A Associação de Futebol de Viana do Castelo, celebrou a Gala do Centenário no Auditório do Forte de Santiago da Barra, em ambiente de festa e glorificação da modalidade, evocando janeiro de 1923, ano da fundação e institucionalização do órgão que coordena, supervisiona e disciplina o futebol no distrito de Viana do Castelo.
Coletividade centenária sediada na cidade, das poucas que sobreviveram às mudanças sociais operadas na sociedade e à erosão do tempo nas preferências desportivas das comunidades, a AFVC quis afirmar a dinâmica do futebol no Alto-Minho, festejar com os atores da modalidade – clubes, atletas, dirigentes e técnicos – e compartilhar com as associações congéneres e entidades públicas locais, nacionais e federativas, o júbilo pelo crescimento do futebol, em todas as vertentes e categorias, nos dez concelhos de Viana do Castelo.
No começo, bem longínquo, a AFVC partilhou instalações com o SC Vianense e, na primeira Assembleia Geral, realizada a 1 de dezembro de 1923, elegeu os notáveis: Dr. José de Matos; Dr. João da Rocha Paris e Dr. Cláudio Basto, respetivamente, presidente da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal.
Tarefa mais árdua, coube ao indefectível vianense Dr. Henrique da Mata, ao refundar a AFVC em 1971, conseguindo a adesão dos clubes do distrito até então integrados na Associação de Futebol de Braga, e criando uma sede autónoma no centro histórico de Viana.
A paixão pela modalidade fez desfilar pelo palco do auditório, atletas, dirigentes e colaboradores, distinguidos pelos seus feitos e contribuições em prole do futebol, do associativismo e do desporto. Servidores da causa desportiva e do futebol em particular, de uma fé inquebrantável nos clubes e associações que tonificam a vida cultural e desportiva da nossa cidade e região, tornando a AFVC, a associação que mais cresce no país, percentualmente, em número de atletas, no ano em curso.
Na resenha sumária dos 100 anos da instituição e na presença dos 200 convidados para a Gala do Centenário, o presidente da direção, Eng. Jorge Sárria, relevou os últimos 12 anos do seu mandato, com o crescimento exponencial do número de atletas federados, a rondar os 6.000; o incremento do futebol feminino e do futsal; o processo de certificação dos clubes na formação; a fase pandémica, que paralisou a atividade desportiva e comprometeu a competição futebolística; e o acréscimo significativo de atletas femininos.
Em fim de ciclo, o presidente da direção, sem renunciar à modéstia, rememorou a incompreensível inatividade da AFVC, por cerca de 30 anos, e as debilidades estruturais das praias, que impossibilitam grandes eventos de futebol de praia e a expansão da modalidade. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, para lá do laudatório próprio da cerimónia, lamentou que o processo de certificação dos Clubes como Entidades Formadoras pouco tenha avançado em Viana do Castelo, apresentando a AFVC um dos mais baixos índices de implementação.
A Gala do Centenário culminou, de forma justa e nobre, 100 anos de futebol no distrito. O futuro promete desafios ainda maiores!
Ana Pinho Rodrigues, atleta da Escola Desportiva de Viana (EDV), juntou aos cinco títulos de Campeã Nacional, recentemente conquistados, o recorde nacional na estafeta feminina de Portugal de 4×100 estilos, no Coimbra Swimming Open 2023. Uma supercampeã que não para de surpreender pela elevada “performance”!
Em Viana, para a 2.ª fase da Série A do Campeonato Nacional de Voleibol, o Voleibol Clube de Viana não teve argumentos ante o Sporting CP, perdendo por 0-3. Não teve argumentos, mas tem crença na manutenção! Na 3.ª posição do nacional de hóquei em patins da 2.ª divisão, a Juventude de Viana persegue a liderança do campeonato, tendo vencido o Hóquei Académico de Cambra por 1-3, na deslocação a Vale de Cambra. Uma preciosa vitória que encurta distâncias a acalenta a determinação de regressar ao escalão maior!
Na Escola Prática da GNR, em Queluz, os atletas Ricardo Dias e Joana Gomes, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, sagraram-se campeões nacionais das Forças Armadas e Forças de Segurança, na modalidade de Corta Mato. Triunfos merecidos de atletas dedicados com dupla representação!
Sofia Ferreira da Silva, atleta do Clube de Ténis de Viana do Castelo, foi convocada e marcou presença, com bom desempenho, no estágio da Seleção Nacional de Sub 14, que decorreu no complexo desportivo do Jamor. O ténis de Viana a emergir nas camadas mais jovens!
No Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, decorreu a 1.ª Jornada do Campeonato Nacional Universitário Voleibol Feminino, que se iniciou em Viana do Castelo. Presentes associações académicas universitárias do norte e centro de Portugal e do IPVC, no total de seis equipas. O desporto universitário movimenta-se e também promove a competição!
A Associação de Atletismo de Viana do Castelo e Grupo Desportivo Castelense organizaram, no fim de semana, a última prova do Circuito Distrital de Corta Mato, em Castelo do Neiva – Corta Mato Beira-Mar. A vitalidade do atletismo a conseguir aliar a associação da modalidade aos clubes representativos e impulsionarem o atletismo!
A 7.ª edição da prova Milha Santa Eulália teve lugar nas Neves, este domingo de manhã, com a organização da Junta de Freguesia de Vila de Punhe e Grupo Juvenil de Vila de Punhe. Os mais pequeninos desafiaram o frio no percurso que se estendeu pelo lugar das Neves!