Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

O bilhar é considerado um desporto de exercício moderado, mas muito mais que um simples jogo de café. Como desporto que é, requer condição física e psicológica. Também exige concentração e maturidade para entender as amplitudes da lei de Newton no que se reporta à relação de forças entre o movimento e a inércia.

Dizem os entendidos que, jogado ao mais alto nível, deixa de ser um jogo para ser uma ciência, pejado de ângulos, retas, perpendiculares, resistência e propulsão, atrito e gravidade, efeitos, tabelas e tacadas de precisão.

São muitas as variantes do bilhar e três as mais praticadas, reconhecidas e aplaudidas: a Carambola, o Pool e o Snooker.

É um jogo de certo modo popular, mas é, igualmente, à sua maneira, elitista. Porque se joga em todos os cantos do mundo, em 1998, foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional como desporto olímpico, representado esse reconhecimento a sua consagração em termos desportivos.

De longa tradição em Viana do Castelo, o município tem atualmente grandes jogadores de bilhar de gabarito internacional, vianenses que já militaram nos mais credenciados clubes nacionais da modalidade e deram a Viana campeões nacionais por equipas três anos consecutivos.

A vantagem, que representa o potencial de a cidade ter grandes jogadores, levou os centenários clubes Viana Taurino Clube e SC Vianense a impulsionarem o bilhar com a criação de uma escola de bilhar no primeiro, e a instituição da modalidade no segundo. Com resultados expressivos e o crescimento da modalidade de forma sustentada, pelo empenho das respetivas direções, com o VTC a competir com três equipas no Campeonato Nacional de Pool da 2.ª Divisão e na fase final da Taça de Portugal.  

O Viana Taurino Clube criou a escola de bilhar, pelo ex-diretor e atleta Manuel Gama, tricampeão nacional de Pool e um dos melhores bilharistas a nível europeu, regressado agora ao clube que o viu crescer. O SC Vianense acrescentou ao seu ecletismo esta modalidade, com Vânia Franco – no top10 da Europa e com 2 medalhas de ouro – e Henrique Correia – campeão da Europa e 16 títulos no currículo.

A prestação destes consagrados bilharistas trouxe de volta o bilhar ao mais alto nível a Viana do Castelo, em representação internacional com as cores portuguesas, como no recente Euro Tour da Áustria, Prova do Circuito Europeu 2023.

O projeto de incrementar o bilhar em Viana prossegue com crescente dinâmica, visibilidade e o entusiasmo do Viana Taurino Clube e do SC Vianense. Assim se cumprem os propósitos do desporto e, em particular, do associativismo desportivo vianense.

O ciclista vianense Iúri Leitão e o português Ivo Oliveira conquistaram o ouro na Taça das Nações de Ciclismo de Pista, vencendo a prova de Madison que decorreu em Milton, no Canadá. A dupla portuguesa de ciclistas ganhou duas voltas ao pelotão. Outro êxito estrondoso de um atleta vianense na alta roda do desporto mundial!

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) ganhou as três finais que disputou, no voleibol e andebol feminino, basquetebol e futsal masculino, vencendo respetivamente o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; a Universidade do Porto; a Faculdade de Motricidade Humana; e o Politécnico de Coimbra, nos Campeonatos Nacionais Universitários que se disputam em Viana do castelo. E quatro dos nove títulos em disputa, já viajaram para Braga!

A esperança ainda não morreu e o Voleibol Clube de Viana venceu o Clube Atlântico da Madalena, por 1-3, no arranque do play-off de manutenção na 1.ª divisão nacional, disputado à melhor de três partidas. Os vianenses ganharam vantagem na luta pela permanência e, sábado, no Pavilhão Municipal de Sta Maria Maior, pode decidir a permanência em caso de vitória. Então, todos ao pavilhão apoiar o VCV a manter-se na PRIMEIRA DIVISÃO!

Este fim de semana decorreu o Endurance-Karting 2 Horas, com 35 equipas inscritas. O grosso do pelotão era grande e de consagrados méritos, com grandes nomes da competição desta modalidade desportiva. No endurance, não basta ser rápido, é preciso ter estratégia!

Rui Leitão, em representação da APPACDM de Viana do Castelo, é o Campeão Nacional de Remo Indoor da ANDDI na categoria de Desenvolvimento 500 metros (para pessoas com deficiência intelectual. No pódio juntaram-se os colegas, André Afonso na segunda posição e José Luís de Jesus no terceiro lugar. Viana bem representada e o desporto adaptado a colecionar títulos! 

O vianense Luís Pedro Vilaverde, atual vice-campeão nacional de Kayak Polo 2022, conquistou o terceiro lugar do pódio, em Portimão, na 1.ª fase do Campeonato Nacional da modalidade integrando a equipa sub 16 do CN de Arcos de Valdevez. Um lugar promissor para chegar ao topo!

O Pavilhão da EB 2,3 de Monte da Ola, em Vila Nova de Anha, foi palco este fim de semana, do Campeonato Distrital e Torneio de Benjamins – Patinagem Artística. A organização foi da EDV e AP Minho. O desporto descentralizado a envolver os mais jovens!

Numa organização do Viana Motor Clube, decorreu no sábado, a concentração junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, seguida do passeio, destinado a Automóveis de Todo o Terreno com data de produção até ao ano de 1989, em estado original. Um desfilar de clássicos a colorir Viana!

Maduros estão Alexandre Morgado, em M3 -90 Kg, e Luísa Garcia, em F2 -70 Kg, atletas do JUVIANA – Judo Clube de Viana, Campeões Nacionais no recente Campeonato Nacional de Veteranos, organizado pela Federação Portuguesa Judo. Os veteranos teimam em não largar o desporto e, vai daí, duas medalhas de ouro!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.