Desporto em registo semanal

Carlos Baptista
Carlos Baptista

A natação é um dos desportos mais completos. É também uma forma divertida, saudável e estimuladora da exercitação corporal, por se praticar na água, despertando sensações de prazer e bem-estar.

No domínio terapêutico, é uma das atividades mais recomendadas para crianças com défice de atenção e hiperatividade. Estar dentro de água é uma sensação prazerosa. É mesmo a única atividade que se pode praticar desde pequeno até ao fim da vida. Daí, saber nadar é um presente para a vida inteira.

Com a natação percebemos a forma de respiração e aprendemos a dominar o posicionamento do corpo e a coordenar os movimentos de braços, pernas e respirações. Por isso, os benefícios da natação são cada vez mais atuais devido às características sedentárias, ao stresse psicológico e emocional das sociedades modernas.

Como desporto tradicional, a natação tem diferentes modalidades e a sua prática é ancestral, remontando à Grécia Antiga, ao Império Romano e outros povos. Ao longo dos tempos, foi sendo aperfeiçoada e transformou-se numa modalidade competitiva. A natação recreativa, praticada apenas por lazer, é uma atividade lúdica ainda mais prazerosa, por não exigir técnica alguma.

A Federação Portuguesa de Natação quer pôr “Portugal a Nadar”, um programa estratégico que pretende agregar todas as entidades com escolas de natação e piscinas, aprimorando o serviço prestado e, consequentemente, incrementar a prática aquática e progredir nos resultados da natação desportiva. 

Neste contexto, bem andou a CMVC ao promover o programa “24 Horas de Natação sem Parar”, com o objetivo de manter, ininterruptamente, atividade dentro de água por 24 horas. Aberto a todos, de acesso gratuito, e com o dever acrescido da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, o propósito desafiava principiantes, crianças e jovens, adultos, idosos e grávidas, ao deleite da água. Viana, diga-se, cumpre as obrigações recomendáveis para a prática da natação no concelho, na vertente formativa, treino, lazer e lúdica, com a oferta de três piscinas municipais.

O evento decorreu das 16 horas de sábado até às 16 horas de domingo, com participação ativa de munícipes, mas longe de concitar o entusiasmo e a adesão desejável. A circunstância não invalida a iniciativa, a disponibilidade e a organização. Afinal, o fomento da prática desportiva e o incentivo à atividade física é o objetivo primeiro da distinção atribuída a Viana. Neste domínio, todas as iniciativas são válidas e encorajadoras.

Simultaneamente, decorreu no Centro Cultural o Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos Natação, este ano com dimensão ibérica, que trouxe a Viana centenas de especialistas da natação.

Paradoxalmente, a cidade que os recebeu, não dispõe de uma única piscina que permita a competição oficial. Postergada no tempo, preterida por sucessivos executivos municipais, está arredada dos projetos dinamizadores do desporto induzidos pela CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO. Em Viana do Castelo, não é suficiente gerar campeões e conquistar títulos nacionais! Que faltará?

Nuno Guimarães, do Olímpico Vianense, foi o grande vencedor do Celtic Challenge Trail 2023, em Trail Longo (29 km), que decorreu no domingo na vila de Ronfe, Guimarães. O evento contou com 800 participantes. Um clube credenciado que dá cartas na especialidade!

Nas instalações desportivas do Boavista FC, Henrique Correia, do Sport Clube Vianense, venceu o 1.º Open de Snooker da 1.ª divisão de Braga/Porto/Aveiro. O atleta vianense superou Tiago Teixeira, do Boavista FC, que jogava em casa. Um eterno campeão! 

Em Espinho, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Voleibol, num fim de semana de dupla jornada, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana venceu (1-3) o Sporting Clube de Espinho. Segue-se o Benfica, na Luz. Vitória saborosa, fora de casa, a incutir confiança!

Em jogo atrasado da 1.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal, em Tebosa, Braga, a equipa do Santa Luzia FC defrontou o CDRC Tebosa e perdeu por (3-2), depois da vitória caseira, no dia anterior, diante do Águias de Santa Marta. Gorou-se a segunda vitória num fim de semana importante para a classificação geral. Prossegue a prova na próxima jornada na casa do Sporting CP. As vianenses mantêm o 5.º lugar com 6 pontos!

Lucas Jacob, canoísta da DKC de Viana, foi o melhor português na Taça do Mundo Final – Nautical St – White Water, em França, ao serviço da seleção nacional, classificando-se em 28.º lugar. O atleta é presença constante na seleção nacional. Lucas Jacob aspirava um lugar mais consentâneo com a sua real valia!

No Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol, o Clube Basquete Viana perdeu em casa (63-75) com o Famalicense, regressado à 1.ª divisão. O desacerto no último quarto foi fatal!

No Hóquei em Patins da Associação de Patinagem do Minho, a ED Viana foi derrotada, em casa (3-4), pelo Óquei de Barcelos, em jogo da quarta jornada da Taça do Minho de Sub-17. Num jogo muito disputado, a sorte sorriu ao Óquei de Barcelos que, assim, lidera a classificação!

O duo do Toyota Yaris Proto, o piloto Nelson Silva, regressado à competição e embaixador de Viana do Castelo, acompanhado de Paulo Silva, obteve um difícil, mas positivo Top 7 na geral do Campeonato Promo de Ralis. Incidentes e problemas mecânicos traíram o experiente piloto!

 Vitória para a atleta do Sport Clube Vianense, Vânia Franco, no 1.º Open Pool Feminino, Zona Norte, disputado em Canelas, Vila Nova de Gaia. A atleta bateu a atleta do SC Braga, Sara Rocha, por (5-2). E muitas mais vitórias se seguirão!

Cerca de 250 praticantes de BTT, disputaram na Cidade de Viana do Castelo a primeira edição do Viana MTB Trophy. O evento de ciclismo de montanha, desafiou os participantes em 3 dias de puro BTT, constituídos por um prólogo urbano e duas etapas de montanha. Marcaram presença, alguns dos melhores betetistas nacionais! 

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.