Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O SC VIANENSE, centenária agremiação de Viana do Castelo a celebrar 125 anos de atividade ininterrupta, acaba de obter um valoroso prémio pelo labor desportivo ao longo da temporada, com a ascensão da equipa de futebol à Liga 3.

Depois de um longo e penoso período a militar na 4.ª divisão e nos campeonatos distritais, o SC Vianense – num assomo de audácia, tenacidade e consistência – conseguiu subir de divisão e posicionar-se num patamar mais competitivo e exigente, que vai reclamar o reforço dos apoios financeiros das entidades públicas, dos associados e da cidade. 

O feliz acontecimento, já celebrado e participado pela comunidade e a ressuscitada massa associativa, no estádio e na histórica sala de visitas, com esfuziante entusiasmo e transbordante alegria, contagiou a cidade, os meios sociais, culturais e desportivos, acentuando a dinâmica e o brilho de uma urbe particularmente festiva com o galardão de CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023.

Ao sucesso na subida de escalão futebolístico, o “velhinho” vianense quis juntar o título de campeão nacional do Campeonato de Portugal. Conseguiu mobilizar e levar à “finalíssima”, no Jamor, uma multidão entusiástica pintada de azul, na qual se bateu com tremenda dignidade e grandíssimo brio e intrepidez, numa derrota imerecida.

O SC Vianense nasceu no século XIX e, na primeira metade do século seguinte, conjugou diversificada prática desportiva com apreciável preocupação social e memorável atividade cultural e artística que irradiava da sua sede. Impulsionou atividades que marcaram as primeiras décadas, abraçou iniciativas sociais fecundas, realizou eventos festivos, estimulou o profícuo intercâmbio com a cidade de Aveiro e organizou uma equipa de futebol que, nos primórdios da modalidade, alcançou notoriedade e suscitou fundamentado temor. 

O feito alcançado na época desportiva agora finda, olvida os anos mais sombrios do desempenho competitivo da equipa de futebol e das gestões desportivas que comprometeram o futuro do clube. Promissor, é a subida de divisão ocorrer no ano em que o Clube aprovou uma significativa alteração estatutária, entregando a gestão do futebol sénior a privados, com a criação do SC Vianense – Futebol SAD.

O tempo é de festa e celebração. O SC Vianense subiu um degrau na escala do futebol português. A Liga 3 ainda é um escalão secundário e modesto, pouco condizente para uma cidade capital de distrito. 

Que o clube e a cidade saibam irmanar-se nos objetivos, nas virtudes e nos predicados para almejarem outro patamar.

Diogo Caleiro e Miguel Ricardo, canoístas do Darque Kayak Clube, venceram o Nacional Inter-Regiões em C2 júnior 500m de Regatas em Linha, que decorreu no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Dois campeões juniores a prometerem liderança na modalidade!

Cerca de 650 atletas provenientes de diferentes localidades de Portugal competiram no fim de semana no Gira-Vólei que se desenrolou no Parque Ecológico Urbano de Viana. Num espaço privilegiado, o desporto respira melhor!

Uma delegação de três elementos da APPCDM de Viana do Castelo, participou no Meeting transnacional, do projeto Aquality Eramus+ Sport, em Elbla, Polónia, para promover a prática de desportos náuticos para pessoas com deficiência intelectual. O desporto inclusivo não está descurado na APPCDM Viana! 

Rui Pedro Palma, motociclista de Viana do Castelo, subiu ao pódio no primeiro dia do Estoril II, no Circuito Mário Rui Monteiro. O piloto de Viana do Castelo conquistou o terceiro lugar na corrida da Copa Dunlop Motoval Classe 2, prova inserida no Campeonato Nacional de Velocidade. Ótima prestação para atacar os lugares de pódio na geral!

Sérgio Maciel, do Viana Garças Clube, foi o grande vencedor da prova de C1 Sénior do Campeonato Nacional de Maratonas, realizado em Ponte de Lima, alcançando o título de Campeão Nacional. Um nome consagrado já na calha para o Campeonato Europeu!

A ADC Perre acaba de conquistar o título de Campeão Nacional de Veteranos Femininos de Voleibol. Num jogo difícil e renhido, a equipa de Viana do Castelo bateu a AAS Mamede por 3-1. Depois de 3.º, o ano passado, o título aí está. Parabéns!

Cláudia Ferreira, atleta vianense do Sporting Clube de Portugal e especialista no lançamento de Dardo, convocada pela Federação Portuguesa de Atletismo, vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Equipas, que ocorrerá na Silésia, Polónia, de 23 a 25 de junho. Uma atleta mais a representar Viana na alta competição europeia!

João Pedro Peixoto e Leandro Parreira, dupla vianense, alcançaram o 3.º lugar da geral no Spirit e a vitória na sua categoria, no Rally Spirit 2023, ao volante de um Renault Clio 16V, preparado pela Equipa Vianense JJ Team, prova destinada a modelos Históricos e Clássicos. A equipa exibiu com orgulho as cores da Viana Cidade Europeia do Desporto 2023!

A Concentração Solidária de Traquinas teve no fim de semana uma atividade com diversão, fair play, muitos golos e uma alegre confraternização, na freguesia de Deocriste. A presença do Santiago mais animou a pequenada! 

Tomás Pacheco, velejador do Clube de Vela de Viana do Castelo, classificou-se em primeiro lugar no Ranking de Portugal da Classe, num universo de 120 velejadores, apurando-se para o Mundial da Classe Optimist, que vai decorrer na Costa Brava, Espanha. Viana estará assim representada na prova rainha da classe Optimis!

A Praça da República animou-se com atividades de Boccia e o Santiago não podia faltar. A inclusão desportiva bem presente na Viana Cidade Europeia do Desporto!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.