Desporto em registo semanal

Author picture

Com o inverno a chegar e o frio a instalar-se, a VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023 caminha para o fim, aceleradamente, a minguar de frenesim, de competições, de concentrações e de desfiles que tanto animaram a cidade e emprestaram-lhe uma atmosfera viva de deporto a rodos, para todos os gostos, idades e modalidades.

O município já alvitrou algumas conclusões, por meados de outubro, com uma antecedência precoce, muito antes do fim da programação e do relatório final, que há de relevar os sucessos e fracassos dos eventos, da dinâmica alcançada, da atividade física proporcionada aos cidadãos e os ganhos turísticos e económicos para a cidade e região.

O essencial, que corresponde ao desiderato da atribuição do galardão de Cidade Europeia do Desporto a Viana, é conhecer as implicações que a atribuição deste prémio teve para o desenvolvimento do desporto municipal e da política desportiva que vai impulsionar o concelho, designadamente a promoção da prática desportiva direcionada a toda a população, o desenvolvimento do associativismo desportivo local e o investimento em infraestruturas desportivas.

Decorrido um ano de intensa atividade desportiva no concelho e enunciados projetos refundidores do desporto em diferentes vertentes, as naturais expectativas parecem goradas. Numa apreciação sumária do Plano de Atividades e Orçamento do Município para 2024, já aprovado, não descortinarmos a referência, tão pouco a afetação de meios financeiros substanciais para a concretização de projetos anunciados e prioritários para o desenvolvimento desportivo da cidade e concelho, reconhecidamente carenciada de equipamentos e infraestruturas em áreas específicas do desporto, a saber: piscina municipal de competição; campo de golfe; cidade desportiva incorporando o complexo Manuela Machado; translação do campo de jogos de Areosa; campo de tiro de bala; entre outros equipamentos de menor premência. 

Certo é que o desenvolvimento do desporto, na órbita municipal, passa indubitavelmente pelas Câmaras Municipais e estas têm que assumir o enquadramento e reorganização da prática desportiva, assumindo maiores responsabilidades e mediando grande parte das ações realizadas no concelho.

A VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, foi um modelo integrador e mobilizador em que o município valorou o desporto como um fenómeno social multifacetado, imprescindível para o desenvolvimento sustentável e integrado dos vianenses. 

É imperativo que o impacto não seja efémero e a sua repercussão se projete nos anos vindouros!

Com uma vitória arrancada a ferros, o Voleibol Clube de Viana foi ganhar ao reduto do GC Santo Tirso para o campeonato nacional de voleibol. Com esta vitória, o VCV assegurou a manutenção na 1.ª divisão e um lugar na Série A da 2.ª fase. No 5.º “Set” decisivo, o VCV mostrou melhores argumentos!  

Para a Taça de Portugal de hóquei em Patins, a Juventude de Viana perdeu (6-4) em Ponta Delgada frente ao Marítimo SC, em jogo dos 32 avos da Taça de Portugal de hóquei em patins. Com a inesperada derrota, a JV diz adeus à competição na presente época. Uma saída de cena prematura e frustrante!

Após um forçado interregno, o SC Vianense regressou ao retocado Dr. José de Matos e não se saiu mal de todo. Foi mesmo o primeiro resultado positivo em casa, na presente época. Ante o 2.º classificado da Série A da Liga 3, o Lusitânia de Lourosa, logrou um empate (1-1). Pontos precisam-se em Viana, como pão para a boca!

Para a liga Placard de Futsal Feminina, o Santa Luzia FC conseguiu uma vitória sofrida (3-2), no pavilhão de Monserrate, ante o CDRC Tebosa (Braga). Com a vitória tangencial, o Santa Luzia FC mantém o 5.º lugar na tabela classificativa, com 21 pontos. As prestações intermitentes das raparigas de Viana andam a precisar da bênção de Santa Luzia!

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco da sétima edição do Festival de Dança, um encantador encontro das escolas de dança do concelho, no total de catorze. As escolas evoluíram no palco e, com coreografias arrojadas, deslumbraram em êxtase os presentes. Luz, cor e movimento, num bonito espetáculo! 

No basquetebol Sub-23, o Clube Basquete de Viana regressou a casa com uma saborosa vitória frente ao CD Póvoa (65-56) para o Campeonato Nacional 1.ª Divisão Masculino. No pavilhão Stª. Maria Maior, os vianenses foram maiores! 

A Escola Desportiva de Viana (EDV) segue em frente na Taça de Portugal masculina de Hóquei em Patins. A equipa de Viana (III Divisão), recebeu e bateu o CRIAR-T, do Seixal, da II Divisão, por 10-9, após a marcação de grandes penalidades. A equipa de Luís Viana (EDV), após um empate a seis golos no tempo regulamentar, que se manteve no prolongamento, foi mais forte nas grandes penalidades. Obstáculo vencido, venha o próximo!

Num percurso de 5 km, e com partida da Biblioteca Municipal, decorreu no sábado a caminhada Walk With a Doc, uma atividade para uma vida mais saudável, que se repete no primeiro sábado de cada mês, no propósito de promover Desporto Para Todos e de Educação Para a Saúde. A começar, o registo voluntário dos indicadores de saúde!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.