Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

As câmaras municipais, de uma forma generalizada, estabelecem as suas linhas de orientação política em matéria de desporto – orientações programáticas – nos instrumentos de planeamento ou planos de atividades, corporizadas em programas, ações e iniciativas para visam atingir os objetivos estabelecidos. 

Todas as estratégias são válidas para a consecução dos fins que a Constituição da República consagra – o direito de todos os cidadãos à atividade física e desportiva – no desenvolvimento da pessoa humana em diferentes dimensões.

As autarquias locais são, por isso, indutoras da prática desportiva e reguladoras do sistema desportivo local, seja pelo reconhecimento dos múltiplos benefícios trazidos pela atividade física variada, pela criação e desenvolvimento de espaços desportivos ou de lazer e pela oferta de atividades físicas diversificadas aos diferentes segmentos de cidadãos.

Nestes princípios basilares, da promoção e desenvolvimento do Desporto para Todos, conforme definido na Carta Europeia do Desporto para Todos, o município de Viana comprometeu-se a uma prática desportiva de elevada qualidade, na candidatura a CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, galardão outorgado o ano passado.

O último fim de semana trouxe a Viana – CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023 – um evento assaz mediatizado pelo poder político municipal: L’Étape Portugal by Tour de France!

O evento, uma prova de ciclismo para amadores, resultado de uma parceria da Podium Events e a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, repetiu a edição do ano passado, com o devaneio etéreo de viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo!

A parceria promotora da prova, duas empresas privadas com sede em Lisboa e Paris, são especializadas na criação e organização de eventos desportivos, e visam, naturalmente, gerar lucro nas suas atividades empresariais. Lucro que é legítimo e normal para quem está no mercado com esse fim. A escolha de Viana do Castelo, por meras razões de patrocínio, representa a venda de um espetáculo desportivo, o que não condiz com o ideal do desporto para todos, preconizado na carta de intenções da CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO. 

Mais insólito, o evento é demasiado similar ao VIANA GRANFONDO EUROPCAR 2023, também uma prova de ciclismo realizada no concelho de Viana e integrada em março na CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, desdobrada em diferentes quilometragens pelos concelhos limítrofes e igualmente transacionada por uma organização empresarial privada.  

O galardão que Viana orgulhosamente ostenta, não deve desvirtuar a genuinidade do desporto nem ser um “albergue espanhol” que tudo acolhe a quem procura guarida. 

Viana do Castelo recebeu a conferência anual da World Surf Cities Network, rede colaborativa mundial que promove o surf como uma atividade criadora de riqueza das cidades, e a que atualmente preside. Visitas e sessões no Museu do Traje, conduzidas pelo vereador do desporto, mostraram os equipamentos desportivos e os projetos estruturantes do município a nível desportivo. Marcaram presença neste fórum, representantes de 15 cidades. Viana no centro do mundo do surf!

No Campeonato Internacional de Capoeira, realizado em Hamburgo – Alemanha, com a participação de cerca de 250 atletas de 14 países diferentes, o atleta vianense Bruno Cerqueira, conquistou a medalha de bronze na Categoria Profissional. Um êxito mundial para Viana do Castelo numa modalidade tão singular!

Por comunicado tornado público, o Sport Clube Vianense – Futebol SAD, informou a rescisão contratual com o treinador António Oliveira, após o desaire de 6 derrotas consecutivas para a Liga 3 e a crescente contestação dos sócios do clube. Rogério Brito assumiu a função de treinador principal interino. Um desenlace esperado e que peca por tardio!

Os vianenses Domingos Barros e Florinda Fernandes, atletas do Centro de Atletismo de Mazarefes, alcançaram a medalha de prata e bronze, respetivamente, no Corta-Mato dos Europeus de Masters que decorreram em Itália. O atletismo do CAM num sucesso internacional, a evidenciar que o desporto não tem idade!

Realizaram-se as VII Olimpíadas Seniores, evento no âmbito do Olympics 4 All, que reuniram até ontem cerca de 400 participantes, em Viana do Castelo. Marcaram presença seniores dos dez concelhos do Alto Minho, um concelho da Guarda, a APPCDM de Viana e representações de Espanha (Sanxenxo) e de Itália (Cesena). O desporto sénior sem fronteiras a mostrar habilidades em Viana! 

Num Teatro Municipal despovoado, decorreu a sessão de abertura do Fórum Nacional Desporto para Todos, integrada na Semana Europeia do Desporto, subordinada à temática das “Mulheres no Desporto”. Pretexto para evocar Manuela Machado, Ana Barros e Marta Paço, expoentes no município do desporto no feminino! 

No Pavilhão Municipal José Natário, num jogo equilibrado, a Juventude de Viana conquistou a Taça do Minho em hóquei em patins, ante o HC Valença por (4-3). A primeira edição deste troféu ficou em casa!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.