A 84.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada e chega esta semana a Viana do Castelo. Este ano volta a ser de Portugal continental inteiro, do interior ao litoral, do Minho ao Algarve.
A festa do ciclismo nacional, que tanta paixão desperta e une territórios e populações, junta cerca de 130 atletas de 19 equipas, em 1600 km de competição de alto rendimento, disputados em 10 etapas.
A mais carismática das provas do calendário velocipédico nacional, agora liberta das descrenças e polémicas que ensombraram a edição do ano passado com o doping a fazer grandes estragos na reputação da modalidade, investiu na prevenção e fiscalização traduzido no passaporte biológico para reforçar a transparência e confiança nos atletas.
A Volta a Portugal, o mais democrático dos eventos desportivos itinerante, que pela proximidade leva às localidades e à porta dos portugueses uma das modalidades mais queridas do povo, é uma tradição e uma paixão quase centenária. O ciclismo promove a superação pessoal, a união, o espírito de equipa, e ainda a paixão pela espetacularidade do desporto, quando pautado pela pelos princípios da ética e do desportivismo.
A presença da volta em Viana do Castelo foi decidida o ano passado, após a atribuição ao município do galardão VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, integrando-a na programação dos eventos desportivos do ano, o que se compreende pela visibilidade da prova-rainha do ciclismo.
É inquestionável o contributo da Volta a Portugal para a promoção do património histórico, cultural e natural, contribuindo para um melhor conhecimento da identidade das regiões e das localidades envolvidas. A projeção mediática que o evento desportivo alcançou, com as transmissões televisivas em direto e online, irão proporcionar a Viana do Castelo belas reportagens com imagens da encantadora montanha dourada e a deslumbrante paisagem com a cidade aos pés.
A Volta a Portugal termina no monte de Santa Luzia, domingo, dia 20 de agosto, com o contrarrelógio de 18,2 km a iniciar-se às 17h00 na Alameda 5 de outubro. E aqui reside a controvérsia que divide os vianenses!
A cidade vive o dia maior das Festas da Senhora d’Agonia – dia da cidade – e, certamente, regurgitará de turistas, estará prenhe de romeiros para a serenata, e a rebentar de autóctones que vivem a alegria da romaria.
As restrições de circulação, pedonal e rodoviária, do centro histórico da cidade a Santa Luzia, a que a delonga do contrarrelógio obriga, vão criar uma desordem desnecessária e precipitada. As Festas da Sra. d’Agonia dispensavam esta perturbação. A cidade não precisava atrair mais visitantes para eventos fora da Romaria no dia grande das festividades. O povo já reclama, a cidade inquieta-se, cresce o ruído…
Não bastam boas intenções. É preciso tomar boas decisões!
Beatriz Pereira, atleta barroselense, nadadora da EDV, em representação do AE de Barroselas, foi selecionada para integrar a delegação portuguesa, na modalidade Natação, na 2.ª ISF U15 Gymnasíade 2023, que decorrerá de 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro, Brasil. Uma honra para a única representante do distrito na delegação portuguesa!
O novo embaixador desportivo do concelho, o ciclista Iúri Leitão, Campeão Mundial de Ciclismo de pista na disciplina olímpica de omnium, foi recebido pelo presidente da câmara. O segundo português campeão do mundo de ciclismo é de Viana do Castelo!
A Fan Zone da Volta a Portugal em Viana do Castelo, instalou-se no Irish&Co (Cais de Viana). Um espaço de animação para acompanhar a Volta a Portugal em Bicicleta. Uma aposta assertiva em instalações convidativas!
Decorreu no domingo de manhã, na praia Norte, mais uma jornada do Verão Desportivo promovido pela CMVC, dedicado ao ténis e capoeira. O desporto informal podia ser mais participado pelos vianenses!
No Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, a AD “Os Limianos”, venceu a Supertaça da AFVC ao bater por (2-0) a UD Lanheses. Um justo vencedor que brilhou no campo de jogos!
A Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, na época 2023/2024, vai contar com menos cinco equipas inscritas. Desistiram o CCD Ancorense, GD Bertiandos, ADC Alvarães, Desportivo Monção b e SC Valenciano b. A Segunda Divisão ficará com 17 clubes inscritos. As razões são várias: financeiras; alteração de projetos; reformulação da política desportiva!
Na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Sport Clube Vianense vai jogar na casa do Aliados de Lordelo e, caso vença, defrontará fora o Vitória de Sernache. Depois da subida, espera-se um bom percurso na Taça!
No Campeonato Nacional de Regatas em Linha (Canoagem), disputado no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, o Darque Kayak Clube arrecadou quatro títulos de vice-campeões nacionais nas provas de C2 júnior 500; KL2 200 e 500. A canoagem de Viana em alta performance!