre em festa desportiva, com o envolvimento da comunidade e o compromisso dos agentes desportivos locais, o propósito enobrece a cidade, confere-lhe enorme visibilidade e projeta o desporto municipal a um patamar superior do desporto nacional.

O apelo à vivência emocional do tributo concedido à cidade, a partilha coletiva dos eventos que se vão suceder, a celebração do desporto como fator convergente da alma vianesa, proclamada e exaltada pelo presidente da câmara, encontrou eco na assistência e disseminou-se em todas as latitudes do espaço concelhio.

Viana do Castelo tem uma prova de fogo exigente, mas também uma oportunidade única de revelar a capacidade e competência na realização de grandes eventos. 

Haja arrojo e vivacidade, mas também rigor, transparência e gestão municipal eficiente em tão honroso evento.

Num desígnio que deve unir todos os vianenses, a disponibilização de lugares para a cerimónia, enfermou de equívocos e falhas que se lamentam e desmerecem o auspicioso começo.

A grande arena desportiva de Viana – o Centro Cultural – rejubilou de juventude, alegria, festa e celebração pela conquista que Viana do Castelo alcançou em instâncias internacionais. Parabéns aos promotores e a todos os envolvidos.

Em Esposende, na Corrida Ano Novo – Esposende 2023, Catarina Amorim, atleta do GD Castelense venceu o seu escalão F35, e Ricardo Dias, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, foi o grande vencedor, em masculinos. Mais estrelas vianenses a cintilarem no atletismo!

Após onze jogos sem perder, o SC Vianense conheceu o sabor da derrota em Vilar de Perdizes por (3 – 1). Pese o desaire, mantém-se destacado na liderança, rumo à subida de divisão. Um fraquejo acontece a todos. Força Vianense!

O vianense Hélio Gomes destacou-se ao classificar-se em 2.º lugar na 24.ª Meia Maratona Manuela Machado, vencida pelo russo Iskander Yadgarov, numa competição que juntou mais de 4.000 atletas, disputada nas ruas e avenidas de Viana. Uma prova consagrada a abrir a VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO!

O Clube de Ténis de Viana está vivo e as suas equipas de veteranos sagraram-se campeãs regionais no Torneio InterClubes do escalão, organizado pela Associação Ténis do Porto. Venceram as equipas +35 e +50, e os atletas +45 conquistaram pela quarta vez consecutiva o título em disputa, desta vez frente ao CT Braga (5-0). Campeões com prestigiados títulos!

Grande sucesso teve o criador vianense Custódio Jorge Teixeira Magalhães da Associação Ornitológica de Viana do Castelo ao sagrar-se campeão do mundo no 70.º Campeonato Mundial de Ornitologia, realizado em Nápoles, Itália. O santamartense, retumbantemente, conquistou dois primeiros lugares e um segundo, na terceira prova a concurso. Entre 2748 criadores e 21.618 aves inscritas, a proeza é maior! 

A equipa EDV Padel Box Viana masculina venceu por 2-1 o primeiro confronto das Séries Nacionais de Padel, trazendo para casa 5 pontos, em 8 possíveis. Bom começo da novel equipa!

A Confederação do Desporto de Portugal acaba de nomear a atleta Marta Paço, surfista campeã da Europa e do Mundo de Para Surfing e atleta do Surf Clube de Viana, para o Prémio Desportista do Ano na categoria Atleta Feminina, da 26.ª Gala do Desporto. A eleição decorre da votação do público até dia 31 de janeiro de 2023, no link para votação. Aceda e premeie a nossa campeã!

Uma concentração de futsal, dos escalões petizes e traquinas, promovida pelo Grupo Desportivo da Meadela com a colaboração da AFVC, que envolveu mais de uma centena de participantes, decorreu no pavilhão Nicolau Veríssimo, no fim de semana passado. O fomento do desporto começa nos mais pequenos!

O Voleibol Clube Viana (VC Viana) apurou-se para a próxima ronda da Taça de Portugal masculina de Voleibol, após ter recebido e vencido por (3 – 1) o CV Oeiras. Começou mal, mas acabou bem mais uma eliminatória para os vianenses!

O Santa Luzia FC ganha e aproxima-se do 2.º lugar. Derrotou em Santa Marta de Portuzelo, o Águias de Santa Marta de Penafiel, por (4-1) na 15.ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal. Forte na partida, cedo resolveu o jogo!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.