Desporto em registo semanal

Author picture

O concelho de Viana do Castelo é, há longos anos, um destino turístico de excelência da região norte de Portugal. A combinação de condições naturais favoráveis, uma paisagem exuberante e um clima propício, favorece a promoção de atividades turísticas.

Viana do Castelo sonha, também há longos anos, por um campo de golfe! Francisco Sampaio, o timoneiro da extinta Região de Turismo do Alto Minho, no seu longo mandato, lutou apaixonadamente por este desiderato. Sem desfalecimento, mas com enorme desalento pela não concretização deste objetivo capital para Viana. Ponte de Lima avançou e Viana estacionou!

O Clube de Golfe de Viana exaspera por um campo de golfe que permita a prática da modalidade no concelho. Os concelhos vizinhos do nosso município, com exceção de Caminha, possuem excelentes “greens”, e novos campos nascem todos os anos por todos os lados, aproveitando o esplendor da natureza ou beneficiando áreas degradadas e sensíveis que criam áreas ecológicas mais sustentáveis.

O golfe, um desporto de ar livre nascido no século XIV na Escócia, tornou-se um desporto moderno em crescimento acelerado em todo o mundo e continuará a aumentar nas próximas décadas, acompanhando o aumento da idade média e esperança de vida das populações. Tem um impacto macroeconómico profundo na economia de Portugal, gerando riqueza, com os mais de 90 campos a representarem mais de mil milhões de euros de receitas diretas e perto de 17 mil postos de trabalho, com uma receita média por campo de golfe de 1,8 milhões de euros.

O golfe tem reflexos significativos no turismo e no desporto, combate a sazonalidade turística da região e propicia a vida saudável, por se tratar de um desporto que estimula o companheirismo, a disciplina, a cortesia, o respeito e a integridade. 

Agora que Portugal é um dos destinos mais procurados para a prática do golfe e Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto, é chegada a hora do município mapear terrenos, procurar parcerias, investidores e agentes empresariais para colmatarem esta grave lacuna no desporto e no turismo, da cidade que fica no coração de quem nos visita.

Sobram pavilhões desportivos, repetem-se equipamentos discutíveis, descuram-se clubes e modalidades, inibe-se a prática de um desporto salutar e estratégico para o dinamismo do turismo e da economia local. A ambição de consolidar Viana – “cidade do desporto”, tem que incorporar equipamentos essenciais e decisivos.

Um campo de golfe no concelho, hoje, é mais pertinente que uma nova travessia rodoviária no rio Lima!

A Associação de Futebol de Viana do Castelo escolheu Rui Vasquinho, natural de Esposende, para novo coordenador técnico. Licenciado e mestre em Educação Física, treinador UEFA PRO e um percurso de 20 anos como treinador, o novo coordenador promete trabalho e dedicação. E arrumar a casa que bem precisa! 

Mais de 150 atletas federados, divididos por 5 escalões, estiveram presentes no Encontro Nacional de Voleibol ao Ar Livre 2023, no jardim da Marina. Para além da competição, reinou o convívio aberto entre jovens atletas. Organização conjunta da FPV e da CMVC! 

No Campeonato Nacional de Maratonas em Ponte de Lima, dois canoístas do Darque Kayak Clube, sagraram-se campeões nacionais. A dupla Diogo Caleiro e Miguel Ricardo venceram em C2 Júnior. Renovadas promessas para a canoagem portuguesa!

Quem andou ligeirinho foi Ricardo Dias, do Olímpico Vianense, o grande vencedor da Meia Maratona de Caminha, na categoria masculina. Os velocistas do Olímpico Vianense sempre no pódio! 

No dia 30 de junho, teve lugar o Open Day de SUP Para Todos da APPACDM de Viana do Castelo, na Praia Fluvial D. Prior – Argaçosa, promovido pela equipa de Desporto Para Todos da instituição, em parceria com a “Modo Experto School”. Mais de 100 participantes com diversidade funcional a deslizarem sobre as águas do Lima em equipamentos e cadeiras anfíbias!

O Anfiteatro do Jardim da Marina acolheu, na semana passada, a Cerimónia de Abertura do Encontro Nacional de Minis de Andebol 2023, precedida de um desfile com os Triquelitraques de Afife. Marcaram presença, 60 equipas de 35 clubes e 750 atletas, que disputaram mais de 200 jogos nos pavilhões David Freitas, Atlântico, Monserrate e do Seminário, numa organização da FPA e ADA de Afife. O Encontro Nacional de Minis, juntou Bambis e Manitas que emprestaram maior colorido à florida cidade de Viana!

O Clube de Ténis de Viana disputou o Campeonato Nacional de Equipas Veteranas, numa organização da Federação portuguesa de Ténis. O evento ficou para a história do Clube. Ao fim de 26 longos anos de fastio, o Clube de Ténis de Viana voltou a ser Campeão Nacional com a equipa de + 50! O Clube também acolheu o Campeonato Regional de SUB 14 Masculino e Feminino, organizado pela ATPorto. Parabéns ao CTV e aos campeões!

Viana do Castelo foi palco do EVRICUP Viana 2023 – European Veteran Rollerhockey Invitational Cup, o maior torneio internacional de masters de hóquei em patins, com a participação de 28 equipas de veteranos, nas categorias de + 35 anos e + 50 anos. Os jogos disputaram-se nos Pavilhões José Natário e Nicolau Veríssimo, reunindo 300 atletas de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Países Baixos, Argentina e Brasil, numa organização da AJV e o apoio do Município. Uma grande jornada de reencontro de velhos amigos e adversários! 

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.