Homenagem à MULHER

Nunabre
Nunabre

No próximo domingo (8 de Março), ocorrerá mais uma celebração do Dia Mundial da MULHER. Ora eu, unido à Mulher (porque filho de uma, marido de uma, irmão de sete), também quero associar-me a tão justa celebração.
Alguém (pouco importa o nome) terá atribuído ao grande poeta francês LAMARTINE (1790-1869) esta afirmação curiosa: “A Mulher é igual à sombra: se correis atrás dela, foge-vos; se fugis dela, corre atrás de vós”.

Lia, voltei a lê-la, tentei digeri-la e saboreá-la, porque sou franco, achei-a curiosa e gostei dela! Fazer comparações ou exprimir ideias recorrendo a metáforas não é nada fácil: exige mesmo observação pormenorizada, fundamentação racional, correr riscos de interpretações malévolas, cometer injustiças, criar poesia barata…

Debrucemo-nos, pois, sobre a coragem-ousadia de LAMARTINE, ao comparar duas realidades tão distintas: MULHER e SOMBRA. Ambas estas realidades são nossas conhecidas e companheiras de viagem diárias… Quem ignora o significado denotativo das palavras Mulher e Sombra!? Até uma criança ou qualquer analfabeto apreendem imediatamente do que se fala no uso de tais vocábulos…

Falar do significado de Sombra — quanto haveria a dizer e divagar…! Por sua vez, a palavra Mulher constitui também um manancial inesgotável de observações, análises, estudos, louvores, vitupérios, grandezas e ignomínias…

A dificuldade, portanto, reside em querer comparar essas duas realidades! A objectividade do retratável pode colidir — colide sempre — com a subjetividade do retratista… Por exemplo! Se eu disser “o fogo é um ladrão”, posso ou não ter sido roubado por ele… Há comparações sublimes e admiráveis na boca de Poetas…! Mas podem surgir comparações degradantes na mente de quem compara…

Se eu disser “há amigos como sombras” posso querer afirmar que, sem sol (dinheiro) não haverá amigos…
Falemos, então, de LAMARTINE: como fundamenta ele a sua comparação? Curioso: “se correis atrás dela (sombra-mulher), foge-vos”; “se fugis dela (sombra-mulher) corre atrás de vós”, isto é, nunca conseguiremos caçar a sombra nossa que vai na nossa frente, nem escapar à sombra que deixamos atrás de nós…!

Que tal, amigo Leitor!? Gostaste? Eu afirmo que gostei, achei original e muito curiosa a comparação explicada!
Tudo isto porquê? Pontos de vista acerca do valor da MULHER! É desta que, hoje, quis falar-te, lembrando-te que, no próximo domingo, será celebrado o seu Dia Mundial! Eu não estarei alheado!

Na minha humilde mas sincera homenagem compus-lhe até esta quadra com que termino:

Procurei, na Poesia,
um retrato da BELEZA.
Encontrei-o – que alegria –
no da Mulher portuguesa!!!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.