Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O espetáculo desportivo continua a ter palco em Viana do Castelo. A VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, semana após semana, encarrega-se de trazer à cidade grande parte dos grandes eventos desportivos nacionais, em diferentes modalidades, com relevo para o desporto competitivo na fórmula de finais nacionais. Com o senão de os munícipes desconhecerem as contrapartidas financeiras, incentivos e os gastos do erário municipal com tão farta centralização do desporto-espetáculo e outros diversificados eventos na cidade.

Mas, o ano é de festa desportiva, de competições nacionais e internacionais, de encontros e torneios e, por ora, a folha de custos está ausente da discussão pública. Pese embora o dever de informação, a seu tempo o questionamento terá lugar.

A mediatização desportiva tem ajudado a popularizar alguns desportos, como a Volta a Portugal e a Supertaça Ibérica de Andebol, este fim de semana com larga transmissão televisiva pela RTP2, desde Viana do Castelo. Pena é que esta mediatização não cubra os chamados desportos não populares, relegados a um ostracismo militante dos órgãos de comunicação social.

Ao abundante desporto-espetáculo que se tem exibido em Viana, tem faltado ações que estimulem a autonomia desportiva das associações locais, tão dependentes do apoio autárquico, e essas, sim, o garante do desporto e da prática desportiva na comunidade vianense. Depois da festa, findas as encenações, os clubes locais são os únicos que permanecerão no palco.

O SC Vianense ainda não acertou o passo com a Liga 3! Quatro derrotas consecutivas, com a mesma equipa que arrancou a época desportiva 2023/24 com uma fulgurante vitória fora de portas, depois de uma remodelação arrojada de quase todo o plantel, reformula agora o projeto e pensa regressar ao velho estádio Dr. José de Matos. Com o compromisso da autarquia em colaborar nos arranjos necessários para aprovação pela FPF, o acionista maioritário da SAD contraria o propósito e, em assembleia-geral extraordinária, apressadamente convocada, destitui o presidente do SC Vianense Futebol SAD. Crise aberta com contornos ainda não esclarecidos e suspeitas a adensar o futuro.

Entretanto, a centenária instituição SC Vianense, perene no associativismo desportivo desde 1898 e referência clubística na cidade, exibe o seu legado de 125 anos ao serviço do desporto e da prática desportiva, na EXPOSIÇÃO DAS MODALIDADES DO SPORT CLUBE VIANENSE, nos antigos Paços do Concelho, à Praça da República. Exposição documental e iconográfica, inclui objetos e peças de associados e amigos que trazem à memória glórias passadas e testemunhos vivos do desporto que o clube abraçou ao longo dos tempos.

Sem hierarquizar o conteúdo, a curadoria da exposição usa as técnicas expositivas possíveis e adapta os elementos expográficos às limitações do espaço, conseguindo singela harmonia na materialidade das superfícies expositivas. Uma exposição que deve ser visitada para uma melhor compreensão do percurso desportivo de Viana do Castelo!

Com discursos emocionados, a X Gala do Andebol, depois de três anos de interregno, decorreu no Teatro Municipal Sá de Miranda. Foram distinguidos 12 atletas pelo desempenho desportivo na época passada, na presença de entidades oficiais e locais. Uma cerimónia bem encenada para exaltar os melhores no Andebol nacional!

Decorre em Viana, até ao fim de semana, a 63.ª edição dos Jogos Eurovision Sports, que se realizam desde 1958, com a participação das estações de Televisão e Rádio da Europa – Operating Eurovision and Euroradio (UER). Participam 200 representantes de Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Noruega e Suíça, com atletas que vão participar em diversas modalidades. Encontros desportivos e culturais para animar a cidade!

O FC Barcelona, renovou o título de campeão ibérico ao conquistar a SUPERTAÇA IBÉRICA DE ANDEBOL, no Centro Cultural de Viana, ante o FC Porto, batendo os dragões por 38-44. Finalmente, um pavilhão repleto de espectadores e de entusiasmo!

Decorreu em Viana, mais propriamente no Pavilhão do Atlântico, o Clinic Internacional de Treinadores Judo, com a presença de 150 treinadores oriundos de Portugal, Espanha e França. A estrela, o mestre japonês Hiroshi Katanishi (8.º Dan)!

A caminhada de setembro da Walk With a Doc Viana do Castelo, do passado sábado, pela Ecovia Litoral Norte, terminou com uma sessão sobre Estabilidade Emocional, dinâmica e divertida, com o enfermeiro Ricardo Peixoto. Não faltou boa disposição na atividade física doseada com pipocas!

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou o Torneio Cidade de Viana do Castelo, que juntou as quatro melhores equipas nacionais no pavilhão Municipal José Natário, no último domingo, ao bater o FC Porto na final por 100-93. Os leões mais fortes domaram os dragões!

Com irreverente alegria, decorreu em Viana do Castelo a 2.ª Edição da Beer Runners. Os participantes que terminaram e cruzaram a meta, tiveram a oportunidade de trocar a ficha de inscrição por uma cerveja com ou sem álcool. Os organizadores, Cervejeiros de Portugal e CMVC, organizaram a corrida aliando lazer e convívio ao exercício físico. O prazer social da partilha de uma cerveja, também estava incluído!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.