O remo indoor é uma variante da modalidade olímpica de REMO, praticada em ambiente seco.
Esta variante de remo foi introduzida em Portugal na década de 80, pela Associação Naval de Lisboa que, em 1992, organiza o primeiro Campeonato Nacional de Remo Indoor. Desde então a modalidade expandiu-se em Portugal e conta hoje com um elevado número de praticantes.
O remo indoor utiliza o remoergometro, um equipamento que simula a prática do gesto da remada na água, com uma resistência muito semelhante à sentida na execução convencional.
O ergómetro é o equipamento central desta disciplina, que todos os remadores utilizam quando as condições climatéricas não permitem a prática ao ar-livre ou como imprescindível ferramenta de apoio ao treino.
Seja no mar, lagoa, rio e também num qualquer pavilhão fechado, o remo proporciona exigentes exercícios cardiovasculares e de força, para quem procura resistência e flexibilidade, movimentando 85% do corpo, com inegáveis benefícios na saúde mental e física.
Desde os primórdios da civilização, o remador sempre foi um exemplo de força e saúde ao navegar os mares com barcos a remos. O remo desportivo tornou-se popular em meados do século XIX e Viana do Castelo não foi exceção, com a criação do Clube Náutico de Viana em 1925.
O remo indoor pode ser praticado por pessoas de todas as idades, com prévia avaliação médica, no conforto do interior de um recinto e na ausência da água.
O Centro Cultural de Viana, crucial na dinâmica desportiva incrementada pela CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, encheu-se de ergómetros para acolher uma prova do Campeonato Nacional de Remo Indoor, numa competição inédita na cidade, e também evento de qualificação para o Campeonato do Mundo de Remo Indoor 2023, organizado pela FP Remo e pela CM Viana do Castelo.
A competição foi disputada nos formatos de tempo para os escalões mais jovens e na distância de 2000 metros para os escalões seniores, com alguns dos melhores remadores nacionais e mais de 500 atletas e perto de 100 equipas inscritas. A equipa Viana Remadores do Lima, a jogar em casa, brilhou e inscreveu um novo recorde nacional nos 2000 m no ergómetro.
A função social e inclusiva do desporto ficou bem sublimada com a realização de provas adaptadas (pararemo) e uma briosa representação da APPACDM de Viana do Castelo, com a conquista de sete medalhas, comprovando que o desporto tem uma forte dimensão de lazer e de prazer e desenvolve atividades adaptadas a todas as populações independentemente da aptidão física e do nível de saúde.
A novel equipa feminina EDV Padel Box, recebeu a equipa Invicta Padel Girls, a contar para mais uma jornada das séries Nacionais de Padel. O desaire bateu à porta da equipa vianense que perdeu por 2-1, conseguindo ainda somar 3 dos 8 pontos possíveis. Nada está perdido. Mais garra no próximo embate!
As atletas do VCV levaram de vencida a equipa do Ala Nun’Alvares de Gondomar por 3-2, em jogo do Campeonato Nacional de Voleibol da 2.ª Divisão – Seniores Femininos. Uma preciosa vitória para animar as hostes!
Boa prestação do Clube Ténis de Viana, com os atletas Afonso Araújo e Gonçalo Lima, grandes vencedores na categoria M5 do Open Fox Led, que decorreu este fim de semana, no Just Padel, em Barcelos. Um clube a acumular triunfos!
Decorreu durante a semana as provas de Corta-Mato escolar do Agrupamento Monte da Ola e do Agrupamento Escolas da Abelheira. Nesta atividade participaram alunos de todos os níveis de ensino, numa manhã plena de desporto em ambiente saudável. É na escola que se elevam os valores do desporto!
A lutar pela manutenção, o VC Viana saiu vitorioso da sua deslocação ao recinto do Santo Tirso, por 0-3, em jogo da quinta jornada da Série A2 da Liga masculina de Voleibol. Num jogo equilibrado o VC Viana começa a reencontrar-se!
Quem sabe nunca esquece e Vânia Neves e José Couteiro, do Viana NC, somam vitórias no Campeonato Nacional de Master, que decorre nas Caldas da Rainha. Vânia venceu os 200 m costas no escalão B e Couteiro impôs-se na prova dos 50 m bruços, vencendo o escalão E. Dois campeões que mantêm a performance!
Noutra frente, a APPACDM de Viana do Castelo conquistou quatro medalhas de prata no Torneio de Inverno de Boccia DI na ANDDI que decorreu em Tondela, nos quartos jogos de inverno da ANDDI. Agora, mãos à obra para o I Campeonato Nacional de Boccia DI da ANDDI!
A deslocação da Juventude de Viana a casa do CD Paço de Arcos, serviu para agravar a pontuação, caindo para última posição do campeonato, após a derrota por 2-0, na 15.ª jornada. Vamos lá encetar a recuperação!
Num bom momento de forma, para a Liga de Futsal Feminino, o Santa Luzia FC bateu por 7-2 a formação do EDC Gondomar, em jogo disputado no Pavilhão José Natário. Se conservar o 3.º lugar, com mérito subirá ao pódio!
Um conhecido empresário de futebol, natural da freguesia de Barroselas, foi acusado pelo Ministério Público de dez crimes de burla qualificada, um de fraude fiscal qualificada e outro de branqueamento de capitais, no âmbito da Operação Malapata. Na base desta acusação estão crimes relacionados com a transferências de jogadores. O dito empresário está, desde 2021, em prisão domiciliária em Barcelos!