Desporto em registo semanal

Picture of Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

A cidade de Viana do Castelo foi escolhida pela Federação Europeia para receber a final a oito da edição de 2022/23 da Liga dos Campeões de hóquei em patins (58.ª edição da WSE Champions League Men Final 8), a maior prova europeia de clubes da modalidade, que decorreu entre quatro e sete de maio, no Pavilhão Municipal José Natário.

Em comunicado, a Federação Europeia (World Skate Europe Rink Hokey) destacou que Viana do Castelo tem uma história rica no hóquei em patins e é uma cidade com excelentes infraestruturas desportivas para garantir o sucesso da competição para os jogadores e adeptos. 

O seu presidente, o português Luís Sénica, garantiu uma competição de grande nível em termos de qualidade e organização, assumindo a mudança de paradigma, para elevar em qualidade este tipo de eventos. O “charmain” da World Skate Europe, prometeu a melhor edição de sempre e uma grande festa do hóquei, enquanto a Câmara Municipal viu no evento a possibilidade de impulsionar e robustecer o hóquei em Viana do Castelo, pela presença das grandes equipas e dos melhores jogadores mundiais.  

A competição trouxe a Viana as oito melhores equipas europeias do momento, entre as quais, os italianos do Trissino, atuais detentores do título; os dois clubes com mais finais europeias, o Barcelona e o FC Porto; e outros campeões europeus em edições anteriores, Sporting CP, SL Benfica e Óquei Clube de Barcelos.

Prova rainha do calendário europeu, disputada em Portugal pelo quinto ano consecutivo, agitou a cidade de Viana, pelo entusiasmo das claques das grandes potências da modalidade e pelo inequívoco arrebatamento dos vianenses pelo hóquei em patins.

A competição teve a maior transmissão televisiva de sempre, com os jogos a serem transmitidos por dez canais, e uma das maiores produções na história da competição, com sete câmaras instaladas no recinto.

A organização da competição em Viana do Castelo, recebeu o entusiástico aplauso de jogadores, stafes e equipas técnicas, pelo primor de três dias de competição ao mais alto nível e pela decoração do pavilhão José Natário, vestido a rigor para a liga dos campeões; e a censura de muitos adeptos das equipas e do público, pela ausência de bilhetes, escassez de lugares e reduzida capacidade do pavilhão para um evento europeu.

A vitória, merecida, coube ao FC Porto, ante o Valongo, após 10 finais sucessivamente perdidas, com o presidente Pinto da Costa a erguer a Taça e a lembrar de ter iniciado as funções de dirigente, em 1962, nesta modalidade.

Um evento mais que se regista, a prestigiar o município e a “VIANA DO CASTELO CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023”.

O ciclista vianense Iúri Leitão (Caja Rural), de 24 anos, venceu a Volta à Grécia. Na última etapa da prova, posicionou-se no 2.º lugar, alcançando assim a vitória na geral. Um grande valor no ciclismo nacional em crescendo!

O vianense André Carreiras, mesa-tenista em representação do Sporting CP, alcançou a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Equipas Sub-19, que decorreu no Centro de Estudos de Fátima. No ténis de mesa, Viana mostra novas potencialidades!

Boa prestação do piloto do SC Vianense, Renato Pita, ao subir ao pódio no Campeonato da Madeira de Ralis 2023, com um terceiro lugar final (2RM Madeira) no XIX RALI da CALHETA. O piloto vianense conduz um Peugeot 208 Rally4, com a chancela de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. Um ás do volante!

O Voleibol Clube de Viana, após o confronto com o Leixões SC, chegou no fim de-semana à Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores B1 (Sub-21) masculinos. Uma época desportiva intensa coroada de sucesso!

A seleção vianense de futebol feminino, no Torneio Interassociações Futebol Feminino Sub-14, terminou a sua participação neste torneio nacional em segundo lugar da Liga Prata. Uma excelente prestação das raparigas de Viana!

Na fase de subida do Campeonato de Portugal, o SC Vianense empatou (0-0), na deslocação ao campo do Lusitânia de Lourosa. Agora, seguem-se 3 jogos consecutivos em casa. O apoio ao SC Vianense é crucial para lograr o objetivo da subida!

O Estádio Municipal Manuela Machado, acolheu este fim de semana, o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo pista ar livre, com as várias disciplinas de atletismo. Uma grande jornada desportiva com os nossos universitários! 

A Escola Desportiva de Viana marcou presença em Paredes, no Campeonato Europeu de Show e Precisão com as patinadoras Carolina Carvalhosa e Diana Campo, que recentemente se sagraram campeãs nacionais. Uma modalidade que se afirma a cada dia!

O Clube Ténis de Viana, acolheu o maior torneio de veteranos da Federação Portuguesa de Ténis, a Taça João Cerqueira que este ano conta com um Prize Money de 5.000€ e traz aos Courts do CTV os 90 melhores tenistas veteranos nacionais! Uma modalidade bem enraizada em Viana a revelar organização!

O vianense José Manuel Martins participa no Campeonato do Mundo de Triatlo de Longa Distância, na Ilha de Ibiza. O atleta compete na categoria 30-34 anos, e terá que percorrer 3km de natação, 120km se bicicleta, e 30km de corrida. Uma modalidade exigente só ao alcance de alguns!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.