Entrevista à professora Fernanda Mourão

Author picture

A professora de Português lançou-nos um desafio. Fazer uma entrevista a uma pessoa conhecida. Apesar de levar as perguntas bem preparadas, não conseguia disfarçar os nervos. Fernanda Mourão, professora de Formação Musical, esperava por mim na Academia de Música de Viana do Castelo. Assim que começamos a conversar, os nervos foram passando e até me esqueci que estava a falar com a professora, que leciona a disciplina há mais de 30 anos, tal era o seu entusiasmo. A entrevista aconteceu.

Constança Cunha – Professora, muito obrigada por ter acedido ao meu pedido. No fundo, o que é a Formação Musical? O que tem a ver com a música?
Fernanda Mourão – Essa é uma boa pergunta… porque, atualmente, a Formação Musical é uma disciplina dos cursos de Iniciação musical e Básico e Secundário de Música. O nome da disciplina não é “feliz” porque formação musical é, simultaneamente, a formação que todos os estudantes de música e os músicos, em geral, têm e uma disciplina dos cursos acima referidos. Pensando na disciplina, muito sucintamente, esta pretende agilizar a leitura da “linguagem musical”, desenvolver, nos estudantes de música ou de instrumento, uma competência que lhes permita escutar o que está escrito numa partitura, sem ouvir fisicamente o som. Há ainda uma parte da Formação Musical, teoria musical, que se dedica à gramática básica da música.

C.C – Quais são as condições fundamentais para que possamos aprender Formação Musical, como disciplina?
F.M – Para evoluir com facilidade nesta área é necessário fazer treino diário de leitura e escuta.

C.C – Qual é a importância da Formação Musical para a música?
F.M – A Formação Musical é uma disciplina auxiliar para o desenvolvimento da leitura na disciplina de Instrumento e de Classe de Conjunto. É essencial no que respeita ao desenvolvimento de competências de audição interior (ler música interiormente sem haver som físico).

C.C – Porque é que acha que os alunos consideram Formação Musical uma disciplina difícil e aborrecida?
F.M – A Formação Musical é uma disciplina em que a matéria é desenvolvida de forma sequencial, isto é, ao aprender-se o que vem a seguir tem de estar consolidado a aprendizagem anterior. Assim, se algum pormenor (por maior) ficar menos bem sabido pode vir a trazer alguma dificuldade posteriormente. Sempre tive uma regra importante, na lecionação da disciplina, “não deixar que uma dificuldade, num aluno, se torne um problema, porque seguidamente temos um aluno desmotivado e com dificuldade de aprendizagem”. A aula tem de ter um ritmo muito rápido e estar muito bem preparada. É necessário que todos os alunos façam todos os exercícios definidos para a aula, e simultaneamente, todos os alunos critiquem a performance dos seus colegas. Os exercícios apresentados têm de ser feitos sob o formato de jogo e pontuação para jogo (crítica). Este aspeto lúdico no ensino da formação musical é essencial. Estimula o aspeto competitivo dos alunos e mantém-nos entusiasmados e motivados para a aprendizagem e para querer fazer mais. Há ainda, a acrescentar, muitas estratégias de ensino que podem ainda aumentar a motivação da disciplina.

C.C – O que despertou a sua curiosidade para a Formação Musical?
F.M – Tive uma boa professora de Formação Musical, quando estudante nesta Academia de Música, o que fez com que tivesse sucesso, aliado a condições naturais de “ouvido musical”. Estas duas premissas fizeram com que, desde cedo, tivesse um gosto particular pela Formação Musical e a lecionasse numa perspetiva de pesquisa de estratégias para que a sua aprendizagem fosse mais apelativa e motivadora. Seguidamente fiz investigação na área da pedagogia da disciplina.

C.C – Está nesta profissão há quantos anos?
F.M – Leciono a disciplina há 34, em diversos níveis de ensino. Desde a Iniciação Musical ao Ensino Superior.

C.C – Professora Fernanda Mourão, muito obrigada mais uma vez por nos ter dedicado um bocadinho do seu tempo e até uma próxima.
F.M – Eu é que agradeço por esta ótima oportunidade.

E depois de algum tempo a conversar com a professora Fernanda Mourão, ficámos a saber o que é Formação Musical, o que é fundamental para a aprender e como ela funciona como disciplina.

Constança Cunha

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.