Dr. Francisco Sampaio

Author picture

Ao tomar conhecimento do falecimento do Dr. Francisco Sampaio veio–me à memória uma situação em que, envolvendo a Marinha, ele foi um dos principais protagonistas, episódio esse que, estou em crer, não ser do conhecimento generalizado 

Conheci o Dr. Sampaio ainda ele era o responsável pelo Turismo de Vila Praia de Âncora, voltando a encontrá-lo, nesse mesmo ano, então já em Viana do Castelo, no decurso das reuniões preparatórias para as Festas da Sr.ª da Agonia, nas quais a Marinha se faria representar por um navio.

Sempre encontrei no Dr. Sampaio um apoio constante às diversas propostas que lhe foram apresentadas pela Capitania do Porto, das quais recordo, por serem as mais significativas, as campanhas de limpeza das praias e a primeira contratação de nadadores salvadores para assistência aos banhistas, projetos esses que assumiu como sendo seus e para os quais moveu “mundos e fundos” tendo em vista a sua concretização 

Em 1983, por motivos que ainda hoje não consigo entender inteiramente, na noite da véspera da chegada a Viana do Castelo de uma corveta , no caso o NRP Oliveira e Carmo, com a qual a Marinha se associava às Festas, alguns dos membros da Comissão de Festa fizeram-me saber, sem adiantarem qualquer razão justificativa, que no que à comissão dizia respeito não havia qualquer interesse na vinda de um navio da Marinha de Guerra, sendo até preferível que não viesse durante o período das festas.

Resolvi protelar a proposta, que de imediato considerei, de anulação da visita, para o dia seguinte, após os contactos com o Governador Civil e com o presidente da Câmara, no decurso da visita protocolar de apresentação de cumprimentos àquelas entidades pelo comandante do navio, cerimónias que estavam programadas para pouco tempo após a chegada do navio.

Tendo posto o Governador Civil ao corrente da situação, e da minha intenção em propor a saída do navio, este após contactar o presidente da Câmara, resolveu formalizar, por comum acordo destas entidades, o convite para a permanência do navio da Marinha, em Viana do Castelo, no período das Festas da Sr.ª da Agonia.

Foi ainda decidido, nessa mesma reunião, incumbir ao dr. Francisco Sampaio, a quem igualmente foi explicada a situação, a elaboração de um programa de receção à guarnição daquele navio 

Não me recordo, enquanto estive em Viana do Castelo, de alguma vez a guarnição de um navio da Marinha de Guerra ter tido uma receção com tantas e tão diversificadas atividades como as que o dr. Sampaio elaborou para a guarnição do N.R.P. Oliveira e Carmo (por coincidência não me recordo igualmente de qualquer navio da Marinha de Guerra ter tido tantos visitantes como os que estiveram naquela corveta).

Ciente de que a forma como a sua guarnição havia sido recebida se ficava, em grande parte, a dever ao empenho do dr. Francisco Sampaio, resolveu o comandante do navio, no último dia da permanência em Viana do Castelo, homenageá-lo com um almoço a bordo, findo o qual lhe foi atribuído o título, registado em diploma, de membro honorário da guarnição do N.R.P. Oliveira e Carmo. 

 

Carlos Gomes

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.