O surf é uma das modalidades de maior crescimento e sucesso em Viana do Castelo. Dotado de excelentes instalações que potenciam a prática da modalidade, o CAR Surf Viana – Centro de Alto Rendimento do Surf – oferece o acolhimento que os atletas em formação tanto ambicionam. O sucesso da campeã mundial Marta Paço, no surf adaptado, projetou o desporto aquático da cidade e região e elevou as competências dos atletas vianenses à elite mundial do surf.
O posicionamento de Viana do Castelo como “Cidade Náutica do Atlântico” levou-a a integrar, desde 2014, a Rede Mundial das Cidades do Surf – World Surf Cities Network (WSCN), composta por dezasseis municípios de dez países, de vários continentes, criada em 2011 pela cidade basca de San Sebastian.
A Assembleia Geral Anual da WSCN, realizada o ano passado no Equador, elegeu por unanimidade Viana do Castelo para presidir à World Surf Cities Network em 2023. Vários propósitos e atribuições foram confiados a Viana, também outorgada de CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, como criar projetos de referência mundial, quer do surf, quer do desenvolvimento sustentável, bem como organizar na cidade a Assembleia Geral Anual em 2023.
Esta conferência anual, acaba de ocorrer no município, com a presença de 36 representantes, oriundos de 13 cidades de quatro continentes, tendo registado este ano, o maior número de representantes políticos. A propósito, o desporto não casa com política e esta relação está sempre eivada de uma hipocrisia camuflada, pese o pretenso apolitismo do desporto. Este, na essência, dispensa outros contornos e intencionalidades, não só culturais como também políticas.
Também pela primeira vez, o programa do evento foi conjunto e alargou-se a outras latitudes. A Conferência Anual estendeu-se de Viana à Ericeira, com passagem por Matosinhos e pela Nazaré, estas duas últimas candidatas a integrarem a rede mundial.
Viana relevou o Centro de Mar, o papel e funcionalização dos clubes náuticos do município, o projeto municipal “Náuticas nas Escolas” já implementado com sucesso no meio educativo da cidade, e o Centro de Alto Rendimento de Surf, um equipamento estratégico na performance de alto rendimento e na inclusão.
Nesta conferência quadripartida, foram criados e atribuídos pela primeira vez os WSCN Awards. Viana do Castelo arrebatou o galardão de “Cidade de Surf”, João Zamith, presidente do SCV, o de “Personalidade do ano” e a Ericeira, o prémio de “Sustentabilidade”.
Por conhecer, por falta de divulgação ou por inexistência de qualquer agenda, ou relatório, ficaram os projetos inovadores desenvolvidos ao longo do ano, no domínio do Surf e da Sustentabilidade, alavancados pela Viana Cidade Europeia do Desporto. Do exercício da presidência da World Surf Cities Network, pelo município de Viana, durante um ano, deveria sobrar mais que a celebração recreativa e festiva de um fórum internacional!
Henrique Correia, bilharista do Sport Clube Vianense, é campeão europeu pela seleção portuguesa de pool sénior.A seleção portuguesa venceu o campeonato da Europa, disputado em Lasko, na Eslovénia, batendo na final a Alemanha.Uma prestação decisiva do consagrado bilharista a prestigiar Viana!
O futsal do Santa Luzia FC foi bater, por 4-1, o Sporting, em Alvalade, na 5.ª jornada do campeonato nacional de futsal feminino. A equipa de Viana do Castelo soma nove pontos e assegura o 5.º lugar da tabela classificativa. Uma goleada irrefutável que abre boas perspetivas!
No Pavilhão Nicolau Veríssimo, decorreu um Torneio de Goalball com as equipas de Castêlo da Maia Ginásio Clube, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal e também uma equipa da Íris Inclusiva, integrado nos eventos da Cidade Europeia do Desporto. No “Desporto para Todos”, as novas modalidades ganham espaço!
A fase final do Convívio Nacional de Futsal Intermunicipal, decorreu em Viana, no pavilhão José Natário. O evento juntou quatro municípios em alegre e prazenteiro convívio com o mote no futsal. O município de Lisboa impôs-se aos demais para o lugar cimeiro do pódio. Exercício físico ou desporto pouco importa num convívio nacional!
Numa prova aberta a todos os jogadores amadores, filiados na FPG ou numa Federação de Golfe de outro país, o Clube de Golfe de Viana do Castelo promoveu o III Campeonato de Pares Road To Expresso BPI2024 by CGVC & Axis Golfe. Em casa emprestada e fora de portas, o golfe de Viana não desiste da sua divulgação e de promover a competição!
Terceiro jogo, terceira vitória da Juventude de Viana no Campeonato da 2.ª divisão de hóquei em patins. Fora de casa, no pavilhão da Académica de Coimbra, venceu por 1-4, num bom arranque da competição. A JV lidera o campeonato com 9 pontos!
Nuno Santos, o presidente da ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, durante a conferência “Cidade Europeia do Desporto”, no Centro de Congressos do Forte Santiago da Barra, anunciou que Viana do Castelo foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto do presente ano. A avaliação, por entidade independente, credibiliza a distinção!
Numa das melhores prestações da época em curso, o SC Vianense, nos Açores, ainda obrigou o Santa Clara a prolongamento, na eliminatória da Taça de Portugal. Soçobrou, (0-2) na etapa complementar, depois de boa réplica. Adeus Taça, para o ano há mais!