Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

Iúri Gabriel Dantas Leitão é um ciclista nascido em Viana do Castelo em 1998, mais precisamente em Santa Marta de Portuzelo, apaixonado pelas bicicletas desde os cinco anos.

Aos 24 anos, o jovem vianense está em destaque no ciclismo de pista e de estrada, entre mundiais, europeus, e competições internacionais, exibindo uma qualidade desportiva que já tinha no sangue no início da adolescência. 

A carreira tem sido mais mediática com os sucessos obtidos no ciclismo de pista, mas as qualidades de “sprinter” reveladas nas provas de estrada, estão a mostrar um ciclista completo de enorme talento e futuro promissor.

Iúri é hoje um devorador de medalhas que aprendeu a pedalar num evento da paróquia. Desde petiz, começou e formou-se na Escola de Ciclismo de Santa Marta e, com seis anos, assinou os papéis de federado, estimulado pelo pai que tinha sido ciclista na juventude.

A paixão do ciclismo tem projetado o atleta, a grande revelação desportiva de Viana do Castelo dos últimos anos, com um êxito internacional assombroso e a dar a Portugal os três metais do pódio e alguns títulos, os primeiros alcançados em pista.

Especialista em pista, foi campeão da Europa em 2020 em “Scratch”, prata em “Eliminação” e bronze em “Omnium”; campeão do Mundo 2023 na prova olímpica de “madison”, a mais exigente das corridas de resistência em pista; medalha de prata na aprova de “Eliminação” nos Mundiais de Pista de Roubaix 2021; campeão da Grécia 2023.

A mudança para o Clube de Ciclismo da Bairrada, aquando da construção, nas proximidades, do velódromo em Anadia, deu um impulso decisivo à carreira do vianense. Chamado à Seleção Nacional em 2019, Iúri não pára de obter resultados nacionais e internacionais.

Dotado de espírito competitivo, encara o ciclismo muito a sério e sempre com a ambição de ser dos melhores. Esforçadamente, conciliou o desporto com a escola, concluindo em 2017 o 12.º ano, optando definitivamente pela carreira profissional de ciclista, com passagem por várias equipas nacionais e internacionais, atualmente na Caja Rural, sediada em Pamplona.

O ciclismo de pista está em crescendo em Portugal e Iúri Leitão é o interprete da revelação ao mundo, do potencial dos ciclistas portugueses nessa vertente, não descurando o sonho de marcar presença nos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A recente vitória na Volta à Grécia é mais uma glória a coroar o talento do vianense e demonstra que Portugal tem um “sprinte” no pelotão internacional capaz de lutar pelos primeiros lugares do pódio. 

Iúri Leitão, um enorme atleta e um grande orgulho para Viana do Castelo!

O Prémio Fair-Play/Una Seguros da época 2022/2023 foi atribuído ao Voleibol Clube de Viana pela FPV. Os vianenses asseguraram a permanência na Liga Una Seguros, a principal competição de voleibol em Portugal. O Prémio Fair-Play recompensa a equipa com a melhor conduta da Liga!

A Saertex Portugal/Edaetech, equipa vianense que participou com 19 atletas na competição, subiu ao segundo lugar do pódio no Campeonato Nacional de XCM que teve lugar em Castro Daire. Outros dois atletas conquistaram o bronze em “elites”. Prémios nacionais a prestigiarem o desporto concelhio!

No passado fim de semana, o Estádio Municipal Manuela Machado recebeu a Taça Fundação INATEL. A competição, que reúne os distritos de Viana do Castelo e Braga, opôs a ARCD Fornelos e Queijada e a ADCR Rebordões Santa Maria, ambas do concelho de Ponte de Lima. Com Viana ausente, não faltou festa bem animada!

A surfista vianense Marta Paço, bicampeã mundial de Surf Adaptado (2021 e 2022), venceu a primeira etapa do Circuito Mundial para 2023 que decorreu no Hawaii, Estados Unidos, na categoria Blind No Vision. Uma medalha de ouro que recompensa a dedicação de uma resiliente atleta!

Na Meia-Final da Liga Placard Futsal Feminino, disputada no pavilhão José Natário, o SL Benfica ganhou vantagem na eliminatória ao bater a Santa Luzia FC por (0 – 6). As meias-finais são disputadas à melhor de três jogos, na luta pelo título. Um desacerto que se espera consertar!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.