Dez anos de conversas com escritores na Biblioteca Municipal

Author picture

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo inclui nas suas actividades de extensão cultural diversas iniciativas que visam a promoção e a divulgação dos escritores e da sua obra, e, ao mesmo tempo, contribuem para criar e satisfazer as necessidades de leitura de muitos utilizadores. Assumindo a designação de conversas, habitualmente, os escritores apresentam a sua obra, relatam experiências e, por vezes, desvendam alguns aspectos desconhecidos dos leitores que estão na origem das suas motivações para escreverem determinados textos. Estas sessões, além de despertarem e até estimularem a criação literária e o gosto pela leitura, contribuem de uma forma decisiva para um melhor conhecimento dos autores e dos seus textos.

Assinale-se que desde Outubro de 2009 que a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo desenvolve esta actividade de forma sistemática e sem qualquer interrupção a que designou À conversa com…, sendo uma iniciativa destinada a promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores nacionais, proporcionando a todo o tipo de leitores a oportunidade de conviverem de perto com os autores e a sua obra. Pretende-se que esta actividade seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação da literatura, dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores.

Esta iniciativa, de periodicidade mensal, realiza-se na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal e inclui, também, sessões de autógrafos, de apresentação e de lançamento de novos livros.

Trata-se de uma conversa à volta de um livro, sempre que possível, recentemente editado por um escritor convidado. De uma maneira geral, conhecer o autor e o livro antes da sua leitura pode despertar no leitor a vontade da sua descoberta. Já o contacto com o autor, após a leitura do livro, pode criar cumplicidades e aguçar a vontade de novas leituras, cumprindo-se deste modo o importante papel de uma biblioteca pública: estimular e fomentar o gosto pela leitura.Para além desta iniciativa é importante referir também a existência de um clube de leitura associado a estas conversas que possibilita a leitura e a análise antecipada do livro a ser apresentado na sessão que, por sua vez, permite a realização de sessões mais participadas e interessantes.

Por estas conversas passaram já autores como Adelino Gomes, Afonso Cruz, Afonso Reis Cabral, Alberto S. Santos, Alexandra Lucas Coelho, Alexandre Quintanilha, Alfredo Cunha, Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Margarida de Carvalho, Ana Sousa Dias, António Caeiro, António Manuel Couto Viana, António Mega Ferreira, Cândida Pinto, Carlos Fiolhais, David Machado, Domingos Freitas do Amaral, Eugénio Lisboa, E. S. Tagino, Fernando Dacosta, Francisco Azevedo, Francisco José Viegas, Francisco Moita Flores, Frei Bento Domingues, Frei Fernando Ventura, Gonçalo Cadilhe, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Inês Pedrosa, Jacinto Lucas Pires, João Ricardo Pedro, João Tordo, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, José Manuel Saraiva, José Milhazes, José Pacheco Pereira, José Pedro Castanheira, José Viale Moutinho, Júlio Machado Vaz, Júlio Magalhães, J. Rentes de Carvalho, Lídia Jorge, Luandino Vieira (o primeiro, em 30 de Outubro de 2009), Luís Miguel Rocha, Manuel Jorge Marmelo, Maria João Ruela, Maria Teresa Horta, Mário Augusto, Mário Cláudio, Mário Zambujal, Marlene Ferraz, Mia Couto, Natal Vaz, Nuno Camarneiro, Onésimo Teotónio Almeida, Pedro Anderson, Raquel Ochoa, Richard Zimler, Rita Ferro, Rodrigo Guedes de Carvalho, Rui Cardoso Martins, Sérgio Godinho, Teolinda Gersão, Tiago R. Santos e Valter Hugo Mãe.

No próximo dia 22 de Novembro iremos conversar com o investigador e professor Manuel Sobrinho Simões culminando assim um ciclo de dez anos de conversas que nos ajudaram a perceber melhor a importância da palavra, da escrita e da literatura.

A estas conversas assistiram cerca de seis mil e oitocentas pessoas, distribuídas por 91 sessões o que revela o interesse desta actividade desenvolvida pela Biblioteca Municipal.

Rui A. Faria Viana

Director da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.