Desporto em registo semanal

Picture of Carlos Baptista
Carlos Baptista

Por convocatória pública do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, decorreu uma sessão de audição pública relativa à revisão da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, regulada pela Lei nº 5/2007, no auditório da ESTG do IPVC em Viana do Castelo.

A eventual revisão da lei, em vigor há dezasseis anos, prevê sessões descentralizadas pelo território nacional e regiões autónomas. A sessão contou com a presença do vereador do desporto da CMVC, entidades públicas e privadas e dirigentes desportivos do movimento associativo desportivo. 

Desde logo, o associativismo local lamentou não terem sido convocados todos os clubes e agentes desportivos de Viana do Castelo, para uma opinião mais plural. Lamentação maior porquanto, na dinâmica desportiva local, o adormecido Conselho Municipal de Desporto não é convocado há mais de dois anos, com a última reunião, em março de 2021, a decorrer no formato digital. 

Não foram divulgadas nem identificadas as razões que justificam a revisão da Lei da Atividade Física e do Desporto, tão pouco quais os objetivos que o governo pretende alcançar com o propósito da revisão. Paira a nebulosa suspeição que o intento será retirar a “Atividade Física” da futura lei, e que esta consagre apenas o “Desporto”. Com tal pretensão, a “Atividade Física” poderia ser despachada para um qualquer departamento da “Saúde” e, assim, escancarar a porta para captar para o “Programa de Preparação Olímpica” as verbas públicas afetas à generalidade da atividade física da qual o desporto faz parte. Tal medida só agravaria a prática desportiva de base, em queda desde 2010, e com 73% dos portugueses a enjeitarem-na. 

Em 2005, num estratagema algo similar, as federações foram usurpadas das suas competências; e, com o desiderato atual, o incentivo para que as equipas nacionais possam ser Legiões Estrangeiras e continuem a vergonhosa política de naturalização de atletas estrangeiros, na ânsia de resultados, um pasto fértil para os demagogos e irresponsáveis! 

Aurora Cunha, tricampeã mundial de estrada, não deixa de expressar o lamento: “Não investimos nos nossos jovens e estamos a recrutar atletas estrangeiros” – A defesa da dignidade do Desporto Nacional reclama dirigentes desportivos capazes.

O desporto nacional encontra-se numa encruzilhada, com muitos dilemas por resolver: federações; alta competição; jogos olímpicos e naturalizações, são as pontas soltas do desporto luso que instila desperdício e despesismo. No apoio financeiro, as recentes dificuldades da desgovernada Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vieram agravar o quadro de financiamento do desporto associativo.

Também o desporto concelhio reclama discussão pública e a implementação de políticas desportivas definidas pelos agentes desportivos concelhios e responsáveis municipais, como muito bem postula, entre tantas outras competências e missões, o articulado do seu inoperante Conselho Municipal de Desporto!

O atleta João Passos, do Viana Remadores do Lima, sagrou-se Campeão da Europa Universitário pela Universidade de Aveiro, na modalidade de Remo, em LM4- (quatro sem timoneiro de Peso Ligeiro). O Campeonato Universitário de Remo decorreu em Bydgoszcz, na Polónia, e contou com a participação de 527 atletas oriundos de 81 universidades e 20 países. O remo de Viana a brilhar na Europa!

O Viana Surf City Festival (VSCF), na sua edição 2023, chegou ao fim com a realização do 3.º Surfing Viana d’Agonia. A competição integra os eventos oficiais de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, da qual fizeram parte mais dois eventos: A etapa final do Shark Series, e o XXIV Luso Galaico. O festival decorreu na praia da Arda, Afife, e juntou 160 surfistas portugueses e galegos, nas modalidades de surf, bodyboard e longboard. A Arda na crista da onda!

Gustavo Martins, do Darque Kayak Clube de Viana do Castelo, foi o vencedor das primeiras pagaiadas em Fão, Esposende. O atleta subiu ao pódio para receber o ouro em K1 menor. Coletivamente, o DKC ficou na 5.ª posição. Em diferentes escalões, revela-se o trabalho criterioso do DKC!

Lucas Jacob, canoísta do Darque KC de Viana, vai participar no Campeonato do Mundo de Slalom, prova que serve ainda de apuramento para os Jogos Olímpico Paris’24. A competição decorre entre os dias 19 e 24 de setembro em Lee Valley, Reino Unido. Lucas Jacob é uma presença assídua na seleção nacional!

No hóquei em patins, Sub-11, a Juventude de Viana defrontou o Riba d’Ave e ganhou por 8-2. O Hóquei Clube de Braga bateu a Escola Desportiva de Viana, por 0-8, em jogo da primeira jornada do escalão de Sub-13 do Torneio Internacional Bracara Augusta, que decorre no Pavilhão de Sequeira, Braga. Sortes diferentes para clubes com a mesma determinação!

A Rampa de Santa Luzia, em formato Revival, voltou e os motores fizeram-se ecoar pela montanha dourada, com muita curiosidade à mistura. No sábado, o dia foi dedicado aos automóveis Clássicos e Pré-Clássicos Desportivos e o domingo consagrado aos Desportivos Contemporâneos e de Competição. As máquinas tomaram uma vez mais conta da montanha!

O Jardim da Marina, foi palco da Affiliate Super Cup, um evento com organização da Xlife Events Crossfit Viana, que uniu a paixão pela corrida e o treino funcional numa experiência inovadora. Na competição, os limites foram desafiados e a condição física posta à prova, num ambiente descontraído. Desportos alternativos a agarrarem a juventude!

A dinâmica Associação Desportiva e Cultural de Perre organizou o Torneio Bate Forte, no voleibol feminino, destinado a equipas de cadetes, no pavilhão da Esc. Sec. Monserrate, que contou com a equipa anfitriã, o Boavista FC, SC Espinho, GDC Gueifães e AA São Mamede. Um grande exemplo de dinâmica desportiva de uma freguesia rural!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.