Em registo semanal

Picture of A Aurora do Lima
A Aurora do Lima

A Confederação do Desporto em Portugal (CDP) apresentou o estudo “O valor do desporto português, o seu financiamento (1996-2024) e o seu futuro”, uma investigação de três especialistas académicos.

O estudo abrange os últimos anos do setor desportivo em Portugal e teve como objetivo principal quantificar o valor do desporto no país e analisar o financiamento do setor durante os últimos sete Ciclos Olímpicos (1996-2024). A investigação detalhou ainda comparações com outros países.

Os investigadores salientaram a necessidade de políticas públicas mais robustas para o desporto português de forma a conseguir garantir o pleno desenvolvimento do desporto e dos seus benefícios sociais.

Com dados objetivos, concluíram que o estado central está a investir atualmente menos de 10% do que custa o desporto em Portugal – quem paga a esmagadora maioria do desporto no nosso país são as famílias, por via do seu orçamento familiar. Os praticantes desportivos em Portugal mais do que duplicaram, nos últimos 25 anos, e o financiamento real reduziu. Ou seja, o estado pede ao setor que faça mais com menos recursos do que aqueles que disponibilizava há 25 anos. Também reforçaram que o desenvolvimento do desporto começa na sua base e, assim, implementar a Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino deve ser uma prioridade absoluta.

Com anúncios lisonjeiros, o primeiro-ministro prometeu, junto dos atletas portugueses, no decurso dos “Jogos Olímpicos Paris-2024”, o reforço orçamental do financiamento ao desporto em 20%, aproximando-o da média europeia. A promessa saldou-se num “corte” de 16%, anunciado na proposta de Orçamento do Estado para 2025, um desinvestimento num setor fundamental para a saúde pública, coesão social e reconhecimento internacional de Portugal! O COP- Comité Olímpico de Portugal, lastimou o revés para o Desporto de Base – apoiado nos clubes, essencial para formar novas gerações de atletas e promover hábitos de vida saudáveis.

Com o governo a prever arrecadar mais 2,3 mil milhões de euros em impostos face a 2024 e atenta as promessas de então, a CDP exigiu ao Governo que reconsiderasse nova proposta. Após severas críticas das mais diversas entidades, a assessoria do Ministério dos Assuntos Parlamentares veio informar, no fim de semana, que o valor inscrito está a ser corrigido e até vai subir 8,3%, para 54,5 milhões de euros! Ressalvada a contradição do compromisso, aguarde-se a aprovação do orçamento.

Com critérios mais objetivos e justos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, aprovou recentemente, um apoio à atividade desportiva regular que implica um compromisso financeiro de cerca de 515 mil euros para 60 associações e coletividades desportivas do concelho.

Para o efeito, deliberou apoio à Atividade Desportiva Regular, reconhecendo o papel preponderante que os clubes e associações desportivas desempenham na educação e formação dos atletas; celebrou protocolos/contratos de programa de desenvolvimento desportivo e garantiu ainda o apoio à atividade desportiva regular das equipas seniores em campeonatos nacionais, num total de seis clubes.

Relevamos a seriedade dos procedimentos decorrerem de uma “análise específica e exaustiva de indicadores reais, possibilitada pela implementação do Portal do Associativismo”; que conduziu a reajustes expressivos, garantindo uma maior equidade na distribuição dos apoios. 

• Decorreu na praia do Cabedelo, o encontro final do “Semillero Olas Pro Tour 2024”, com organização do Surf Clube de Viana. A competição juntou surfistas de vários países como Peru, Chile, Equador, Colômbia, Brasil, Venezuela, Uruguai, Argentina, França, Espanha e Portugal, na estreia desta competição internacional de surf, num país fora da América Latina. A organização do evento convidou quatro surfistas da APPACDM de Viana do Castelo a enfrentaram as ondas, num “special heat”, apoiados pela equipa Desporto Para Todos da instituição. Desporto inclusivo num evento internacional nas praias de Viana!

• A secção de bilhar do Grupo Desportivo da Meadela, em crescimento, vai competir esta época com três equipas no Campeonato Nacional da modalidade. Manuel Gama, um dos melhores bilharistas portugueses, com grandes resultados a nível nacional e internacionalmente, integra a secção com 17 atletas. Campeão nacional absoluto individual e por equipas, tem no currículo o 5.º lugar num Campeonato do Mundo absoluto e campeão mundial amador de Pool Americano. O formador da época passada a vestir agora, como atleta, a camisola do GDM!

• O Santa Luzia FC, que representa Viana no futsal feminino, continua azarado ao somar a segunda derrota em casa. Recebeu e perdeu por (2-3) com os Leões de Porto Salvo, em jogo da 4.ª jornada da Liga Placard de Futsal Feminino. Desceu, assim, ao nono lugar da classificação com 3 pontos, mas com menos um jogo. No jogo em atraso, frente ao Gondomar, espera-se que acerte o calendário com uma vitória e exibição mais apurada!

• Com uma vitória folgada, a equipa feminina do Clube de Basquete de Viana iniciou a época desportiva 2024/2025, em casa, frente ao Grupo Desportivo André Soares.  O jogo disputou-se no Pavilhão da Escola Pintor José de Brito, em Portuzelo. Bons augúrios para as jovens do CBV!

• Decorreu a segunda edição da prova que une as duas margens do Lima em Viana do Castelo, a “Corrida da Ponte”. O vianense Miguel Ribeiro, do SC Salgueiros, alcançou o 2.º lugar e Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, também vianense, chegou ao 3.º lugar. A prova coroou Fábio Oliveira, do C A Macedo de Cavaleiros no primeiro lugar do pódio. Uma bela prova, melhor disputada!

• O Voleibol Clube de Viana (VCV), orientado por Ricardo Arezes, recebeu e venceu, em casa, o Castêlo da Maia, na negra, por (3-2) na 2.ª jornada da Liga Una Seguros. A primeira vitória na Liga da 1.ª divisão, aconteceu no pavilhão de Sta. Maria Maior com uma extraordinária moldura humana que empurrou os marujos para a vitória. Embalados, o VCV viaja agora para os Açores!

• Num bom arranque da temporada, os clubes vianenses SU Cardielense e o GD Castelense, a militarem na 1.ª Divisão da AFVC, conseguiram bons resultados na 5.ª jornada. Os “raposas” do SU Cardielense, clube revelação na época anterior, foi a Vila Praia de Âncora bater a equipa local por (0-3) e o GD Castelense, em casa, goleou (5-1), o Adecas de Aboim/Sabadim – Arcos de Valdevez. Promissores resultados para clubes bem organizados que prometem luta até ao fim!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.