Tiro, é um desporto que exige grande concentração, bons reflexos, e requer disciplina e formação específica.
A Sociedade de Tiro de Viana do Castelo (STVC), ostenta o galardão de uma das associações desportivas mais antigas da cidade de Viana e do distrito. Com cerca de 50 atletas competidores e duas centenas de associados, o STVC disputa provas nacionais de Armas de Ar Comprimido e Tiro ao Arco.
Com atletas no nível da 1.ª divisão, na atualidade, o STVC acolhe uma campeã nacional de carabina, e a liderança nacional do ranking de Tiro ao Arco.
Fundada no treino de armas de guerra, com início no ocaso do século XIX, a STVC aproxima-se dos 100 anos de vida, como entidade autónoma. Inicialmente secção de tiro do SC Vianense, que lhe deu vida e corpo nos primeiros anos, e posteriormente autonomizada como Sociedade de Tiro N.º 27, anexa àquele clube, padeceu de uma breve hibernação após a desanexação do SC Vianense, nos idos de 1929, até à refundação, como clube independente, na atual Sociedade de Tiro de Viana do Castelo, como se apresenta hoje no meio desportivo citadino.
No seu histórico, o álbum de memórias do clube regista a passagem de personalidades marcantes do meio artístico, social e político da cidade, onde pontificou o estimável Carolino Ramos, artista plástico de proa, com a conquista do título de campeão nacional de tiro, em 1924.
Privado de instalações próprias, adequadas à prática da modalidade e ao desenvolvimento desportivo, o STVC tem sobrevivido, de casa às costas, em locais emblemáticos da cidade, como a Carreira de Tiro de Stª. Luzia, mas desprovidos de condições técnicas e do conforto desejável. Mais recentemente, na antiga lota do peixe desativada pela “Polis” e, há cerca de 15 anos, no antigo Picadeiro Militar, ao Campo d’Agonia. Instalações antiquadas, decrépitas, acanhadas e pouco funcionais, que não desmoralizaram os seus dirigentes na vontade indómita de servir o desporto.
Espaço este, porém, que se encheu de vida no fim de semana – contrastando com o ar lúgubre e esconso do velho pavilhão – na disputa do Campeonato Regional Norte de Armas de Ar Comprimido, entre 35 atletas de 15 clubes.
Com a benevolência da Câmara Municipal, que não tem faltado com o apoio pontual quando solicitado, a STVC encara o futuro com algum otimismo, especialmente neste ano da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, na crença da concretização da promessa de construção de um Campo de Tiro de Bala, na futura Cidade Desportiva Municipal.
Para já, nova mudança de instalações, determinada pela entrega do pavilhão do picadeiro militar à Segurança Social e a reinstalação do campo de tiro num armazém municipal devoluto, no parque da praia Norte.
Um clube com identidade que anseia um espaço digno, para bem da comunidade!
No desporto adaptado, a vianense Sara Almeida, selecionadora nacional de Futsal para Surdos, orientou no Pavilhão de Santa Marta de Portuzelo, durante 2 dias, a Seleção Nacional de Futsal para Surdos. O estágio contou com a organização da LPD para Surdos em parceria com a FPD para Pessoas com Deficiência, o apoio do Torre SC e da CMVC. O desporto sem barreiras a chegar a todos!
Distribuída por 3 fins de semana, finalizou a Taça do Alto Minho de Ténis de Mesa no Pavilhão Mestre Luís Braga, com organização da Associação de Ténis de Mesa de Viana do Castelo. Uma modalidade popular a alargar a prática por terras do Alto Minho!
No Jardim da Marina, o CGVC – Clube de Golfe de Viana do Castelo, promoveu o GOLF OPEN DAY, para que qualquer um pudesse desfrutar da possibilidade de contactar com jogadores de Golfe e experimentar este desporto. O golfe é um desporto que pode ser desfrutado por todos e o CGVC não se cansa de o divulgar!
Os atletas do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, Joana Gomes e Ricardo Dias, sagraram-se Campeões Nacionais do Exército, no Campeonato de Corta Mato. O Campeonato decorreu no Campo Militar de Santa Margarida. Os titulados vianenses juntam conquistas militares aos palmarés individuais!
Para campeonatos nacionais, a Juventude de Viana manteve o 2.º lugar vencendo a UCS Paredes; o Voleibol Clube de Viana derrotou a consagrada Académica de Espinho; o Santa Luzia FC ultrapassou a formação do Novasemente, conservando o 5.º lugar. Jornada vitoriosa para os emblemas de Viana do Castelo!
O estreante Grupo Desportivo da Meadela, na modalidade de bilhar, alcançou a 1.ª vitória no Campeonato Nacional de Pool – 1ª Divisão – Braga/Viana do Castelo, ante o Soarense SC (2-1). Viana em força no nacional de Pool com o VTC e o GDM!
Dinha, jogadora do Santa Luzia FC, foi eleita para o “cinco do ano” do futsal feminino nacional, relativamente à época 2022/2023. Um justo reconhecimento para uma atleta dedicada!
A equipa de Escolares da EDV foi contemplada com o Cartão Branco no jogo com a AD ‘Os Limianos’, no Encontro de Escolares de Hóquei em Patins da Associação de Patinagem do Minho. A equipa adversária, apenas com 4 jogadores, viu um deles aleijar-se, impossibilitando-o de jogar. Então, o treinador da EDV retirou um jogador para jogar em igualdade de circunstâncias. Um nobre gesto de “fair play” reconhecido pela arbitragem e pela equipa limiana!