A importância da Educação para a Cidadania e a sua relação com a acessibilidade ao conhecimento e o direito à educação são temas que se entrelaçam no contexto europeu. Esses elementos são fundamentais para uma participação plena e eficaz numa sociedade democrática e culturalmente diversa. Com o intuito de valorizar a diversidade e promover o potencial de cada indivíduo, as instituições de ensino têm a tarefa de adotar iniciativas que garantam o sucesso educacional. Nesse contexto, a Educação para a Cidadania desempenha um papel cada vez mais direcionado e capaz de gerar mudanças nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos, visando criar uma sociedade mais sustentável e inclusiva para todos.
A partir de uma proposta da professora Liliana Quesado, do Centro Escolar de Barroselas, a turma B3B participou do projeto eTwinning intitulado “Seeds of Justice”. Essa iniciativa colaborativa envolveu escolas parceiras de Portugal, Itália e Grécia. O eTwinning, uma plataforma de colaboração online de iniciativa da Comissão Europeia, tem como objetivo a promoção, cooperação e o intercâmbio de ideias e projetos entre escolas e educadores de toda a Europa, de modo a fortalecer a colaboração entre as escolas europeias, estimular o multilinguismo, a compreensão intercultural e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Alinhado com o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Barroselas e com as atividades e temas desenvolvidos em Oferta Complementar e Cidadania e Desenvolvimento, o projeto “Seeds of Justice” adotou a metodologia pedagógica “Service Learning”, incentivando o protagonismo dos alunos em todas as etapas e abrangeu cinco das dezassete metas da Agenda 2030, como saúde e bem-estar, educação de qualidade, redução de desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, e paz, justiça e instituições sólidas.
Ao chegarmos ao final do ano letivo e do projeto “Seeds of Justice”, enfatizamos as aprendizagens, partilhas e o trabalho colaborativo realizado com os nossos parceiros europeus. Sentimos uma profunda gratidão por todos os envolvidos: alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar, que permitiram que todos crescessem como cidadãos ativos e conscientes, ampliando horizontes e conexões além-fronteiras. Encerramos este capítulo com orgulho e entusiasmo, sabendo que as sementes da consciência cívica e dos direitos humanos foram plantadas nos corações e mentes de nossos alunos, inspirando ações positivas no futuro, na procura por uma sociedade mais justa e igualitária. Neste momento, o projeto encontra-se em fase de candidatura para o Selo Nacional de Qualidade. Parabéns a todos os envolvidos!
*Professora (co-fundadora do projeto “Seeds of Justice”)
Liliana Quesado