Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O associativismo desportivo no município de Viana do Castelo apresenta um crescimento significativo, tanto em clubes/associações, quanto em número de atletas, decorrente do surgimento de novas modalidades ou variantes dos desportos tradicionais, também resultado da criação de novos espaços e equipamentos desportivos.

Clubes/associações que têm mais de cem anos de existência, algumas com longa trajetória, outras recentes, todos com o objetivo de incentivar os desportos saudáveis, a prática de atividades físicas regulares – tão importantes para a saúde e o bem-estar, e valorizar a comunidade.

O desporto também tem uma inquestionável dimensão cultural, refletida no vínculo com a comunidade, que valoriza a responsabilidade social corporativa dos agentes desportivos. Isso torna os clubes um terreno privilegiado para a concretização de projetos.

O Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (GDCTENVC) – um clube de base local – outrora uma estrutura significante que alimentou o sistema desportivo municipal, resistiu à morte anunciada com o fecho da empresa que lhe deu substância e, embora tenha perdido vitalidade, subsiste com pertinente esforço dos seus mentores e associados.

Na atualidade, com cerca de 880 associados, boletim informativo mensal, sede social diariamente aberta, mantém atividade desportiva nas modalidades de natação, pesca desportiva e atletismo, e preserva um valioso património cultural, considerável e marcante nas produções editoriais, que sobressaíram no panorama cultural de Viana.

Fundado em fevereiro de 1967, o GDCTRNVC, encontra-se a celebrar o 56.º aniversário, com diversos eventos desportivos, culturais e sociais, ao longo do mês.

Revitalizado com novos corpos sociais, há pouco investidos, e saído da inércia imposta pelo covid-19, o GDCTENVC persegue os fins estatutários, prestando um valioso contributo para a promoção da prática desportiva e, nesta vertente, proporciona essencialmente desporto informal, sem a pressão do jogo e da competição.

Cinquenta e seis anos de oferta desportiva, são um longo caminho de um clube nascido no seio de uma proeminente empresa da cidade, hoje órfão da progenitora, mas suficientemente autónomo e criterioso a gizar com serenidade o seu futuro ao serviço dos associados e de Viana do Castelo. PARABÉNS!

Iuri Leitão, ciclista natural de Viana do Castelo e campeão europeu em título, na disciplina de scratch, foi este ano sexto classificado no Campeonato Europa de Ciclismo de Pista Scratch, que decorreu em Grenchen, Suíça. Não renovou o título, pese os muitos ataques que protagonizou!

No Campeonato de Veteranos do Alto Minho, segue na frente o Deucriste Sport Clube, com 15 jogos disputados e 33 pontos. Numa terra pequena, o futebol dos veteranos é grande!

O SC Vianense regressou aos triunfos, vencendo em Vila Meã, por (0-1), e aumentou a vantagem para todos os competidores diretos. A oito jornadas do fim da 1.ª fase do Campeonato de Portugal, o otimismo está de volta ao terreiro do Vianense. Vamos lá segurar a vantagem e disputar a 2.ª fase!

Para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Santa Luzia Futebol Clube recebeu o Sport Lisboa e Benfica, em casa, e perdeu por (3-4), após prolongamento. O Santa Luzia FC ficou pelo caminho nesta competição. As briosas raparigas de Viana lutaram até ao fim pelo sucesso!

A primeira edição do BTT Trilhos de Portela, ocorreu no domingo passado, com início e término na Freguesia de Portela Susã. A atividade, um passeio de BTT, com um percurso aproximado de 25km, percorreu os trilhos de Portela Susã e Monte da Padela. Animação não faltou no final, tão pouco “comidinha”!

Num dia ensolarado, uma centena de participantes compareceram em Viana do Castelo ao XV Encontro GT 80. Cerca de 100 carros das décadas de 80 e 90, desfilaram na cidade e alguns traçados do Rali de Viana, numa organização do Viana Motor Clube com o apoio da CMVC. Bólides já antiquados a deixar atónitos os surpresos vianenses! 

Na terça-feira, a Seleção Nacional de Ténis de Mesa jogou contra a Dinamarca, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Em disputa, a qualificação para o Campeonato da Europa de Ténis de Mesa, numa partida que definia o vencedor do grupo. Portugal, melhor posicionado, só pode aspirar à vitória!

O Campo da Senhora do Olival, na freguesia de Perre, encheu-se este domingo com a concentração de Traquinas e Petizes, numa manhã de muita diversão e muitos golos. Rapaziada ao relvado para vibrar com o desporto!

O Kids Athletics Zona Norte chegou ao Pavilhão EB2,3 Monte da Ola, organizado pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo. O evento é uma competição para atletas benjamins, (A e B), dos 6 aos 11 anos, de ambos os sexos, em equipas mistas, que puderam experimentar e praticar a modalidade de atletismo de uma forma informal. Só com a mobilização dos jovens e a promoção do desporto escolar mudaremos o desporto em Portugal!

Na fase final do campeonato nacional da 1.ª divisão de Voleibol, Serie A2, a equipa masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (0-3) em casa diante a Académica de São Mamede. A luta pela permanência teve mais um percalço!

A Juventude Viana voltou a complicar a vida ao perder (3-4), no Pavilhão José Natário, com o Sporting de Tomar. A intranquilidade dos vianenses derrotou a equipa de Reinaldo Ventura. Menos coração e mais cabeça daria mais estabilidade à equipa!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.