Caiu o pano da VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023.
O pano caiu e deixou a descoberto uma cidade que vive o desporto, que pratica e ama o desporto.
Depois de um ano de intensa dinamização desportiva, de dar a conhecer a diversidade do desporto, de trabalho aturado para aperfeiçoar a perceção social da importância do desporto, de afirmar o desporto como pilar essencial da estrutura da comunidade vianense, do reconhecimento que o desporto é um fator de agregação da sociedade, Viana do Castelo ficou mais confiável e florescente no campo desportivo.
Os 512 eventos desportivos de âmbito local, nacional, europeu e mundial, distribuídos ao longo do ano, convergiram para Viana cerca de 250 mil atletas participantes e mais de 450 mil populares. Projetaram a cidade, credibilizaram o associativismo desportivo do município e enobreceram a instituição autárquica e os seus dirigentes.
Viana do Castelo honrou o solene compromisso de impulsionar a prática desportiva, promover sem fadiga o “desporto para todos”, e pugnar pela eleição de melhor cidade europeia do desporto. Desígnios apenas alcançáveis com inegável dedicação e assinalável esforço dos milhares de entidades envolvidas e o apoio dos 8.500 voluntários.
E com tal aspiração, Viana do Castelo foi a sexta melhor cidade portuguesa a conquistar o título de “Melhor Cidade Europeia do Desporto” e a correspondente bandeira dourada.
Não olvidando que para os mais novos o desporto é uma escola de valores; para os idosos é uma escola de saúde e espaço de sociabilização; o desporto concorre para a promoção dos valores democráticos e sociais, e o galardão que orgulhosamente Viana ostentou, durante todo o ano, catapultou a cidade, no desporto e, certamente, no turismo, como centro estratégico de grandes eventos, com uma imagem reforçada de cidade moderna e acolhedora.
Em ambiente de festa e celebração, o município promoveu o encerramento, no Centro Cultural de Viana, associando a esta comemoração a VII GALA do DESPORTO. Em tenda gigante anexa ao CCV, de modo glamoroso e opíparo, recebeu os convidados – homenageados, atletas, dirigentes, entidades oficiais. Abriu-se depois o cenário do grande palco do salão de festas da cidade, quase cheio, onde luzia com encantador brilho, estilizado, o coração dourado de Viana, e o esplendor do digital fluía imagens marcantes, ora da cidade, ora dos campeões, dos atletas e das modalidades.
Na passadeira do palco do CCV, desfilaram os atletas e as personalidades que mais se destacaram no panorama desportivo concelhio – campeões nacionais, europeus e mundiais; júris; músicos, coreografias de dança, executivo municipal, IPDJ, ACES Portugal e presidente da Câmara de Viseu, num ritmo vibrante, quando intercalava a interminável entrega de 154 galardões aos campeões da época desportiva 2021/2022.
Por fim, o presidente Luís Nobre, passou o testemunho ao congénere Fernando Ruas, presidente de Viseu – que ostentará o galardão em 2024 – numa apoteose de cor e som, em palco, a irmanar os atores principais duma noite marcante.
Caiu o pano, apagaram-se os holofotes, a VIANA – CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, despediu-se!
Os atletas retomam a sua atividade; as associações contam os ganhos e perdas; a cidade voltará a brilhar no desporto!
A VII Gala do Desporto homenageou os atletas que conquistaram 244 títulos nacionais, 12 títulos universitários e escolares, e trouxeram para Viana do Castelo 9 medalhas de ouro, 7 de prata e 4 de bronze, em competições mundiais, intercontinentais e europeias. O reconhecimento do talento desportivo dos seus atletas, honra o município!
n O Clube de Atletismo Olímpico Vianense foi eleito Clube do Ano na Gala do Desporto de Viana do Castelo. A coletividade remonta a 1994, conta com 160 atletas federados e integra as modalidades de Atletismo, Orientação, Trail e SkyRunning. Na época 2021/2022, os atletas do COV venceram 12 títulos nacionais individuais e um coletivo. Uma escola de formação e de campeões!
n O SC Vianense não se reencontra e continua no último lugar da Série A da Liga 3, após a décima derrota (2-0), ante o Anadia FC. Um novo ano a começar e a turma de Viana a comprometer!
n A Juventude de Viana arrancou uma vitória convincente ante o CP Sobreira, de Baião, por (7-1), ascendendo ao 3.º lugar da geral, Zona Norte, do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins. No pavilhão José Natário, a fraca assistência vibrou com a vitória folgada!
n O Clube Basquete de Viana perdeu (68-52), em Guimarães, em jogo da 10.ª jornada da Zona Norte A do Campeonato Nacional da II Divisão Feminina de Basquetebol, ante o Vitória SC. Perdeu, mas bateu-se galhardamente!
n O hóquei em patins da EDV Sub-17, recebeu e venceu o Riba d’Ave (3-1), em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Regional da Associação de Patinagem do Minho. Não podiam começar melhor o novo ano, os jovens hoquistas de Viana.
n O sorteio para a Taça AFVC pôs em confronto duas equipas do concelho de Viana do Castelo – Neves e Castelense. Cardielense e Vila Fria jogam fora, enquanto o Deucriste é anfitrião. Os oitavos de final estão à porta!
n Os atletas Afonso Felgueiras (júnior e sénior) e João Salgueiro (sénior), do Voleibol Clube de Viana, foram convocados para a Seleção Nacional Sub-18 e seleção Sub-20, respetivamente, para a 1.ª Ronda de Qualificação do Torneio WEVZ, Qualificação para o Campeonato da Europa 2024, que decorre na cidade Alemã de Frankfurt. Jovens vianenses na ribalta do desporto europeu!
n O DKC de Viana conquistou 2 vitórias e 10 medalhas na Taça de Portugal de Slalom, na pista do Penedo do Açúcar, no rio Tâmega. A última competição da época trouxe mais campeões para Viana!
n Iniciaram-se as caminhadas Walk With a Doc 2024. Pela manhã de sábado, a caminhada ao ar livre partilhou uma sessão de saúde focada em opções alimentares saudáveis. A consciencialização da importância da atividade física regular e de escolhas alimentares saudáveis incentiva práticas que contribuem para um estilo de vida mais saudável. Desporto e saúde sempre de mãos dadas!
n A UD Lanheses está de luto pelo falecimento do ex-presidente e sócio n.º 1, Domingos Gomes, figura emblemática do clube. A coletividade presta um justo tributo a uma figura respeitada pelos serviços prestados!