Desporto em registo semanal

Picture of Carlos Baptista
Carlos Baptista

O verão já declina, o outono está à porta e o desporto preenche a agenda de Viana.

Desporto para todos os gostos, de disciplinas e modalidades as mais variadas, singulares umas, criativas e inventivas outras, modernas, desafiantes e alternativas também, mas todas a servir o propósito do exercício físico, tão essencial quanto apaixonante no vislumbre de uma vida saudável. 

O 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN terminou na cidade com grande fulgor, muito público, grande aparato, maçadoras restrições, e renhida competição até ao fim. A prestigiada prova velocipédica reuniu 18 equipas e 126 ciclistas que tudo decidiram na última etapa, esta com partida e chegada a Viana, ao campo do castelo. A meio do percurso, na subida à Serra d’Arga, ensaiaram o desfecho numa última tentativa de fuga, mas não lograram sucesso pela atenção redobrada da “entourage” do camisola amarela. A consagração do vencedor, fica para a posteridade, postada nos entornos de Viana.

No Centro Cultural, num cenário vazio de público, a Federação Portuguesa de Matraquilhos trouxe a Viana o Campeonato Nacional de Clubes de Futebol de Mesa (Matraquilhos) e Masters Séries ITSF de Matraquilhos, com a presença de atletas internacionais de vários países. Surpreendente é a competição de Matraquilhos na variante Master, pontuar para o Ranking Internacional, revelando bem que na sociedade atual o desporto é para todas as idades e cada vez mais a prática desportiva uma vertente social imprescindível ao bem-estar físico e mental.

Também as duas centenas de atletas das estações de Televisão e Rádio da EBU – Operating Eurovision and Euroradio (UER) de oito países da Europa vieram a Viana disputar a 63.ª edição dos Jogos Eurovisionsports, desta vez organizados pela Casa do Pessoal da RTP. Se o convívio social é um elemento aglutinador destes encontros, o desporto não deixou de estar presente em diferentes palcos de Viana do Castelo, com rasgados elogios ao acolhimento proporcionado pelo município e ao encantamento com as belezas da princesa do Lima.

Nem só de competição se faz o desporto e a Associação dos Cervejeiros de Portugal veio prová-lo em Viana do Castelo, ao organizar a 2.ª edição do Beer Runners (corrida e caminhada), uma fórmula original de incentivar a prática desportiva com o prazer da fruição de um copo de cerveja no final de um bonito itinerário pela cidade de Viana. Meio milhar de inscritos desfrutou do divertimento e, alegremente, praticou exercício físico com muito contentamento. 

A fórmula encoraja iniciativas congéneres. E todas cabem neste ano em que o desporto tomou conta da cidade!

Pódio para Eric Belo, xadrezista natural de Perre e treinador da academia de xadrez da ADC Perre. Em Coimbra, sagrou-se campeão nacional amador de partidas rápidas sub1600. O jovem xadrezista venceu todas as seis rondas da competição, totalizando seis pontos em seis possíveis. O xadrez a marcar pontos em Perre e os jovens a praticá-lo!

A Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu em Viana do Castelo com as associações distritais, versando a dinâmica da modalidade no distrito, com a presença do edil de Viana. Planificar é uma componente do desporto!

A equipa de hóquei em patins da Juventude de Viana que vai competir na 2.ª divisão na época 2023/2024, apresentou no Pavilhão José Natário o seu plantel, ante o FC Porto. A superioridade do FC Porto, patente no resultado (7-3), não deixou de dar bons apontamentos para a equipa da cidade. O regresso imediato à 1.ª divisão é o objetivo para a época!

Viana do Castelo recebeu uma grande prova do desporto motorizado. O XTREM Portugal- Monte da Padela regressou à serra da Padela e somou mais de 30 horas de competição ao longo dos 4 dias. De noite e de dia, emoções fortes testaram a adrenalina!

A Supertaça Feminina e Masculina Futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo e 1.ª edição do Troféu Vítor Costa decorreu no Pavilhão Municipal José Natário. A iniciativa inseriu-se no 5.º Torneio Futsal Feminino – Cidade de Viana do Castelo. O futsal a ganhar espaço no contexto desportivo!

Aplausos para o vianense Diogo Barbosa. No GP Marco de Canaveses, última etapa da Copa Ibérica de Jet Ski e motos de água, sagrou-se campeão ibérico de Jet Ski, na classe Ski GP3. A última prova consagrou o vianense com todo o mérito!

O SC Vianense dá um passo em frente na Taça de Portugal. Frente ao Aliados de Lordelo, para a 1.ª eliminatória da Taça, logrou vencer por (1-3). Segue-se o Vitória de Sernache. Tal como na Liga 3, um começo auspicioso!

A Associação Desportiva Afifense, promoveu a 1.ª Caminhada Solidária a favor do Centro Paroquial. Uma caminhada de 9 km à descoberta de fontes e fontanários de Afife. A atividade física de braço dado com a comunidade unidos pela solidariedade!

César Fonte, o ciclista vianense da (Rádio Popular/Paredes/Boavista) confirmou em Viana do Castelo, no Grande Prémio JN, as qualidades de trepador.  Conquistou, tal como na Volta a Portugal, a camisola azul – rei da montanha. Um veterano sempre a afirmar os seus créditos!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.