Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

Decorre até sábado a 9.ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED2023), iniciativa coordenada a nível nacional pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, ao qual se associaram federações e municípios. 

Abriu no Centro Desporto Nacional do Jamor e no Jardim da Marina, com Viana do Castelo, CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, a acolher as cerimónias de abertura e de encerramento, centrando-se nestas cidades (Oeiras e Viana) os palcos das principais atividades do primeiro dia de “desporto para todos”.

A SED é um projeto desenvolvido pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, com o “slogan” #Beactive a chamar a comunidade para atividades para todas as idades e preferências, e incentivar cada cidadão a ser ativo ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável. 

Em Portugal, o IPDJ programou mais de duas mil atividades em mais de 170 municípios e aspira envolver 2,5 milhões de participantes e, assim, contrariar os números preocupantes da população portuguesa fisicamente ativa que relega Portugal para o último lugar na Europa quanto a prática desportiva e atividade física.

Viana do Castelo foi, uma vez mais, palco de abertura de um evento nacional, de programação intensa e variada concentrada numa semana. A prova de abertura, “#BeAtive Night”, com um percurso de 5km, podia ser percorrida a correr ou a caminhar, registou 2.000 inscritos de todas as idades e apelava intrinsecamente ao exercício físico.  

O poema épico “Ilíada” de Homero, na Grécia Antiga, é o primeiro trabalho literário que glorifica os atletas e as suas façanhas, e o século V consagrou o atletismo na Grécia com o desporto subordinado à ideia de glória. 

O desporto evoluiu muito desde então. Novos comportamentos alteraram-lhe a substância. A sociedade mudou e gerou necessidades diferentes, e o lugar do indivíduo também. Consequentemente, novas demandas surgiram, originando novas práticas. A relação com o corpo e o meio ambiente e a esperança numa maior longevidade, tem conduzido a uma necessidade de bem-estar individual, físico e mental.

A diversificação das práticas e dos públicos acentuou-se nas últimas décadas. O desporto já não é apenas desporto. É um fenómeno social que deve contribuir, cada vez mais, para a coesão social. O calcanhar de Aquiles, particularmente em Portugal, continua a ser o défice social em termos de participação.

Com a incomparável faculdade de preencher o tempo livre, que os vianenses saibam fruir, nesta semana, o manancial de desportos e atividades físicas propostos que cuidam do corpo e também da alma! 

O Estádio Municipal Manuela Machado recebeu o jogo de preparação da Seleção Sub18 Feminina Portuguesa contra a congénere da Noruega. Um momento desportivo internacional e raro, que deu outro colorido ao espaço desportivo!

Numa parceria Clube de Atletismo Olímpico Vianense/Associação de Atletismo de Viana do Castelo e apoio da CMVC, cerca de 1.200 atletas, amadores e profissionais, participaram na primeira edição da Corrida da Ponte, num percurso de 10km entre o centro da cidade e o Cabedelo, com partida e chegada na Av. Combatentes da Grande Guerra e o atravessamento da Ponte Eiffel. A prova acolheu o Campeonato Nacional de Estrada. Uma oportuna e bem pensada iniciativa CAOV/AAVC!

Na Colômbia, no Campeonato do Mundo de Patinagem Artística 2023 – Show e Precisão, compete Diana Campos, atleta da Escola Desportiva de Viana, membro da equipa “Say4es”, na competição considerada a “prova rainha” da patinagem mundial. Uma atleta de Viana à procura da oportunidade para brilhar no altar da patinagem! 

João Zamith, Campeão Nacional e José Moreira, Vice-Campeão Nacional, no Campeonato Nacional de Bodyboard Master, Dropknee e Kneeboard, realizado na praia da Barra em Ílhavo. Uma dupla vianense que não esqueceu o sabor. 

Um grande momento desportivo viveu o Centro Cultural de Viana do Castelo com a final da Taça Ibérica Feminina de voleibol. O CV Hidramar Gran Canaria, conquistou a primeira edição da Taça Ibérica Feminina de voleibol, ao vencer por 3-2 o Sporting. Num duelo vibrante, a vitória sorriu às espanholas no derradeiro “set”!

A atleta do Sporting Clube de Braga, Mariana Machado, e Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se campeões nacionais de estrada, em Viana do Castelo, ambos pela segunda vez, no passado domingo. Coletivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos. Com 1200 atletas em prova, grandes nomes do atletismo de estrada não deram hipóteses!

Adélio Pinto foi o vencedor do Gross Geral, com 31 pontos, da competição de golfe 29.ª Taça Fundação. O evento realizou-se no âmbito da celebração do 28º aniversário do Axis Golfe Ponte de Lima. Para quando em Viana do Castelo?

SC Vianense vence 2.ª eliminatória da Taça de Portugal e elimina o Vitória de Sernache, da Lousã, por (0-3). Vitória folgada e saborosa a compensar os desaires na Liga 3, o SC Vianense prossegue na prova rainha do futebol português. Está na hora de uma grande mexida na equipa para reverter a posição na tabela classificativa!

Maria Pinto, do Viana NC, venceu a prova dos 14/15 anos do Douro Bridges Porto & Gaia Open Water. A prova de quatro quilómetros ligou a Ribeira do Porto à praia contígua à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia. Novas promessas na natação vianense!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.