Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

O voleibol é uma modalidade desportiva que teve início em 1895 na América, por oposição ao basquetebol que surgira poucos anos antes, e visava proporcionar um desporto sem contacto físico violento como naquela modalidade e no futebol.  Recebeu o nome de “mintonette” e ambicionava trazer o público mais velho a praticar atividade física. É uma modalidade coletiva, de grande facilidade e versatilidade, com estatuto olímpico. Em Portugal, o voleibol é a segunda modalidade com mais praticantes, contando com mais de 53 mil atletas federados, sendo apenas ultrapassada pelos números do futebol e, já foi a modalidade com mais praticantes no mundo. 

O Voleibol Clube de Viana é uma coletividade votada ao voleibol, nascida em janeiro de 2010, para dinamizar a prática mais generalizada do voleibol na cidade de Viana, sediada no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior.

Com os escalões de infantis a juniores, abriu as portas do pavilhão para apresentar aos associados e público todas as equipas para a época 2023/2024, também conhecidos por “marujos”, com redobrado orgulho nos escalões de formação e na equipa masculina sénior que pelo oitavo ano consecutivo vai disputar o escalão maior do voleibol nacional – Campeonato Nacional da 1.ª divisão (Liga Uno Seguros).

O VC Viana pratica uma das poucas modalidades do concelho que milita na primeira divisão nacional, e simboliza a garra e o querer dos jovens atletas na afirmação desportiva de Viana e as capacidades no desporto competitivo ao mais alto nível.

Na época transata, assegurou a manutenção na primeira divisão nos derradeiros jogos, com inusitada vontade e perseverança, numa época que se revelou particularmente difícil pelo desacerto do coletivo em alguns momentos cruciais.

O Clube, dirigido por Paulo Alves desde o começo, é uma referência no desporto de competição em Viana, ao alcançar o escalão mais elevado do voleibol nacional. A coletividade não descura a formação como desígnio essencial da estratégia desportiva de impulsionar a modalidade. Na equipa masculina sénior, com novo treinador, reforços e várias renovações, o VCV entrou a ganhar no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, com o objetivo bem definido da manutenção e continuar entre os grandes. 

O VC Viana é uma organização desportiva que tem revelado apreciável constância no fomento da prática desportiva do voleibol, uma notável regularidade no quadro competitivo nacional da 1.ª divisão, e notórias debilidades na gestão dos seus recursos, no governo dos escassos associados que conseguiu captar, e no cumprimento das obrigações estatutárias decorrentes de se ter constituído como pessoa coletiva de direito privado. No seu próprio desenvolvimento, a projeção do clube na sociedade exige outras atitudes e procedimentos. Fluir a comunicação na defesa da imagem, da transparência e dos valores que transmite, abrir as cortinas e promover a democratização dos processos associativos na forma como o clube está estruturado e é operado.

O VCV ainda sofreu para vencer o Ala Nun’Álvares, por 3-2, na 1.ª ronda do campeonato nacional de voleibol, no pavilhão de Stª Maria Maior. A equipa de Gondomar obrigou mesmo ao quinto set, depois de estar a perder por 2-0. Estreia auspiciosa para as ambições dos “marujos”!

No pavilhão da Luz, o Santa Luzia FC perdeu com o Benfica por 6-1, na 3.ª jornada do campeonato nacional de futsal feminino. As vianenses seguem na 5.ª posição, com 3 pontos, mas um jogo a menos. Um resultado previsível e também compreensível!

A 12.ª edição do Grande Trail Serra d’Arga, percorreu os municípios de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, e contou com a participação de cerca de 1.600 atletas, oriundos de 23 países. Na prova Trail Longo 27 km, Célia Neto, do Olímpico Vianense, subiu ao lugar mais alto do pódio, na prova feminina. Um prémio à tenacidade feminina!

O SU Cardielense, lidera isolado a primeira divisão do Campeonato Distrital da AF. São 18 pontos conquistados em 6 jogos e 6 vitórias. O feito é mais extensivo, com 13 golos marcados e apenas 3 sofridos. A equipa revelação de Viana do Castelo bate forte e continua imparável!

O videoclipe da Cidade Europeia do Desporto foi premiado em Itália. Com música de Paulo Baixinho, o videoclipe “Acreditar”, assumido como o hino de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, arrecadou para a Câmara Municipal de Viana do Castelo o prémio de “Project Idea Award” no ACES International Video Awards, criado pela ACES Italy, no âmbito da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto. Um justo prémio para um videoclipe vibrante! 

A Juventude de Viana somou os primeiros três pontos, ao ultrapassar, fora de casa, a AD Sanjoanense por 5-7, na primeira jornada do Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte, de hóquei em patins. Num jogo equilibrado, a JV arrancou com o pé direito, a caminhada rumo à 1.ª divisão! 

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.