Feiras modernas de Ponte 2024

Author picture

No JN de 12 de setembro de 2023, Ana Peixoto Fernandes publica uma reportagem sobre as Feiras Novas de Ponte de Lima, com o título: “Feiras Novas com recorde espera ser Património Nacional”. Nesta publicação perpassam duas ideias. Uma, a louvável satisfação de ver as Feiras Novas de Ponte com mais gente que nunca; outra, a louvável preocupação de ver as Feiras Novas de Ponte com mais gente que nunca e com a perspetiva de ter ainda mais gente no próximo ano com a tal coisa de esperar ser Património Nacional. Como se já não o fosse!

Dessa reportagem realço as palavras de Gonçalo Rodrigues, presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas: “Tendencialmente as Feiras Novas estão a ter mais gente, o que nos levanta outras situações a que temos de estar atentos e resolver”. Acontece que a febre da muita gente, contaminada pelas festas da Senhora d’Agonia, também atingiu Ponte de Lima. E como tinham lá pouca gente (!!!) vai de antecipar uma semana as Feiras Novas para ter mais gente. Ao que se consta cada vez tem mais gente e arrisca-se a ter gente a mais. 

Ora, ao anteciparem uma semana as Feiras Novas, os de Ponte atropelaram o calendário e as Festas da Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora. Agora, ciclicamente, caem em cima das da Peneda. Este ano, em pleno dia 6 (da Senhora da Peneda), as Feiras Novas abriram com uma concentração de concertinas! Há uns anos, essa coincidente data até deu para contar concertinas para o Guiness! 

Diz a notícia que para o ano as Feiras Novas poderão vir a ter outro estatuto. Espero bem que a enchente daí resultante não dê mau resultado e amargos de boca aos de Ponte e/ou a alguém que a visite. E só espero que o destino não me dê razão naquilo que escrevo.

Nota um: 

Fotografia de Abílio Azevedo (Feiras Novas 2023). Ao lado pormenor dos enfeites – Imagem no Jornal Vilaverdense;

 Nota dois:

Escreveu Carlos Gomes no seu Blog 

“https://bloguedominho.blogs.sapo.pt/ponte-de-lima-e-a-cpital-do-loureiro-12941079”: “Ponte de Lima é a capital do Loureiro”. 

Talvez da Super Bock! (digo eu).

A. Barros Lopes

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.