É uma das muitas variantes da Fundação Francisco Manuel do Santos (FFMS). Porém, esta será uma das mais bem acolhidas pelos portugueses, particularmente dos que amam o saber e vêm no livro uma porta aberta para melhorar conhecimentos. Em formato de bolso, de leitura curta e muito acessível, os ensaios da FFMS são um dos mais profícuos projetos editorais que entre nós são dados à estampa.
Já são mais de 120 os editados. De forma simples, e acessíveis a todos os públicos, tratam os múltimos temas da sociedade portuguesa. Pode dizer-se que quase não há assunto que não tenha sido abordado, se bem que, dada a evolução das sociedades, haverá sempre mais matérias a tratar.
O último ensaio que chegou até nós tem como tema “Galiza – terra irmã de Portugal”, de Ramón Villares, professor emérito de História Contemporânea na Universidade de Santiago de Compostela. Naturalmente, trata a relação de proximidade e afinidade de culturas entre os povos galego e português. É mais um trabalho que nos habilita a conhecer o essencial de questões de que nunca devemos estar distanciados, de uma coleção muito enriquecedora, a denotar muito cuidado selectivo nas temáticas a editar.