Os ídolos do desporto, não estão todos nas arenas, nas pistas, nos estádios.
O desporto é servido por personagens que lhe emprestam a devoção e a mística.
Também há ídolos nas pessoas que sabem conduzir os atletas, na forma como se relacionam e ministram o seu saber. Há personagens que se tornam imortais para um clube ou associação pelo labor, pela vivência clubística, pelo entrosamento com a instituição. Pelo trato delicado com as camadas jovens, pelo acrisolado amor ao clube, pela disponibilidade e pela lealdade – valores superiores do ser humano.
Há cidadãos que se fundem tanto com a agremiação que servem, que se tornam eternos como os poetas.
Figuras de enorme grandeza humana que sensibilizam e tocam o comum dos mortais.
O SC Vianense é uma instituição centenária que deu vida ao futebol e a tantas outras modalidades; acolheu centenas de jovens a quem transmitiu os ideais supremos do desporto, albergou dirigentes e colaboradores que administraram e geriram os desígnios do clube, dedicada e empenhadamente.
José Correia da Lomba, mais conhecido por Zeca Lomba, foi seguramente um dos mais conhecidos e dedicados servidores do SC Vianense, como jogador, treinador, coordenador técnico e diretor, mantendo uma forte ligação ao futebol juvenil aos longo dos tempos.
Natural de Santa Maria Maior, começou cedo a laborar na antiga fábrica das boinas, e iniciou-se como jogador do SC Vianense em 1954. Passou pelo Ferroviário da Beira e, de regresso a Portugal, ingressou na Direção-Geral de Desportos como técnico, servindo o SC Vianense durante 22 anos como coordenador e técnico de várias camadas do clube.
Humanista e didata, de forma indelével marcou gerações de jovens vianenses, exortou o papel dos pais na formação dos jovens atletas e, sem luxos nem meios, tudo fez por amor à camisola do clube de coração – o SC Vianense.
Foi reconhecido pelo Instituto do Desporto de Portugal com o troféu “Reconhecer o Mérito”, galardoado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2015, com distinção de mérito, e homenageado pela AF Viana do Castelo, vários clubes e amigos, em 2019.
Zeca Lomba, o mais reconhecido treinador de futebol do distrito de Viana do Castelo e uma figura carismática e incontornável do futebol vianense, deixou esta semana a cidade e o futebol de luto.
Até sempre Zeca lomba!
O SC Vianense lidera destacado a série A do Campeonato de Portugal após a vitória por 2-1 sobre o AS São Martinho. Um pouco mais descansado no comando da série depois da perda de pontos do Tirsense. Um final da primeira fase de novo em ascensão, para contentamento dos vianenses!
O Campeonato Distrital de Jovens AXDB, decorreu de 18 a 20 de fevereiro, no Centro Desportivo do IPVC, com a presença de 70 xadrezistas e apoios da ADC de Perre e CMVC. A Associação de Xadrez do Distrito de Braga promoveu este campeonato para os escalões Sub8 a Sub20, para apuramento dos campeões absolutos. A ADC Perre arrecadou 4 vitórias. Uma competição a despertar as maiores capacidades dos jovens!
Na Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, decorreu o Circuito Nacional de Teqball 2023, com a participação de 35 atletas. No Centro Cultural De Viana Do Castelo a primeira competição oficial do ano, reuniu os melhores Teqers Portugueses em 3 categorias de Duplas: Masculinos, Femininos e Mistos. Uma nova modalidade desportiva já implementada numa centena de países que se estreou em Viana!
A seleção distrital de Futsal sub15 está em Aveiro a disputar o Torneio Interassociações Sub15. A seleção da AFVC defrontará a AF Guarda; AF Madeira; AF Beja e AF Vila Real. Na cidade irmã, os atletas de Viana sentem-se em casa!
A 1.ª Corrida de Carnaval, encheu as ruas do centro histórico de Viana do Castelo. O município e a Xlife Events promoveram uma corrida pedestre de 10 km a par de uma caminhada na extensão de 5 km, com início e fim no eixo central da cidade. Uma corrida que mais se pareceu com um desfile de máscaras!
Henrique Correia, do Sport Clube Vianense, venceu o 5.º Open de Snooker da Região de Lisboa. Com uma última vitória por 3-1, o atleta consolidou a liderança no ranking. Um campeão que não deixa créditos por mãos alheias!
Inesperadamente, a Seleção Portuguesa Masculina de Ténis de Mesa perdeu por (2-3) com a Dinamarca, no fecho da ‘poule’ A2 de apuramento para o Europeu por equipas, no Centro Cultural de Viana. Valeu-nos já estarmos apurados!
César Fonte, ciclista de Vila Franca, (Rádio Popular/Paredes/Boavista), foi o melhor ciclista minhoto na 49.ª Volta ao Algarve. O vianense terminou a prova algarvia no 63.º lugar, numa prova ganha pelo colombiano Daniel Martínez. Ser o melhor dos minhotos já deu muito trabalho!
O VC Viana deslocou-se aos Açores e perdeu por 3-1 com o Fonte Bastardo, sendo afastado da Taça de Portugal. Já a equipa de juniores A femininos de voleibol entrou vitoriosa no Campeonato Nacional de juniores A, ao vencer o CARDES por 3-0. O afastamento da Taça de Portugal foi mais doloroso!
Após derrota em casa na semana passada, o Santa Luzia voltou a ser derrotado, em mais uma jornada da Liga Feminina Placard de Futsal, pelo SL Benfica. Uma pesada derrota por 7-1 num jogo que nunca chegou a ser equilibrado. No pavilhão da luz, o Santa Luzia foi irreconhecível!