Decorreu no pavilhão Mestre Luís Braga, o Torneio Mais Squash Open Viana, de nível 1, promovido pela Academia Mais Squash, aberto a todos os jogadores com filiação ativa na Federação Nacional de Squash, e organizado por esta com o apoio do município.
O aluno Eduardo Rocha, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sagrou-se vice-campeão, num regresso à competição, após prolongada ausência.
Pelo número de participantes e pelo espírito desportivo reinante, a competição alcançou um êxito assinalável, numa modalidade que é desconhecida da maioria dos vianenses. A cidade possui apenas um campo de jogos, à avenida do Atlântico, integrado no pavilhão municipal de Monserrate, depois da inoperacionalidade do campo no Hotel Viana Sol, quando este encerrou as portas e fechou os equipamentos desportivos com que estava dotado.
O impulso da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, ao integrar este torneio nos eventos desportivos, é um passo decisivo e estimulante para o crescimento da modalidade no meio desportivo da cidade.
O squash é um desporto anti-stresse muito popular por todo o mundo, ao fazer prevalecer o prazer e os momentos de diversão, com os dois jogadores lado a lado na mesma metade do campo, a baterem bola contra a parede frontal.
O squash joga-se numa sala pequena (court) com bola e raquetes, a propiciar o relaxamento. A concentração exigente, as deslocações sucessivas, a precisão das pancadas, a gestão do esforço, a antecipação das jogadas do adversário, ajudam a descomprimir e esquecer os problemas do quotidiano.
O gasto energético associado à prática do squash é um grande contributo para melhorar a condição física e controlar o peso. É benéfico para o coração porque estimula a circulação sanguínea e reforça o músculo cardíaco, desenvolvendo a resistência aeróbica para manter o ritmo e a explosividade. Em competição ou em lazer, o squash desenvolve a flexibilidade, a velocidade e a coordenação de movimentos, revelando-se um desporto completo.
A singularidade desta modalidade é explorar a criatividade e o lado ardiloso de cada jogador ante as investidas do adversário.
Praticado em lazer, é acessível, recomendável e saudável para todos, em todas as idades.
A competição, definitivamente, pode projetar um futuro mais ambicioso para o squash vianense.
O Titan Super Groms de surf, 1.ª etapa do AON Titan Trophies 2023, disputado em Leça da Palmeira, reuniu os melhores surfistas regionais do Norte, nas categorias sub-14, sub-16 e sub-18 masculinos e femininos. Gonçalo Rego, do Cabedelo Surf Clube, é o brilhante vencedor, arrebatando o título de campeão sub-14. Uma conquista esforçada com muita tenacidade!
No Campeonato Nacional de Desporto Escolar 2023, Beatriz Pereira, atleta da EDV, em representação da Escola de Barroselas, sagrou-se Campeã Nacional nos 50 m Costas; Vice-Campeã Nacional nos 200 m Livres e 3.º lugar nos 100 m Livres. Uma atleta completa!
A equipa feminina de voleibol da ADC Perre foi a grande vencedora do Torneio Joaquim Vilela de Master Femininos da Associação de Voleibol do Porto. A ADC Perre terminou o torneio só com vitórias e vai agora participar no Campeonato Nacional de Masters femininos. Perre e o voleibol feminino já são indissociáveis!
No Campeonato Nacional de Águas Abertas Masters – OPEN, Vânia Neves, do Viana Natação Clube, foi a grande vencedora da prova dos 3000 m. Vânia, já havia vencido a prova dos 1500 m. Na prova dos 5.000m, os louros vão para a jovem Maria Pinto, do Viana NC, ao vencer na categoria de 14/15 anos. Uma atleta consagrada e outra a revelar-se!
Tiago Maciel, natural de Darque, do Viana Garças Clube, vencedor da Taça de Portugal em C1, foi convocado pela Federação Portuguesa de Canoagem, para o estágio que se realizou de 15 a 20 de maio, com os melhores desportistas portugueses desta modalidade. Os remadores vianenses indispensáveis à seleção nacional!
No domínio do futebol da AFVC, o GD Bertiandos conquistou a Taça Alto Minho; o SC Melgacense subiu à primeira divisão distrital; a AD “Os Limianos” é campeão distrital da primeira divisão e sobe ao Campeonato de Portugal e o Âncora Praia lidera a classificação geral do Campeonato de Veteranos do Alto Minho. O Deucriste SC, do nosso concelho, tem boas hipóteses de acompanhar o Melgacense na subida à 1.ª divisão distrital. Que assim seja!
O SC Vianense ganhou ânimo na disputa da subida à Liga 3, ao bater o SC Salgueiros e ao posicionar-se no 2.º lugar a par do Amarante. A duas jornadas do fim, só vitórias podem confortar os vianenses!
Dos muitos eventos ocorridos no concelho, destacam-se: – 5.ª Prova do Campeonato Nacional de Campo – Tiro com Arco, no Estádio Municipal Manuela Machado; as finais masculinas e femininas da Taça de Futsal da AFVC, no Pavilhão José Natário; a Fase Final Juniores B1 (Sub21) Masculinos – Voleibol, com o Voleibol Clube de Viana a conquistar o 3.º lugar do pódio; o Campeonato Regional de Team Racing, disputado entre 17 equipas de Optimist no estuário do Lima. Desporto em ação em todos os quadrantes!
Jorge Longarito, vianense e empresário de 33 anos, foi eleito para o próximo biénio, presidente da Associação Juventude Viana. Recorde-se que o seu pai havia presidido ao clube. Salvaguardada a estabilidade financeira, espera-se nova dinâmica num dos clubes mais queridos da cidade!