A atual Escola do Carmo foi inaugurada há 75 anos, em outubro de 1948.
Anteriormente, funcionou em salas do Convento do Carmo.
Há 25 anos, no seu cinquentenário, um grupo de antigos alunos promoveu um programa comemorativo, com total apoio da Direção da Escola e especial empenho da sua Diretora, Maria de Lourdes Dias.
Constou de um Sarau com reportório variado, que teve lugar no Salão do Convento do Carmo.
No dia seguinte, sábado e durante a manhã, houve o Encontro de Gerações na Escola, com enorme participação dos antigos alunos!!!
Seguiu-se o almoço de convívio, novamente com expressiva participação, superior às duas centenas, que se realizou na cantina cedida pelos então Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Foi distribuída uma brochura com capa da autoria de um antigo aluno, o saudoso Escultor Manuel Rocha, e uma medalha pesa-papéis do mesmo autor, cujo tema foi o “a e i o u” …!
Um programa bem conseguido que honrou a circunstância!
O opúsculo incluiu uma sentida “Nota de Abertura” da dedicada Diretora, que aqui reproduzimos parte, com o título “A vida é cheia de surpresa” onde cita “…E quando no tempo que passa, e parecendo que cada vez se dá menos importância ao trabalho, surge, como um oásis no deserto, a vontade dos antigos alunos a querer reviver e recordar, com saudade e gratidão, os seus professores primários…!” e continua alunos “…Não são as paredes da escola que estão em festa, mas todos os alunos, professores e funcionários que passaram pela Escola do velho Convento do Carmo e pela Escola Nova”; assim terminando: “obrigada antigos alunos pela vossa iniciativa.”
São 56 páginas de interessantes textos da autoria de antigos alunos e ainda algumas fotos. Recorde-se o grupo de 13 que constituíram a “Comissão Organizadora”.
Lembramos com saudade os que já partiram, Fernando Gonçalves, José Barros, Manuel G. Rocha, Edmar Oliveira, Silvino Sá Coutinho e o Professor Moreira.
Os demais são: – Profª Maria de Lourdes Dias, Profª Maria da Conceição Novo, Profª Ana Maria Morais, Hernâni Montes, Bernardo Barbosa, João Sousa Pinto e José Veiga Anjos.
José Veiga Torres