“Viana, Coração do Natal” volta a ser o nosso mote para esta época festiva, simbolizando o afeto, a amizade e a solidariedade que devem pautar aquela que é considerada a época mais mágica do ano.
E é com este espírito que me dirijo a todos os vianenses para lhes desejar, em meu nome e do executivo municipal, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucessos pessoais e profissionais.
O novo ano de 2023 promete trazer-nos desafios, mas também oportunidades imensas de crescimento e desenvolvimento. Teremos de gerir, no próximo ano, o maior orçamento de sempre, no valor de 117,870 milhões de euros (mais de 111 milhões da Câmara Municipal e 6,692 milhões dos Serviços Municipalizados).
Como sempre, iremos pautar o nosso ano por uma ação exigente, responsável, célere e assertiva nas opções estratégicas, orçamentais e na capacidade de decisão transversal aos vários domínios. No orçamento para o novo ano, a estratégia tem como prioridades o Ambiente e Qualidade de Vida, a Educação, a Coesão Territorial, a Habitação e Urbanização e o Desporto e Lazer, num expressivo e estratégico apoio à consolidação da qualidade de vida do território, ascensão das competências e capacitação de todos, aprofundamento do desenvolvimento das freguesias, disponibilização de soluções à necessidade de habitação e implementação de hábitos saudáveis.
Não tenho dúvidas que este trabalho, que terá de ser sempre realizado em parceria com os munícipes, resultará em projetos e sonhos concretizados e por isso, acredito que o ano de 2023 nos trará muitas alegrias, prosperidade e sucesso para Viana do Castelo e para todos os Vianenses.
No próximo ano, iremos ainda abraçar o enorme desafio que é sermos Cidade Europeia do Desporto. Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Por isso, foi com entusiasmo e forte sentido de responsabilidade que recebemos este galardão. Queremos continuar a melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade e acreditamos que a prática desportiva é mesmo o melhor caminho. Queremos, pois, derrubar eventuais barreiras que possam existir para a prática desportiva regular dos nossos concidadãos, por sentirmos que cidadãos mais ativos são cidadãos mais felizes. Este será um desafio que irá precisar do apoio e do contributo de todos e que, estou certo, permitirá elevar o nome do nosso concelho.
Assim, desejo a todos uma época festiva feliz, tranquila e repleta de luz. Vamos aproveitar este período para nos unirmos e para nos revigorarmos para um ano de 2023 desafiante e ambicioso.
Boas festas!