Em 29 de março de 1869 (3ª pág.)

Author picture

Semana Santa- Com a devida pompa e decencia foram feitas n`esta cidade as solemnes ceremonias da Semana Santa.

Na quinta feira houve exposição do Santissimo em todas as egrejas parochiaes e dos conventos, as quaes estavam decoradas com aceio e decencia.

De tarde houve officio de trevas em S. Domingos, e nas egrejas dos conventos das religiosas.

A´noute sahiu da egreja da Santa Casa da Misericordia a procissão do Senhor Ecce-Homo, que ia em muito boa ordem e com o devido apparato, sendo acompanhada d`uma guarda de honra de infanteria nº 3, precedida da respectiva banda de música.

Ao recolher prégou o sr. padre barros, de Braga, que proferiu um discurso muito eloquente, prendendo sempre a attenção dos ouvintes.

Na sexta feira de manhã houve nos conventos das religiosas e nas duas egrejas parochiaes as ceremonias da adoração da Cruz e do Enterro; e de tarde officio de trevas nas egrejas dos conventos e em S. Domingos, ao qual se seguiu o sermão da Soledade.

No sabbado teve logar em S. Domingos e na Matriz a benção do Cirio Paschal e da Pia Baptismal, seguindo-se a estas ceremonias a scena da Alleluia, que em ambas as egrejas foi de magnifico effeito.

Hontem houve nas egrejas dos conventos, e nas das duas parochias a missa da Ressurreição.

Da egreja matriz sahiu a costumada procissão, que era acompanhada por uma força de infanteria nº3, precedida da respetiva banda marcial.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.