Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O desporto requer a vivência do espírito desportivo. Sem ele, o desporto não existe.

É notório que o desporto se sustenta em dois princípios fundamentais – as regras e o respeito pelas mesmas.

O respeito pelos adversários, pelos parceiros, pelo árbitro, são as regras básicas da socialização que o desporto afirma.

O espírito desportivo assume-se como uma questão de civilização, uma oportunidade para a ética individual impregnar o coletivo, no respeito pelas regras do jogo e na afirmação da verdade desportiva.

O desporto implica competição e treino, e este, em larga medida, centra-se nas componentes físicas, técnicas e táticas, já que são estas que mais implicadas estão na chave para o sucesso desportiva: ganhar. 

O fair-play, surgiu como um valor intrínseco ao desporto, como um meio de atingir um ideal humano, preconizado por Pierre Coubertin, o refundador dos jogos olímpicos e inspirador dos atuais valores do desporto.

O conceito de fair-play – jogo limpo, numa tradução literal, é também entendido como desportivismo e espírito desportivo. Mas, numa interpretação mais ampla, é uma maneira de estar na vida. Para outros, o fair-play tem como finalidade “alcançar uma prática desportiva moralmente sã”.

O fair-play promove o desporto e inspira comportamentos, quando estimulado por pais, dirigentes, árbitros e treinadores. Em contrapartida, um desporto vazio de valores educativos é, com certeza, um desporto sem ética e menos equitativo. 

Viana do Castelo, através dos seus clubes e associações, mostra a virtude do desporto em toda a sua grandeza, o respeito e a integridade da comunidade vianense no campo desportivo, com exemplos marcantes na forma de estar e de afirmar os valores olímpicos.

Na cidade dos moliceiros, a Seleção da AFVC de Futsal Masculino sub15, participou no Torneio Interassociações, no qual recebeu o prémio Fair-Play entregue pela Federação Portuguesa de Futebol. A atribuição do prémio procura fomentar o comportamento apropriado em relação ao adversário, dentro e fora de campo, promovendo o desportivismo.

Apesar de, globalmente, o desporto ter sido corrompido pela mercantilização, em Aveiro, a ética desportiva prevaleceu, o exemplo medrou e os jovens atletas de Viana fizeram com que a nossa cidade fosse mais respeitada.

Louros para Bruna Parente e André Pinto, do clube vianense Viana Remadores do Lima, ao conquistarem o título de Campeões do Mundo de Remo Indoor. A prova virtual, proporcionou aos vianenses o pódio!

O Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco da Final Four da Taça de Portugal de Voleibol Feminina e Masculina no próximo mês de março, de 10 a 12, organizado pela Federação portuguesa de Voleibol. Um grande evento com o melhor voleibol nacional!

No Trail, Paula Barbosa, atleta da EDV Viana Trail é campeã nacional de Trail Ultra Endurance F45, conquistando ainda o 3.º lugar da geral, no Trail de Conímbriga – Terras de Sicó, disputado em Condeixa-a-Nova. A EDV reforça o domínio no TRAIL, também a nível nacional!

No coletivo feminino, o Clube de Atletismo Olímpico Vianense também se sagrou Campeão Nacional de Trail Ultra Endurance feminino. Em Condeixa-a-Nova, a equipa feminina do CAOV correu e venceu. Uma dupla vitória para os atletas de Viana!

A equipa nacional de esgrima, comandada pelo treinador vianense José Luciano e que integra os esgrimistas da EDV João Martins e Rodrigo Castilho, disputam em Tallin – Estónia, o Campeonato da Europa de Cadetes e Juniores 2023. Os atletas vianenses competem em Florete Masculino Cadetes. Uma modalidade de grande tradição e muitos campeões em Viana, à procura de títulos internacionais!

Num duelo ibérico, o atleta Victor Brito, do Clube de Combate Alta Tensão, lutou no sábado passado em representação da seleção de boxe do Norte, e venceu o seu adversário galego. O atleta vianense alcançou a vitória no combate, aos pontos!

A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Barroselas recebeu e dinamizou, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, o 1. ° Encontro de Patinagem, com muito entusiasmo e desportivismo. Ficou a vontade de repetir a experiência!

Por um percurso de cerca de 3h, com marcha e alguns treinos em plena natureza, os karatecas da Associação Seishin Kyokushin Karate, realizaram o habitual estágio de Inverno Kangeiko, na freguesia da Montaria, do nosso concelho. Esta tradição japonesa proporciona o treino físico do corpo e, essencialmente, prepara o espírito e a mente!

Ana Azevedo, atleta de futsal do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino, e disputar o Campeonato da Europa de Futsal Feminino, que vai realizar-se em Debrecen, na Hungria, em março. Na anterior competição, foi eleita a melhor jogadora do campeonato europeu!

A equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (3-0), em Espinho, e complicou a vida. O Voleibol Clube Viana vai disputar a derradeira jornada, obrigada a ganhar ao Ginásio Clube de Santo Tirso, para se conseguir manter na 1.ª divisão. No pavilhão de Sta Maria Maior, vamos todos vestir a camisola do VCV!

Após 13 derrotas, a Juventude de Viana voltou a encontrar o caminho das vitórias e bateu o Parede (5-2). Com este resultado, acendeu uma luz trémula para escapar à descida de divisão. Num jogo marcado pela longa espera por uma ambulância, para assistência a um jogador francês, a JV entrou na luta pela manutenção!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.