Em 28 de junho de 1869 (3ª pág.)

Author picture

Conflicto – Num dos dias da semana passada, segundo somos informados, houve um serio conflicto entre guardas de fiscalização, e alguns individuos que pretendiam introduzir contrabando vindo da Galisa.

O conflicto teve lugar no limite da freguezia de Moledo, concelho de Caminha, e a uns tres kilometros de distancia d`aquella villa, ao poente da estrada.

Um dos contrabandistas, que nos dizem terem sido os aggressores, descarregou uma forte pancada n`um guarda, de que lhe resultou um grave ferimento no hombro e braço direito, achando-se em tractamento no hospital da Misericórdia.

A esta pancada, que foi como que o signal do ataque, seguiu-se um vivo tiroteio, a que os guardas responderam, resultando a morte de um dos contrabandistas por nome Constantino Alves de Oliveira, casado, pedreiro, da dita freguesia de Moledo.

Apenas este cahiu morto, todos os companheiros fugiram em debandada.

A auctoridade competente procedeu immediatamente ao auto de investigação, que foi ou vae ser affecto ao poder judiciario.

Exercicio de bombas – Verificou-se hontem o exercicio geral do corpo de bombeiros, que annunciamos n`um dos numeros anteriores.

Houve um simulado incendio na casa de tres andares do sr. José Maria Fernandes, na Praça do Pombal, e não só as 4 bombas, como todos os aprestes de escalação e salvamento , foram empregados convenientemente, e com acerto e promptidão.

O corpo de bombeiros, apezar da pouca prática, e de ser aquella a primeira vez que fazia uso de muitos dos respectivos aprestes, houve-se com pericia correndo promptamente aos seus postos, e lançando mão dos differentes utensilios que eram pedidos por variados signaes de apito, ordenados pelo commandante o sr. Couto Vianna.

A experiencia feita com as mangas salva-vidas deu magníficos resultados, porque do 2.º e 3.º andares desceram alguns indivíduos, com facilidade, e sem menor risco (….).

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.